Buscar

Resumo_histologia-cartilagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cartilagem
Visão Geral 
A cartilagem é um tecido avascular formado por condrócitos (produção e manutenção da matriz) e por matriz extracelular (elemento funcional). 
Cartilagem Hialina
A matriz da cartilagem hialina tem aparência vítrea no estado vivo. 
Em toda a matriz cartilaginosa há espaços denominados lacunas; os condrócitos localizam-se nessas lacunas. 
A cartilagem hialina proporciona uma superfície de baixo atrito, participa na lubrificação das articulações siniviais e disstribui as forças aplicadas ao osso subjacente.
Existe três classes de moléculas na matriz cartilaginosa: 
- Moléculas de colágeno (principal proteína da matriz)
- Proteoglicanos (glicosaminoglicanos: ácido hialurônico. Condroitim sulfato e queratam sulfato). O aprisionamento desses agregados dentro da complexa matriz de fibrilas colágenas é responsável pelas propriedades biomecânicas singulares da cartilagem hialina.
- Glicoproteínas multiadesivas. Influenciam as interações dos condrócitos com as moléculas da matriz; marcadores de renovação e degeneração da cartilagem.
A matriz cartilaginosa é altamente hidratada (80% do peso líquido da cartilagem hialina consistem em água intercelular). Isso confere resiliência à cartilagem e resistência à tensão.
Os condrócitos estão distribuídos como unidades ou agrupamentos, denominados grupos isógenos (representam células que sofrem divisão recente).
Os condrócitos também sintetizam metaloproteinases (enzimas que degradam a matriz cartilaginosa), possibilitando a expansão e o reposicionamento das próprias células dentro do grupo isógeno em crescimento.
Os condrócitos não apenas secretam o colágeno presente na matriz, como também todos os glicosaminiglicanos e proteoglicanos.
A matriz é dividida em três regiões diferentes, com base na propriedade de colaração:
- Matriz capsular (pericelular), forma um anel de matriz de coloração mais densa; contém grande concentração de proteoglicanos sulfatados, ácido hialurônico, biglicanos e glicoproteínas multiadesivas.
- Matriz territorial, mais afastada dos condrócitos; circunda os grupos isógenos e contém uma rede de fibras colágenas do tipo II aleatoriamente distribuídas; menor concentração de proteoglicanos sulfatados.
- Matriz interterritorial, circunda a matriz territorial e ocupa o espaço entre grupos de condrócitos.
No desenvolvimento fetal inicial, a cartilagem hialina é a precursora dos ossos que se desenvolve pelo processo de ossificação endocondral. Também é encontrada no adulto como unidade esquelética da traqueia, dos brônquios, da laringe e do nariz.
O pericôndrio é um tecido conjuntivo denso não modelado. Assemelha-se à cápsula que circunda as glândulas e muitos órgãos. Também atua como fonte de novas células para a cartilagem. 
A cartilagem hialina que recobre as superfícies articulares das articulações móveis é denominada cartilagem articular. 
A estrutura da cartilagem articular assemelha-se à da cartilagem hialina. No entanto, a superfície livre ou articular é desprovida de pericôndrio. A cartilagem entra em contato direto com o osso. 
A cartilagem articular é um remanescente do molde original de cartilagem hialina do osso em desenvolvimento, que persiste durante toda a vida adulta.
A cartilagem articular é dividida em quatro zonas:
- zona superficial(tangencial), região resistente à pressão, mais próxima da superfície articular; contém números condrócitos alongados e achatados.
- zona itermediária (de transição), fica abaixo da zona superficial e contém condrócitos esféricos distribuídos de modo aleatório dentro da matriz.
- zona profunda (radial), pequenos condrócitos esféricos dispostos em colunas curtas perpendiculares à superfície libre da cartilagem.
- zona calcificada, matriz calcificada com pequenos condrócitos. 
Cartilagem Elástica
Além de conter os componentes característicos da matriz da cartilagem hialina, a matriz da cartilagem elástica também apresenta uma densa rede de fibras elásticas ramificadas e anastomosadas.
O material elástico confere à cartilagem suas propriedades elásticas, além da resiliência e maleabilidade que são características da cartilagem hialina.
É encontrada na orelha externa, nas paredes do meato acústico externo, na tuba auditiva e na epiglote da laringe.
A cartilagem é circundada por um pericôndrio semelhante ao encontrado ao redor da maior parte das cartilagens hilalinas.
A matriz de cartilagem elástica não se calcifica durante o envelhecimento. 
Fibrocartilagem
A fibrocartilagem é uma combinação de tecido conjuntivo modelado e de cartilagem hialina. Os condrócitos (em quantidades bem menores quando comparado a cartilagem hialina) estão dispersos de modo peculiar entre as fibras colágenas, em fileiras e em grupos isógenos. Não há pericôndrio circundante. 
Observa-se uma população de células com núcleos arredondados e uma pequena quantidade de matriz fundamental (não fibrilar) circundante. 
Costuma ser encontrada nos discos intervertebrais, na sínfise púbica, nos disco articulares das articulações esternoclavicular e temporomandibular, nos meniscos das articulações do joelho, no complexo de fibrocartilagem triangular do punho e em certos locais em que os tendões se inserem aos ossos. 
A cartilagem atua, em grande parte, como um amortecedor de choque. 
As células na firbrocartilagem sintetizam uma ampla variedade de moléculas da matriz extracelular. 
A fibrocartilagem tem capacidade de responder as mudanças no ambiente externo.
A matriz extracelular da fibrocartilagem contém quantidades signifivativas de colágeno do tipo I e do tipo II. 
Crescimento 
Crescimento aposicional, forma nova cartilagem na superfície de uma cartilagem existente. As novas células originam-se da porção interna do pericôndrio circundante. 
Crescimento intersticial, forma nova cartilagem dentro de uma massa de cartilagem existente, As novas células originam-se da divisão dos condrócitos dentro das lacunas. 
Reparo da cartilagem hialina
A cartilagem manifesta incapacidade notável de cicatrização. Essa falta de resposta à lesão é atribuível à natureza avascular da cartilagem, a imobilidade dos condrócitos e à capacidade limitada de proliferação dos condrócitos maduros. 
Pode ocorrer alguma reparação, mas apenas quando o defeito envolve somente o pericôndrio. 
A reparação resulta da atividade de células progenitoras pluripontentes localizadas no pericôndrio. 
A reparação envolve principalmente a produção de tecido conjuntivo denso. 
A cartilagem hialina está sujeita sofrer calcificação, um processo em que cristais de fosfato de cálcio são inserido na matriz cartilaginosa. 
A matriz da cartilagem hialina sofre calcificação como ocorrência regular em três situações:
- ocorre calcificação da porção da cartilagem articular que está em contato com o tecido ósseo em crescimento e os ossos do indivíduo adulto
- a calcificação sempre ocorre na cartilagem que está prestes a ser substituída por osso (ossificação endocondral) durante o período de crescimento do indivíduo
- a cartilagem hialina no adulto sofre calcificação com o tempo, como parte do processo de envelhecimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais