Buscar

atividade2interfacehumanocomputador

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 2 – INTERFACE HUMANO COMPUTADOR
· Pergunta 1 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	“Uma descrição narrativa informal de atividades ou tarefas humanas em uma história que permite a exploração e a discussão de contextos, necessidades e requisitos. Podem ser utilizados em diversas etapas do processo, com diferentes objetivos,  visando capturar requisitos e auxiliar no entendimento da atividade, levantar questões sobre a introdução de tecnologia, explorar diferentes soluções de design e avaliar se um produto satisfaz a necessidade dos seus usuários”. 
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de      Janeiro: Elsevier, 2010. p. 248. 
Isso melhor descreve qual das seguintes opções? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Cenário. 
	Resposta Correta: 
	
Cenário. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta.  Cenários são histórias de design: histórias ricas de interação. Eles são talvez a representação de design mais simples, mas uma das mais flexíveis e poderosas. Alguns cenários são bastante curtos. Outros são mais focados em descrever a situação ou o contexto. 
	
	
	
· Pergunta 2 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	Como exemplo de persona temos Joana: Ela tem 37 anos. É Gerente de Armazém há cinco anos e trabalhou para a Três Irmãos Engenharia por 12 anos. Ela não foi para a universidade, mas fez um curso noturno de administração. Ela tem dois filhos com idades entre 7 e 15 e não gosta de trabalhar até tarde. Ela fez um curso introdutório de informática pela empresa alguns anos atrás, mas foi interrompido quando ela foi promovida e não podia mais dar ao luxo de usar seu tempo pra isso. Sua visão é perfeita, mas o movimento da mão direita é levemente restrito após um acidente industrial há três anos. Ela está entusiasmada com seu trabalho e tem o prazer de delegar responsabilidades e receber sugestões de sua equipe. No entanto, ela se sente ameaçada pela introdução de um novo sistema (o terceiro em todo tempo que está nessa empresa).
Uma persona no contexto do design de interação orientado por objetivos: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
É utilizada para encenação em um design de interface. 
	Resposta Correta: 
	
É utilizada para encenação em um design de interface. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. Uma persona é uma descrição detalhada de apenas um usuário possível. Esse usuário não necessariamente precisa representar todos os usuários, ele pode representar apenas um grupo. Personas são utilizadas como atores em uma peça para encenar a utlização das interfaces projetadas. 
	
	
	
· Pergunta 3 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	“A etnometodologia mostra fortes influências da fenomenologia, já que analisa  as crenças e os comportamentos do senso comum como os constituintes necessários de todo comportamento socialmente organizado. Por isso os etnometodólogos têm a pretensão de estar mais perto das realidades correntes da vida social que os outros cientistas sociais.” 
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Editora Atlas. São Paulo. 2008. p. 23. 
Qual conjunto de propriedades melhor caracteriza um estudo “etnográfico”? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Observação participante, objetividade científica, remoção de viés cultural 
	Resposta Correta: 
	
Observação participante, objetividade científica, remoção de viés cultural 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta.  Um estudo etnográfico é aquele que vem da pesquisa etnográfica, um método qualitativo onde os pesquisadores mergulham completamente no objeto de estudo. Eles são freqüentemente longos. 
	
	
	
· Pergunta 4 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	“Estudar fenômenos de interação entre seres humanos e sistemas computacionais nos permite compreendê-los para melhorarmos a concepção, construção e inserção das TICs na vida das pessoas, sempre buscando uma boa experiência de uso. Nesse sentido, devemos procurar aproveitar as características humanas e o poder computacional para desenvolvermos sistemas interativos que melhorem a vida das pessoas, trazendo bem-estar, aumentando sua produtividade, satisfazendo suas necessidades e desejos, e respeitando suas limitações e valores. Para isso, também devemos conhecer as capacidades e limitações das tecnologias disponíveis.”
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador . Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 13.
Por que os seres humanos são o fator mais importante em IHC? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Porque são os desenvolvedores e os usuários. 
	Resposta Correta: 
	
Porque são os desenvolvedores e os usuários. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta.  Desenvolvedores e usuários são as duas partes ativas na comunicação que ocorre através da interface. O que leva ambos a realizar as atividades está diretamente relacionado as suas experiências como seres humanos. 
	
	
	
· Pergunta 5 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	“Existem diferentes interpretações para a atividade de design. Simon (1981) interpreta o design sob uma perspectiva de racionalismo técnico (technical rationality). Nessa perspectiva, o designer pressupõe que, para um determinado problema, há soluções conhecidas ou métodos bem defi nidos e precisos para gerá-las. Isso signifi ca que as soluções esperadas certamente serão produzidas se esses métodos forem seguidos.” 
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 96. 
A partir do conceito da Perspectiva de Design de racionalismo técnico, o que são Perspectivas de Design? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Através de um ciclo, busca a melhor solução de design para um projeto. 
	Resposta Correta: 
	
Através de um ciclo, busca a melhor solução de design para um projeto. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta.  Nas Perspectivas de Design, o desenvolvedor utiliza uma metodologia de design, em geral o design de interação, para o desenvolvimento do produto. 
	
