Buscar

Resumo_Vasos Sanguíneos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histologia – Paula Toneli
histologia dos vasos sanguíneos
O sistema vascular sanguíneo é um sistema circular, fechado, isto é, o sangue circula de um segmento a outro constantemente, em uma única direção, passando pelos diversos componentes do sistema. O componente que impulsiona o sangue é o coração. Vasos que transportam o sangue do coração são as artérias de grande, médio e pequeno calibre, as arteríolas e os capilares. Ao longo desta sequência o calibre dos vasos diminui progressivamente. Aos capilares se seguem as vênulas e veias que aumentam progressivamente de calibre e retornam o sangue ao coração. As artérias se ramificam ao longo de seus trajetos e as veias são formadas pela convergência de vênulas e veias menores.
características gerais das artérias e das veias
Camadas da parede vascular
As três camadas da parede vascular, do lúmen para fora são:
· Túnica íntima
· Túnica média
· Túnica adventícia 
endotélio
As células endoteliais são participantes ativas em uma variedade de interações do sangue com o tecido conjuntivo subjacente e são responsáveis por muitas propriedades dos vasos. Essas propriedades incluem: 
- Manutenção da barreia de permeabilidade seletiva
- Manutenção da barreira não trombogênica
- Modulação no fluxo sanguíneo e da resistência vascular
- Regulação do crescimento celular
- Regulação das respostas imunes
- Manutenção da matriz extracelular
- Participação no metabolismo das lipoproteínas e do colesterol
artérias 
As artérias são classificadas em três tipo, com base no seu calibre e nas características da túnica média. 
· Artérias de grande calibre ou artérias elásticas 
· Artérias de calibre médio ou artérias musculares
· Artérias de pequeno calibre e as arteríolas
Artérias elásticas
As artérias elásticas se situam próximas ao coração. Um bom exemplo é a artéria aorta.
Sua túnica média tem grande quantidade de material elástico sob forma de delgadas lâminas paralelas. Estas lâminas não são contínuas, porém possuem pequenas perfurações.
Artérias musculares
As artérias musculares ou de distribuição compreendem o restante das artérias. Como seu próprio nome indica, o principal componente de sua túnica média é tecido muscular liso. Suas fibras se dispõem em camada circular ou helicoidal, isto é, as fibras se dispõem de maneira perpendicular ao maior eixo do vaso.
Artérias de pequeno calibre e as arteríolas
Além de serem mais delgadas que as artérias de pequeno calibre, as arteríolas possuem várias características peculiares que permitem distingui-las das artérias.
As principais características histológicas das arteríolas residem em sua túnica média:
- formada por 3 – 4 camadas de fibras musculares lisas;
- proporcionalmente muito espessa em relação ao diâmetro externo do vaso e ao diâmetro do seu lúmen.
Nas artérias, por outro lado, a camada média é proporcionalmente mais delgada, quando comparada com o calibre externo e diâmetro do lúmen.
A túnica íntima das arteríolas é delgada e formada por uma camada de células endoteliais. A adventícia é muito delgada ou inexistente.
CAPILARES
A progressiva simplificação das túnicas à medida que as artérias se ramificam, chega ao máximo nos capilares.
Os capilares formam as redes vasculares sanguíneas que possibilitam o movimento dos líquidos contendo gases, metabólitos e produtos de degradação através de suas paredes finas.
 Os capilares são os vasos menos calibrosos do sistema circulatório sanguíneo. São formados por uma camada de células endoteliais apoiadas sobre uma lâmina basal. Seus diâmetros dependem da proximidade maior ou menor da arteríola de onde se originaram. O diâmetro do lúmen dos capilares mais delgados corresponde aproximadamente ao diâmetro de uma hemácia (7 μm).
Quanto à presença de fenestrações em sua parede, os capilares sanguíneos são classificados em contínuos ou fenestrados, características que não podem ser distinguidas em cortes. Uma terceira categoria de capilares sanguíneos são os capilares sinusoides. São vasos de diâmetro muito maior que os capilares comuns e de trajeto irregular, presentes em alguns órgãos, como p. ex. fígado, baço e medula óssea hematogênica.
Com certa frequência se observa em cortes histológicos que os capilares sanguíneos são parcialmente envolvidos por células denominadas células adventiciais de capilares ou pericitos.
VEIAS 
As veias são classificadas em quatro tipos, de acordo com o calibre.
· Vênulas
· Veias de pequeno calibre
· Veias de calibre médio 
· Veias de grande calibre 
vênulas 
As vênulas pós-capilares coletam sangue da rede de capilares e apresentam revestimento endotelial com sua lâmina basal e pericitos (células- tronco mesenquimatosas indiferenciadas que formam conexões semelhantes a guarda-chuva). 
