Buscar

Elementos de Teoria Geral do Estado Dalmo de Abreu Dallari CAP 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO – CAPÍTULO 1 – DA SOCIEDADE
1 - A ORIGEM DA SOCIEDADE
A vida em sociedade é benéfica ao humano, porém, cria uma série de limitações que chega a afetar a liberdade humana, fato este que traz perguntas visando os porquês do homem se subordinar à vida em sociedade. Existem duas grandes ideias, ambas com grandes defensores e boas teses, que podem responder a essa pergunta: o da sociedade natural e o da escolha humana. 
Idéia da Sociedade Natural: afirma a existência de fatores naturais determinando que o homem procure a permanente associação com outros homens, como forma normal de vida. A sociedade é o produto da conjugação de um simples impulso associativo natural e da cooperação da vontade humana. 
· Aristóteles: Acredita que apenas alguém de natureza vil ou superior à do humano é que seria capaz de se isolar da sociedade; 
· Santo Tomás de Aquino: Concorda com Aristóteles e cria um uma classificação de “tipos” que vivem sozinhos: Excellentia naturae: indivíduo notavelmente virtuoso, que vive apenas com a própria santidade; Corruptio naturae: pessoas com anomalia mental Mala for tuna: quando o indivíduo, por acidente (náufragos etc.), passam a viver sozinho
· Cícero: Acredita que Ainda que vivendo sozinho e abundantemente, sente a necessidade da vida social.
· Oreste Ranelletti: desde sempre o ser humano convive com outros, ainda que sua origem seja rude ou selvagem. Aquele que vive só não se encontra na realidade da v ida. Só unido que o homem consegue os meios para satisfazer suas necessidades, melhorar a si mesmo e atingir os fins de sua existência.
Idéia do Contrato Social: sustenta que a sociedade é o produto de um acordo de vontades, ou seja, de um contrato hipotético celebrado entre os homens. Filósofos: Thomas Hobbes, John Locke, Montesquieu e Rousseau.
Atualmente, predomina a idéia de que a sociedade é resultante de uma necessidade natural do homem, sem excluir a participação da consciência e da vontade humana.
2 – A SOCIEDADE E SEUS ELEMENTOS CARACTERISTICOS 
É comum que um grupo de pessoas, mais ou menos numeroso, se reúna em determinado lugar em função de algum objetivo comum. Tal reunião, mesmo que seja muito grande o número de indivíduos e ainda que tenha sido motivada por um interesse social relevante, não é suficiente para que se possa dizer que foi constituída uma sociedade. É necessário alguns elementos encontrados em todas as sociedades: 
· Uma finalidade ou valor social
· Manifestações de conjunto ordenadas:
· O poder social;
3- FINALIDADE SOCIAL
Detectam-se objetivos comuns àquela sociedade, havendo a necessidade de estabelecer atos espontaneamente obedecidos para alcançá-los. Há quem negue a possibilidade de escolher a finalidade da sociedade (os deterministas) e os que acreditam que é possível, pela vontade (os finalistas). A finalidade Social deve ser o bem comum. “O bem comum consiste no conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana.”(Papa João XXIII, Encíclica, II, 58).
4- ORDEM SOCIAL E ORDEM JURÍDICA
Não basta, na sociedade, saber que é necessário a batalha pelo bem comum como sua finalidade. Deve-se definir a ação coordenada dos indivíduos para o alcance daquele fim. Para ela ocorrer, três requisitos devem ser atendidos:
· Reiteração: Reiteradamente, os membros da sociedade devem se manifestar em conjunto, pois só assim, o bem comum permanecerá como busca, cada vez mais, e de acordo com o surgimentos de novos fins sociais;
· Ordem: Ordem natural : está submetida ao princípio da causalidade. Sempre que há uma condição, ocorrerá a mesma consequência, não podendo haver qualquer interferência que altere a correlação.	Ordem social ou humana : estão nesta, compreendidas todas as leis que se referem ao agir do homem; se aplica ao princípio da imputação onde a condição deve gerar determinada consequência, mas pode não gerar.
· Adequação: devem ser levadas em conta toda realidade social para que as ações não sejam contrariadas ou pervertidas. 
5- O PODER SOCIAL
O poder é um fenômeno vindo pelos fenômenos sociais e é bilateral (correlação de duas ou mais vontade). 
· Anarquistas: Filósofos cínicos – acreditam que deve-se viver de acordo com a natureza, sem a preocupação de obter bens, respeitar convenções ou submeter-se às leis ou às instituições sociais – , os estóicos – exaltavam as virtudes morais e preconizavam, também, a vida espontânea de conformidade com a natureza – e o epicurismo – que exaltava o prazer individual e consequente recusa às imposições sociais. Outra manifestação anarquista é encontrada no cristianismo, apontando-se nos próprios Evangelhos inúmeras passagens que foram interpretadas como claras condenações do poder de uns homens sobre outros.
Uma outra manifestação anarquista, de pouca expressão prática, é o chamado anarquismo de cátedra, que se limita a negar, teoricamente, a necessidade e a legitimidade do poder, admitindo-se apenas como um fato, mera expressão de superioridade material.
6 - AS SOCIEDADES POLITICAS
Considerando as respectivas finalidades, podemos distinguir duas espécies de sociedades:
· As de fins particulares – quando tem finalidade definida, voluntariamente escolhida por seus membros. Suas atividades visam, direta e imediatamente, àquele objetivo que inspirou sua criação, por um ato consciente e voluntário;
· As de fins gerais – cujo objetivo, indefinido e genérico, é criar as condições necessárias para que os indivíduos e as demais sociedades que nelas se integram consigam atingir seus fins particulares. A participação nestas sociedades quase sempre independe de um ato de vontade;
As sociedades de fins gerais são comumente denominadas sociedades políticas, cujas, são todas aquelas que, visando a criar condições para a consecução dos fins particulares de seus membros, ocupam-se da totalidade das ações humanas, coordenando-as em função de um fim comum.

Outros materiais