Buscar

APX1_Gestão2_Michelle (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nome: Michelle Oliveira De Souza Correia
	Matrícula: 19116080405
	Polo: Niterói
APX1 – 2020.2
DISCIPLINA: GESTÃO 2
Coordenação: Profª Elisangela da Silva Bernado
	Textos utilizados
Texto 1 – PNE 2014-2024: UMA REFLEXÃO SOBRE A META 19 E OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA de Elisangela Bernado e Amanda Borde
Texto 2 – POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: LIMITES E PERSPECTIVAS de Luiz Fernandes Dourado
Texto 3 – Política educacional, gestão e aprendizagem: por uma escola de qualidade de Sofia Lerche Vieira
Texto 4 – Profissão docente e gestão democrática da educação de Dalila Andrade Oliveira
	Todos os textos estão disponíveis na plataforma!!!!!!
Questão-única da APX1 – Gestão 2
Prezado estudante, ainda estamos vivendo um momento único e mundial com a pandemia do COVID-19 que nos afeta desde março. Desejamos que todos estejam bem e com saúde em seus lares!!!
Nesse contexto de adaptação, seja no cotidiano dos nossos lares como na vida acadêmica, aos desafios impostos pela pandemia, a nossa avaliação visa contextualizar e compreender tal momento relacionando com o conteúdo da nossa disciplina. Mas não podemos esquecer das nossas escolas, da forma como cada rede de ensino está se organizando para atender a carga horária e os dias letivos presentes na nossa LDBEN n. 9394/1996. 
Nesse sentido, a partir dos primeiros quatro textos da nossa disciplina, primeiro imagine e depois escreva se você é um diretor de escola pública ou privada e justifique a sua escolha (2 pontos). Em um segundo momento, descreva e reflita sobre os desafios de um gestor escolar (de escola pública ou privada) diante do atual contexto em que estamos passando da pandemia COVID-19 e do eminente retorno às aulas presenciais (4 pontos). Em um terceiro momento, relate os desafios enfrentados e as suas ações, enquanto gestor escolar, para dar conta das atuais demandas vivenciadas no contexto da escola (4 pontos). Não esqueça de dialogar com os autores dos quatro artigos listados acima!!! (Total da questão: 10 pontos)
Diante do atual contexto em que estamos vivendo e refletindo sobre os desafios que um gestor escolar deve enfrentar com o retorno eminente das aulas, vou me colocar no lugar da gestora da creche municipal em que trabalho. A creche atende crianças de 1 a 4 anos em período integral e fica no Município de Cachoeiras de Macacu. 
Primeiramente, desenvolver um trabalho de ensino a distância na Educação Infantil está totalmente fora do contexto das crianças, principalmente as crianças de creche, onde as atividades são totalmente lúdicas. Essas crianças precisam da ajuda de seus cuidadores, entretanto nem sempre ou quase sempre isso é possível, além disso essas crianças em sua grande maioria vivem em situação de vulnerabilidade, logo pode-se dizer que não disponibilizam de acesso à internet. 
Esse seria o maior desafio do gestor, como conseguir o auxílio necessário para esses alunos. Atendendo a recomendação da secretaria de educação do município a escola está enviando atividades remotas para as crianças, porém mais um desafio para a comunidade escolar (professores, coordenadores, orientadores, etc) é como adequar essas atividades ao aluno de creche.
O retorno às aulas trará novos desafios a nossa realidade, pois com um município onde a prefeitura não disponibiliza recursos adequados para a manutenção do ambiente escolar, salas de aula com apenas um ventilador, com números de alunos excedentes ao espaço físico, terá que se repensar como será esse retorno. 
Apesar de tanto se falar que a creche não é assistencialista, se houver um retorno em turnos esporádicos e diminuição dos alunos na sala, a gestão terá mais um desafio, que será o de fazer com que os pais que precisam da creche para trabalhar entendam a flexibilização desse horário.
Além disso como lidar com essas crianças no ambiente escolar, como fazer com que elas mantenham distância uma das outras?
Acho que esse retorno às aulas sem nenhuma segurança para professores, funcionários e alunos está totalmente fora de contexto.
Os gestores, não sei em outras cidades, mas nesse município em questão, não estão tendo nenhum tipo de formação ou treinamento para que esse retorno seja feito com segurança.
Fala-se tanto em gestão democrática, porém isso é só na tomada de decisões, pois se o que for decidido em acordo com a comunidade escolar, não der certo, a culpa cairá no gestor, mas o que mais preocupa professores, gestores e pedagogos no momento é como garantir o direito a aprendizagem dessas crianças.
Muito se cobra esse retorno às aulas, visto que muitas escolas particulares já voltaram com suas atividades, porém sabemos que a realidade de uma escola pública é totalmente diferente das privadas. 
Tem dois trechos no texto de Oliveira (2009) que fala que “os professores são os principais responsáveis pelo desempenho dos alunos”, porém nesse contexto em que estamos vivendo essa responsabilidade recairá também a família, como sempre deveria ser. 
Em outro ela enfatiza a cobrança que esses profissionais sobrem em ter que “desempenhar funções que estão além de suas capacidades técnicas e humanas”. Os professores tem que se reinventar e buscar respostas para tais situações. 
Fala-se tanto em políticas educacionais no Brasil, mas o que vemos é uma rede de ensino sucateada.
No texto Política Educacional, Gestão e Aprendizagem – por uma escola de qualidade para todos (2007), a autora enfatiza essas políticas voltadas para gestores educacionais. Há gestores que não tem sequer formação para trabalharem no sistema educacional. 
No PNE 2014 – 2024, a meta 19 fala sobre os desafios de uma gestão democrática desde 1990 que fala-se em deixar que a gestão escolar passe de caráter gerencialista à democrática, porém 30 anos se passaram e muitos municípios ainda não tem sequer uma eleição para diretores, resumindo esse caráter democrático fica mais no papel, em documentos que pouco se tem o acesso.
Por fim, antes de se pensar em um retorno, o governo precisa repensar se realmente as escolas tem capacidade para atender essas crianças e funcionários com segurança.
Boa Prova!!!
Equipe Gestão 2!!!

Outros materiais