A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL 01 FUNDAMENTOS FILOSOFIA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “Faz alguns anos já, dei-me conta que admitira desde a infância muitas coisas falsas por verdadeiras e de quão duvidoso era o que depois sobre elas construí. Era preciso, portanto, que, uma vez na vida, fosse postas abaixo todas as coisas, todas as opiniões em que até então confiara, recomeçando dos primeiros fundamentos, se desejasse estabelecer algo firme e permanente nas ciências” (DESCARTES, Rene. Meditações sobre Filosofia Primeira. Campinas: Unicamp, 2008. p. 21). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa correta.
Nota: 10.0
	
	B
	Da mesma forma que Sócrates põe-se a investigar se ele era realmente o homem mais sábio da Grécia 
Antiga, também Descartes põe em dúvida tudo o que lhe fora ensinado como sendo verdadeiro.
Você acertou!
Questão 2/10 - Fundamentos de Filosofia
De acordo com o que foi estudado em sala de aula, os diálogos atribuídos à Sócrates foi estabelecido por um de seus maiores discípulos. Dentre as alternativas abaixo, marque a que possui o maior de todos os discípulos de Sócrates:
Nota: 10.0
	
	C
	· Platão.
Você acertou!
Questão 3/10 - Fundamentos de Filosofia
Os filósofos não veem o conhecimento como algo para ser disputado, muito menos comerciado porque veem o conhecimento como:
I Algo a ser conquistado através da fé naquilo que está escrito nos evangelhos.
II Naquilo que é tratado como mercadoria e por isso tem valor de mercado.
III Naquilo que deve ser disputado, apreciado e julgado.
É(São) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Nota: 10.0
	
	C
	III
Você acertou!
Questão 4/10 - Fundamentos de Filosofia
No que diz respeito à justiça distributiva de Aristóteles, analise as assertivas abaixo.
I.  O princípio do justo meio, que Aristóteles defende para a moral, também o defendia no campo da política, pois a cidade justa é aquela que age com equilíbrio.
II.  Em que pese a defesa e importância do princípio do justo meio para Aristóteles, este era defendido, única e exclusivamente, no campo da moral. 
III.  Para Aristóteles, a justiça distributiva se baseia no princípio de que é necessário tratar desigualmente os desiguais, para torná-los iguais.
 Está correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	D
	I e III estão corretas.
De acordo com o conteúdo estudado.
Questão 5/10 - Fundamentos de Filosofia
No que diz respeito à compreensão de mundo de Platão, e com base em seus estudos, é correto afirmar:
Nota: 10.0
	
	A
	O mundo das ideias é alcançado pelo raciocínio e intuição intelectual.
Você acertou!
Questão 6/10 - Fundamentos de Filosofia
A relação entre mito e Filosofia tem capítulos bastante distintos. No seu nascimento, a Filosofia nega as narrativas míticas, buscando a sua superação; ainda que Platão, por exemplo, por vezes, faça uso de narrativas míticas. Mais recentemente, a Filosofia, como o auxílio da Psicologia, tem tratado os mitos como um mecanismo de compreensão de diversos elementos da realidade; seja pessoal, seja coletivamente. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, a principal diferença entre a narrativa mítica e o discurso filosófico é:
Nota: 10.0
	
	B
	Enquanto as narrativas míticas pressupõem uma certa dose de crença e têm sua validade certificada 
pela autoridade de quem conta, a verdade da Filosofia está garantida pela argumentação lógica e 
coerente.
Você acertou!
Questão 7/10 - Fundamentos de Filosofia
Platão (século V/IV) a. C. partilhava das ideias de seu mestre Sócrates. O texto onde narra o Mito de Er, atribui dois sentidos complementares à Filosofia: o primeiro é de servir de antidoto a toda forma de mímesis. O segundo está expresso já no final do Mito de Er, quando Platão afirma que a Filosofia é a única maneira que o indivíduo tem de saber qual seu destino, para cumpri-lo de acordo ou evitar que o destino talvez não seja tão bom assim e se cumpra. O texto em questão foi publicado em:
Nota: 10.0
	
	D
	· No Capítulo X de “A República”.
Você acertou!
Questão 8/10 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “O que é conhecer? Poder-se-ia dizer que o conhecimento são as informações que assimilamos sobre determinado objeto ou fato; mas o conhecimento em si é também um processo, pois para que possamos conhecer precisamos investigar aquilo que se faz objeto. No processo de investigação criamos uma imagem mental em forma de opinião, ideia ou conceito daquilo que pretendemos dominar” (Dogmatismo e Ceticismo. Disponível em: http://livredialogo.blogspot.com.br/2014/06/dogmatismo-e-ceticismo.html. Acesso em 13 de julho de 2016). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa correta.
Nota: 0.0
	
	D
	O ceticismo filosófico afirma a impossibilidade de conhecermos a verdade.
Dogmatismo, em sentido filosófico, é diferente daquele que entendemos em nosso cotidiano, do senso comum. 
Questão 9/10 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “É preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia é algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos. É preciso, portanto, demonstrar preliminarmente que todos os homens são ‘filósofos’” (GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999, p. 93). A partir desse fragmento, das aulas e de seus estudos, como podemos definir a filosofia?
Nota: 10.0
	
	C
	Quando nos perguntamos sobre “qual o sentido da vida? Por que existimos? O que acontece depois 
que morremos? O que é o tempo? Como nós conhecemos?” estamos rompendo com o preconceito e 
afirmando que todo ser humano é filósofo.
Você acertou!
Questão 10/10 - Fundamentos de Filosofia
Por incomodar boa parte da população ateniense com sua maiêutica, Sócrates foi acusado de corromper os jovens, não acreditar nos deuses e criar uma nova divindade. Sua defesa, foi realizada e está descrita na:
Nota: 10.0
	
	B
	· Na Apologia de Sócrates.
Você acertou!
Questão 1/10 - Fundamentos de Filosofia
Leia o texto a seguir: A filosofia é uma palavra de origem que grega composta de duas outras (filo = amor + sofia = sabedoria) significando, portanto, amor à sabedoria. Nesse sentido, o filósofo é aquele que ama a busca pelo saber. Quando Pitágoras comenta sobre aqueles que frequentavam os jogos olímpicos da antiguidade, apenas um tipo específico ele identifica com o filósofo. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, trata-se dos:
Nota: 10.0
	
	C
	Expectadores, pois estes iam aos jogos para apreciar e julgar os atletas, determinando quem era o vencedor,
 da mesma forma que o filósofo, que emite um juízo somente depois observar os acontecimentos.
Você acertou!
Questão 3/10 - Fundamentos de Filosofia
No que tange à área do conhecimento, duas perspectivas dividirão os filósofos, sendo elas: os empiristas e os idealistas. Diante desta perspectiva, é correto afirmar:
Nota: 0.0
	
	C
	As ideias inatas, defendidas pelos pensadores ligados à concepção ideal, compreendem as ideias 
como ponto de partida do conhecimento e não a experiência, tendo em vista de que a experiência é
 considerada falha e enganadora.
Questão 5/10 - Fundamentos de Filosofia
A Filosofia do Período Moderno é caracterizada, dentre outras coisas, pela diversidade de filósofos, bem como da temática tratada pelos mesmos. Duas correntes filosóficas rivalizaram nesse período quanto à origem do conhecimento: racionalistas inatistas e racionalistas empiristas. Os principais campos investigados nesse período foram: Filosofia Política, Epistemologia, Ética, Filosofia da Ciência. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	B
	Segundo os filósofos Jean Bodin e Jacques Bossuet, o poder dos reis é de origem divina e não