As vênulas musculares estão localizadas distalmente às vênulas pós-capilares na rede venosa de retorno e apresentam diâmetro de até 0,1 mm. 
Enquanto as vênulas pós-capilares não contêm uma túnica média verdadeira, as vênulas musculares apresetam uma ou duas camadas delgadas de músculo liso, que constituem a túnica média. A túnica adventícia desses vasos também é muito delgada. Em geral, não há pericitos na vênulas musculares.
veias de pequeno calibre
As veias de pequeno calibre são uma continuação das vênulas musculares, e seus diâmetros variam de 0,1 a 1 mm. Todas as três túnicas estão presentes e podem ser identificadas em uma preparação de rotina. A túnica média é geralmente formada por duas ou três camadas de músculo liso. Esses vasos apresentam uma túnica adventícia mais espessa.
veias de calibre médio 
As veias de calibre médio têm diâmetro de até 10mm. A maioria das veias profundas que acompanham as artérias está incluída nessa categoria. As válvulas constituem um aspecto característico desses vasos e são mais numerosas na porção inferior do corpo. As válvulas impedem o movimento retrógado do sangue decorrente da gravidade.
As três túnicas da parede venosa são mais evidentes nas veias de calibre médio. 
A túnica íntima consiste em endotélio com sua lâmina basal, uma camada subendotelial delgada com raras células musculares lisas dispersas no tecido conjuntivo e, em alguns casos, uma membrana elástica interna fina e frequentemente descontínua.
A túnica média das veias de calibre médio é muito mais fina que a mesma camada nas artérias de calibre médio. Ela contém várias camadas de células musculares lisas de disposição circular, entremeadas com fibras colágenas e elásticas. Além disso, células musculares lisas dispostas longitudinalmente podem estar presentes logo abaixo da túnica adventícia.
A túnica adventícia é geralmente mais espessa que a túnica média e consiste em fibras colágenas e redes de fibras elásticas. 
Veias de grande calibre
Nas veias de grande calibre (diâmetro superior a 10mm), a túnica média é relativamente fina, enquanto a túnica adventícia é relativamente espessa. 
A túnica íntima dessas veias consiste em um revestimento endotelial com sua lâmina basal, uma pequena quantidade de tecido conjuntivo subendotelial e algumas células musculares lisas. Com frequência, o limite entre a túnica íntima e a túnica média não está totalmente definido, e nem sempre é fácil discernir se as células musculares lisas próximas ao endotélio da túnica íntima pertencem à túnica íntima ou à túnica média.
A túnica média é relativamente fina e contém células musculares lisas dispostas circularmente, fibras colágenas e alguns fibroblastos.
A túnica adventícia das veias de grande calibre (p. ex., as veias subclávias, a veia porta e as veias cavas) é a camada mais espessa da parede do vaso. Juntamente com as fibras colágenas e elásticas e fibroblastos habituais, a túnica adventícia também contém células musculares lisas dispostas longitudinalmente. Extensões miocárdicas atriais, conhecidas como bainhas miocárdicas, são encontradas na adventícia das veias cavas superior e inferior, bem como na artéria pulmonar. A disposição, o comprimento, a orientação e a espessura das bainhas miocárdicas podem variar em diferentes indivíduos.diferenças entre as artérias e as veias 
Ambos tipos de vasos são formados pelas três túnicas que já foram mencionadas. Artérias e veias apresentam diferenças marcantes e de modo geral não é muito difícil diferenciar estes vasos um do outro. 
É necessário examiná-los com atenção e usar principalmente os seguintes critérios:
· O calibre (diâmetro externo) dos vasos e a espessura relativa de suas paredes.
· A artéria tem parede mais espessa, seu diâmetro externo é menor e a luz é mais estreita.
· A veia tem parede mais delgada, seu diâmetro externo é maior e sua luz é mais ampla.
· A espessura relativa das túnicas.
· Na maioria dos casos as artérias têm a túnica média mais espessa que a sua túnica adventícia.
· Na maioria dos casos as veias têm a túnica adventícia mais espessa que a sua túnica média.
Outros critérios que auxiliam a diferenciação:
· As artérias têm uma lâmina elástica interna durante quase todo o seu trajeto, o que não existe nas veias.
· Os vasa vasorum existem em maior quantidade nas veias que nas artérias. Nas veias mais calibrosas estes vasos existem na túnica adventícia e também na túnica média. Nas artérias estão presentes principalmente na túnica adventícia.
ANOTAÇÕES
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Continue navegando