	
	
· Pergunta 6 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	“Design de interação significa criar experiências que melhorem e estendam a maneira como as pessoas trabalham, se comunicam e interagem. [...] Consiste em encontrar maneiras de fornecer suporte às pessoas. Tal projeto contrasta com o da engenharia de software, que enfoca principalmente a produção de soluções de software para certas aplicações.” 
ROGERS, Y; SHARP, H; PREECE, J. Design de interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 28. 
Qual declaração reflete melhor o design de interação? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
O Design de interação é multidisciplinar 
	Resposta Correta: 
	
O Design de interação é multidisciplinar 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta.  Um desenvolvedor olha da perspectiva do sistema, como transformar um projeto em uma realidade, o que é tecnicamente possível e o que não é tecnicamente possível. Eles estão muito conscientes das restrições do sistema. Os designers focam esforços em compreender a necessidade do usuário e se o sistema está sendo desenvolvido de acordo com o que foi solicitado no projeto. A multidisciplinaridade do desing de interação permite essa troca de esforços.. 
	
	
	
· Pergunta 7 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	“O designer do sistema deve tentar abreviar os golfos de execução e de avaliação que precisam ser atravessados pelo usuário a fim de reduzir os problemas que ocorrem durante a interação. O mapeamento adequado das variáveis de interesse envolvidas na tarefa do usuário para variáveis físicas do sistema contribui para a travessia de ambos os golfos.” 
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 60. 
A Engenharia Cognitiva considera três modelos: dois mentais e um físico. São eles: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Modelo do usuário, modelo do designer e modelo do sistema. 
	Resposta Correta: 
	
Modelo do usuário, modelo do designer e modelo do sistema. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta.  O trabalho histórico nesta área tem se concentrado em avaliações de interface usando essas abordagens de modelagem cognitiva ou na seleção
entre alternativas de projeto para aplicações reais. Estudos validaram modelos cognitivos específicos de tarefas do modelo de usuário e forneceram bases bem-sucedidas para a tomada de decisões sobre modelo de sistemas. Outros desenvolveram modelos cognitivos como hipóteses explícitas sobre aspectos da cognição ou comportamento no modelo de designer. 
	
	
	
· Pergunta 8 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	“Existem diversas formas de estudo de campo. A forma mais simples é a observação pura, sem interação do observador com os participantes. Uma variação é a observação guiada por um conjunto de tópicos de interesse. Outras formas envolvem entrevistas estruturadas ou semiestruturadas, possivelmente com o registro de fotos, áudio e vídeo do ambiente de atuação dos participantes, e com a coleta ou cópia dos artefatos utilizados por eles. ”
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador . Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 165.
Ao contrário da observação tradicional, a observação guiada: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Reduz o erro introduzido pelo experimentador. 
	Resposta Correta: 
	
Reduz o erro introduzido pelo experimentador. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta.  Ao realizar a observação guiada, o experimentador, por possuir um roteiro de experimentação, evita gerar erros que influenciem o processo da observação. 
	
	
	
· Pergunta 9 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	O design centrado no usuário é um processo de design iterativo no qual os designers focalizam os usuários e suas necessidades em cada fase do processo de design. Nele as equipes de projeto envolvem usuários em todo o processo de design por meio de várias técnicas de pesquisa e design, para criar produtos altamente utilizáveis e acessíveis para eles. 
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de           Janeiro: Elsevier, 2010. 
O design centrado no usuário inclui os seguintes processos: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Debate e Storyboarding. 
	Resposta Correta: 
	
Debate e Storyboarding. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta.  Debate e Storyboarding são duas técnicas de pesquisa presentes no design centrado no usuário pois a primeira permite aos usuários dialogarem e externarem suas necessidades. A segunda permite uma representação visual das atividades realizadas pelos usuários com base no que eles contam. 
	
	
	
· Pergunta 10 
1 em 1 pontos
	 
	
	
	“Uma interface pode ser representada informalmente através de esboços, de forma estruturada através de modelos ou até mesmo através de protótipos funcionais. O design da interface pode ser realizado em diferentes níveis de abstração: da interface abstrata até a interface concreta.” 
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 248. 
Qual é a propriedade mais importante que um protótipo deve ter? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Deve permitir que os principais conceitos de design sejam testados com os usuários. 
	Resposta Correta: 
	
Deve permitir que os principais conceitos de design sejam testados com os usuários. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta.  Os protótipos são projetos experimentais e incompletos que são desenvolvidos de forma barata e rápida. Um protótipo de interface de usuário é um candidato a uma solução de design um problema de design específico. A maneira mais direta de testar essa solução é observar os usuários trabalhando com ela..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais