Buscar

Atividade 2 - PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Código Tributário Nacional define tributo de forma a não permitir que o contribuinte deixe de efetuar o pagamento. A definição de tributo correta é:
1. Tributo é toda prestação em dinheiro, voluntária ou não, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção por ato lícito;
2. Tributo é toda prestação compulsória, pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção por ato ilícito e que seja instituída por lei;
3. É toda prestação pecuniária, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa desvinculada. 
4. Tributo é toda prestação pecuniária, compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção por ato lícito;;
Tributo é toda prestação pecuniária, compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção por ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Os tributos podem ser classificados quanto a sua finalidade como fiscais, extrafiscais e parafiscais.
Assinale a alternativa que expressa uma afirmação incorreta.
1. Tributos extrafiscais têm por objetivo não apenas a arrecadação, mas também servem como instrumento para a política econômica.
2. Tributos fiscais são aqueles instituídos para arrecadar para os cofres públicos e sua função principal é arrecadar. 
3. Definimos como taxa os tributos vinculados a uma determinada atividade estatal direcionada de forma pública, para a coletividade. A taxa de polícia por sua vez se refere a taxas direcionadas de forma particular ao contribuinte. 
4. São definidos como tributos parafiscais aqueles cujo sujeito ativo não são os ententes federativos e sim uma entidade pública ou privada..	
Ao tratarmos de planejamento tributário temos termos que indicam legalidade ou ilegalidade da ação.
Estamos tratando do que se assinala corretamente em qual alternativa?
1. Na evasão fiscal deixa-se de pagar ou se reduz a carga tributária por meios ilícitos, valendo-se de métodos escusos sonegando, fraudando ou simulando para deixar de pagar o valor devido ao fisco.
2. Na elisão fiscal temos as práticas dolosas, ou seja, com intenção de lesar o fisco. 
3. A elisão fiscal é a forma que se utilizada da autorização da lei ou das brechas da lei para eliminar, reduzir o encargo tributário, sempre após da ocorrência do fato gerador
4. A evasão fiscal e o planejamento tributário são realizados por meio de normas tributárias
Imposto de renda é um tributo que tem caráter direto e pessoal e considera a situação específica do contribuinte. Com base no que foi estudado sobre Imposta de Renda, assinale a alternativa correta:
1. A alíquota do imposto de renda não é progressiva de acordo com o rendimento ou acréscimo patrimonial do contribuinte cujo lançamento será sempre por homologação. 
2. O imposto de renda da pessoa física (IRPF) não incide sobre a totalidade dos rendimentos auferidos pelo contribuinte.
3. O fato gerador do imposto de renda é a extinção da disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos de qualquer natureza, desde que implique acréscimo patrimonial. 
4. O imposto de renda se sujeita ao princípio da anterioridade do exercício financeiro, mas não se sujeita à noventena (nonagesimal).
A Constituição Federal/88 traz alguns princípios que limitam o poder de tributar do Poder Público. Dentre estes princípios temos aquele que estabelece que só se tem que fazer ou deixar de fazer senão em virtude de uma Lei. Deve haver lei anteriormente aprovada que estabeleça a cobrança e a majoração (aumento) dos tributos para que o contribuinte tenha tal obrigação no pagamento.
A definição descrita acima refere-se ao Princípio:
1. Da Isonomia. 
2. Da Anterioridade.
3. Da Legalidade.
4. Da Irretroatividade

Continue navegando