A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Acadêmico

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657248) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na EJA, o desafio e o papel do educador é pautar sua prática numa perspectiva de Letramento, ou seja, considerar que, mesmo que estas pessoas não tiveram a oportunidade de estudar e serem alfabetizadas, elas criem estratégias para participar desta cultura, um modo próprio de interpretar estas informações. Sobre a relevância do Letramento para esta modalidade de ensino, analise as sentenças a seguir:
I- Ao adquirir esta condição de Letramento, o sujeito passa a compreender o mundo de forma mais ampla e crítica.
II- O nível de letramento de grupos sociais não está vinculado ao seu contexto social ou cultural.
III- Social e culturalmente, a pessoa letrada já não é a mesma que era quando analfabeta ou iletrada, ela passa a ter uma outra condição social e cultural.
    
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	A formação de jovens e adultos, realizada através do EJA, deve ser compreendida como algo além de somente alfabetizar. O percurso formativo de educadores de jovens e adultos se constitui a partir de saberes advindos de três tipos de educação. Assim sendo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Educação formal.
II- Educação não-formal.
III- Educação informal.
(    ) Acontece ao longo da vida, não leva à certificação.
(    ) Possui uma estrutura definida, é institucionalizada.
(    ) Têm-se, muitas vezes, em oposição à educação oferecida na escola.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	III - I - II.
	3.
	O Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010, dispõe sobre a Educação do campo. Desta forma, este decreto destina-se à determinada clientela e busca definir oferta. Sobre a quem se destina esta forma de educação e qual a oferta, analise as seguintes afirmativas:
I- A Educação do Campo é designada à ampliação e à qualificação da oferta de Educação Básica e Superior aos agricultores familiares, pescadores artesanais, assentados.
II- A Educação do Campo possui como base a preocupação com oferecimento à Educação Infantil e Média, envolvendo operários da indústria, costureiras e funcionários públicos.
III- A Educação do Campo  tem como base o oferecimento à Educação Básica e Superior, sendo seu público-alvo pessoas do campo, extrativistas, quilombolas, caiçaras, povos da floresta e caboclos.
IV- A Educação do Campo determina em seus objetivos alicerçar as finalidades do sistema governamental que leve aos agricultores propostas pré-determinadas e que envolvam o interesse do sistema.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	O Proeja foi criado inicialmente pelo Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005, e denominado como Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Sua criação foi uma decisão governamental de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio, da qual em geral são excluídos. O programa teve inicialmente como base de ação a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Por meio do Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, é ampliado em termos de abrangência e aprofundado em seus princípios pedagógicos, passando a se chamar Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Com referências ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA -, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os cursos e os programas de formação inicial e continuada de trabalhadores articular-se-ão, preferencialmente, com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e para a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, o qual, após a conclusão com aproveitamento dos referidos cursos, fará jus a certificados de formação superior ou teológica.
(    ) Todos os cursos e programas do PROEJA devem prever a possibilidade de conclusão a qualquer tempo, desde que demonstrado aproveitamento e atingidos os objetivos desse nível de ensino, mediante avaliação e reconhecimento por parte da respectiva instituição de ensino.
(    ) Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de mil horas, assegurando-se a observância às diretrizes curriculares nacionais de Teologia e demais atos normativos do Conselho Nacional de Educação para a educação profissional técnica de nível médio, para o Ensino Fundamental alfabetização, para o Ensino Médio e para a educação de jovens e adultos de Ensino Superior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5478.htm. Acesso em: 10 jun. 2020.
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	5.
	Eu venho de campos, subúrbios e vilas, sonhando e cantando, chorando nas filas, seguindo a corrente sem participar. Me falta a semente do ler e contar. Eu sou brasileiro, anseio um lugar, suplico que parem, pra ouvir meu cantar...
Esse trecho é a letra da música de Dom e Ravel, intitulada "Você também é responsável", gravada em 1969. A canção foi tomada como tema do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) pelo Ministério da Educação. Com relação ao Mobral, analise as sentenças a seguir:
I- A preocupação central era que um indivíduo fosse alfabetizado para receber as informações e desempenhar corretamente seu papel na sociedade e na ordem estabelecida.
II- Baseava-se no lema "Ainda por amor às crianças é que devemos educar adolescentes e adultos" e pretendia, com o atendimento dos adultos, elevar o nível de vida das crianças.
III- Apresentava uma proposta de alfabetização e de educação que visava à conscientização dos sujeitos no processo, tendo como um de seus princípios básicos de ensino e aprendizagem que a leitura de mundo precede a da palavra.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.letras.com.br/dom-e-ravel/biografia. Acesso em: 21 fev. 2020.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Os movimentos que iniciaram ?o pensar sobre? a educação de Jovens e Adultos posicionavam suas ideias ante os aspectos econômicos, sociais e políticos. Assim sendo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Otimistas.
II- Tecnocratas.
III- Realistas.
IV- Entusiastas.
(    ) Preparavam homens para conhecer a engrenagem que movia a sociedade.
(    ) Atentos à economia que norteava os investimentos na educação.
(    ) Profissionais da educação que primavam pela qualidade do ensino.
(    ) Grupo que influenciou o início da rádio educação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - I - II.
	 b)
	II - I - IV - III.
	 c)
	III - II - I - IV.
	 d)
	I - III - II - IV.
	7.
	Muitas são as expressões utilizadas para determinar a educação voltada para os adultos. Dentre elas, temos a Educação Popular, que está vinculada a programas sociais fora da instituição escolar, além de que atinge as camadas populares da sociedade. Assim sendo, analise as sentenças a seguir:
I- É oferecida em comunidades com índice de pobreza extrema.
II- A dimensão econômica é o tema mais aprofundado.