Buscar

AV1 Sistema de Informação Gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1 – Sistema de Informação Gerencial 
1) Texto base: Há diferentes tipos de sistemas, cada um com suas finalidades e destinado a um determinado perfil. Existem três maneiras para uma organização adquirir um Sistema de Informação. Quais são elas?
 
a) Desenvolvimento do sistema pela própria empresa, considerada a melhor opção; pode gerar os melhores resultados por ter os profissionais da organização envolvidos nos processos.
b) Compra, muito recomendado quando a organização não pretende modificar o sistema a curto prazo.
c) Terceirização, usada nas pequenas e médias empresas que não têm pessoal especializado para o desenvolvimento de um novo sistema ou não encontram o sistema com as especificações necessárias.
d) Empréstimo, quando a empresa quer fazer uma exploração sobre o sistema: se ele condiz com as necessidades da empresa, se é eficaz e eficiente.
e) Aluguel, quando a organização não possui recursos financeiros suficientes e necessita de um sistema para alavancar seus projetos e recorre ao aluguel de um sistema, fazendo pagamentos parcelados.
 Escolha agora, a alternativa correta
Alternativas:
a) B, D, E apresentam as 3 maneiras.
b) Todas as alternativas estão corretas.
c)A, B, C apresentam as 3 maneiras.
d)A, C, E apresentam as 3 maneiras.
e) A, B, E apresentam as 3 maneiras.
2) Texto base: Como se sabe, a informação é muito importante para a tomada de decisões. As decisões mais críticas cabem aos profissionais do alto da pirâmide organizacional, pois exigem muita responsabilidade e às vezes são confidenciais, não podendo ser delegadas a profissionais das tarefas operacionais. Para que haja segurança, são usados Sistemas de Informação que suportam a gestão de processos e o planejamento de ações, com informações válidas e relevantes. No que diz respeito a esses Sistemas de Informações Gerenciais (SIGs), assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) No RH é usado para elaborar um plano estratégico institucional da empresa considerando os aspectos financeiros.
b) Quanto a seu funcionamento, os SIGs não necessitam de coleta de dados, são capazes de usar uma tela com dados armazenados, sem formatos padronizados ou informações recentes.
c) SIGs são sistemas com o objetivo de oferecer informações detalhadas aos gestores sobre as mais diversas operações organizacionais. Se aplicam a todas as áreas da empresa e se baseiam em fontes internas e externas.
d) Um SIG nem sempre é de muita utilidade numa área financeira, pois pode fazer ações pontuais e que não demandam cruzamento de informações, como previsões, planejar gastos e elaborar orçamentos.
e) Usufruindo de todos os benefícios de um SIG, a empresa apresenta menores: agilidade e confiabilidade.
3)Texto base: Entre os benefícios que a organização adquire com um SIG, marque a alternativa correta:
Alternativas:
a) Aumento da centralização de decisões na área financeira.
b) Redução na produtividade e melhoria nos serviços prestados.
c) Estímulo para maior interação nas tomadas de decisão operacionais.
d) Tendência para o crescimento da empresa, evitando fatos não previstos.
e) Custos das operações de vendas e melhorias no acesso às redes.
4) Texto base: Muitas decisões no nível tático repercutem em várias áreas de uma organização. Como exemplo, uma decisão sobre aumento das vendas afeta diretamente setores como produção, logística e marketing. Dessa forma, essas decisões são tomadas por grupos de pessoas. Esse tipo de decisão vem do Sistema de Apoio à Decisão em Grupo, o chamado SADGs. O que você entendeu desse sistema?
I. Sistema que permite que as decisões sejam tomadas por grupos de pessoas, não somente aquelas pertencentes a diferentes áreas de uma empresa, mas também aquelas que se encontram em localidades diferentes.
II. Sistema que só funciona com o apoio de outras pessoas, que tenham ou não conhecimento na área, mas que possam opinar a respeito de diversos assuntos para elaborar um sistema diferenciado.
III. São sistemas interativos amparados por equipamentos de videoconferência, possibilitando tomada de decisão por meio de reuniões virtuais, com participação de todos os envolvidos.
IV. O funcionamento eficiente dos SADGs depende de um software que coleta e organiza informações e dados levantados nas discussões entre os gestores envolvidos, de equipamentos de hardware (telões, computadores, etc.) e de rede.
V. Esses sistemas não interagem com outros meios de informação nem com outros softwares que já contenham dados. Eles se baseiam em opiniões próprias, adquiridas em pesquisa local.
Quais as afirmativas corretas?
Alternativas:
a) As afirmativas I e II apenas.
b) As afirmativas I, II, III, IV estão corretas.
c) As afirmativas I, IV e V estão corretas.
d) As afirmativas II, III e V.
e) As afirmativas I, III e IV.
5) Texto base: Atualmente é imprescindível a utilização da tecnologia de informação aplicada aos negócios, com isso cresce cada vez mais o uso de Sistemas de Informação, facilitando a vida dos tomadores de decisão. Estes sistemas devem ter a finalidade de melhorar as decisões, e essas finalidades devem ser baseadas em algumas situações. Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Menores custos operacionais, preços melhores poderão ser conseguidos através da diminuição de custos de recursos humanos.
b) Foco no operacional, que é a análise das características do cliente atendido em uma área do mercado. Esses dados se transformam em informações abrindo a possibilidade de oferecer produtos ou serviços padronizados.
c) Padronização dos computadores, parcerias fornecedores de vendas possibilitam produtos e serviços diferenciados, em relação aos similares.
d) Relação de parceria entre empresas de tecnologia, essa relação proporcionará melhor atendimento às reais necessidades dessas peças fundamentais ao arquivamento dos dados.
e) Parceria entre o cliente e o setor financeiro, essa quase união poderá estreitar as informações, gerando desconforto e ansiedade no consumidor.
f) A empresa deve mediar seus relacionamentos para não causar desconforto para clientes e fornecedores; porém, com a TI e SI a tendência a transparência das informações aumenta progressivamente.

Outros materiais

Perguntas Recentes