A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
jogos teatrais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Jogos Teatrais - AV2
Jogos Teatrais - AV2
Questão 1
Nesse movimento, as emoções, têm sido definidas a partir de instintos, impulsos, sensações, percepções, estados corporais, expressões, motivos, necessidades e concebidas como sinais endógenos, processos fisiológicos ou orgânicos, manifestações corporais, descarga de energia. Se tomarmos, por exemplo, o campo da Antropologia ou da Sociologia, nos deparamos comum modo de compreender e investigar as emoções, com base na análise das manifestações expressivas e de seus significados sociais e culturais - é o caso de Lutz (1988) e Le Breton (2009), Elias (1994) e Reddy (2001). No campo da Biologia e da Neurologia, apesar de admitir-se cada vez mais a influência dos aspectos sociais e culturais, as manifestações e expressões são consideradas em seu significado essencialmente biológico, conforme Maturana (1998) e Damásio (2004), para citar alguns.
Com base no texto responda alternativa certa:
a) Nesse movimento as emoções são definidas pelas cargas de energia.
b) Nesse movimento, a partir de reflexos, são definidos impulsos, sensações, percepções, estados corporais, expressões, motivos.
c) A partir de instintos, impulsos, sensações, percepções, estados corporais, expressões, motivos, são definidas as necessidades e concebidas como sinais epistemológicos.
d) As necessidades epistemológicas são concebidas como sinais endógenos, processos fisiológicos ou orgânicos, manifestações corporais, descarga de energia.
e) Nesse movimento as emoções, têm sido definidas a partir de instintos, impulsos, sensações, percepções, estados corporais, expressões, motivos, necessidades e concebidas como sinais endógenos, processos fisiológicos ou orgânicos, manifestações corporais, descarga de energia.
Questão 2
A emoção humana, como um processo complexo que emerge historicamente na obra de Vygotsky, tem um estatuto diferenciado no psiquismo, podendo ser compreendida como: 'processo complexo que emerge historicamente'(Vygotsky, 1930/1999, p. 127); 'organizador interno de nosso comportamento' (Vygotsky, 1933/2004, p. 139); ?fortes motivações que influem em nosso comportamento? (Vygotsky, 1933/2004, p. 77); 'função da personalidade' (Vygotsky, 1933/2004, p. 214). Compreender a questão das emoções na obra de Vygotsky implica, como vimos defendendo, pensar no processo de constituição da personalidade e do sistema interfuncional e dinâmico, que caracteriza o psiquismo humano, na história e na cultura.
De acordo com a citação supracitada responda alternativa certa:
a) A emoção humana, como um processo complexo que emerge historicamente na obra de Vygotsky, tem um estatuto diferenciado no psiquismo, podendo ser compreendida como: 'processo complexo que emerge historicamente'.
b) A emoção humana, como um processo complexo que emerge psicologicamente na obra de Vygotsky, tem um estatuto diferenciado na legislação vigente.
c) A solidariedade humana, como um processo complexo que emerge historicamente na obra de Vygotsky, tem um estatuto parecido no psiquismo.
d) A emoção humana, como um processo complexo que emerge historicamente na obra de Vygotsky, tem um estatuto similar na zona de desenvolvimento proximal.
e) A razão humana, como um processo complexo que emerge historicamente na obra de Freud, tem um estatuto diferenciado no psiquismo.
Questão 3
Se a produção de signos e sentidos é extremamente relevante para compreendermos os processos psicológicos e a consciência humana, como argumentamos em outros trabalhos, Vygotsky ressalta o caráter dinâmico e dramático inerente ao processo de construção da personalidade humana, que se faz num processo dialético de interconstituição entre o individual e o social, o racional e o emociona. 'O drama realmente está repleto de luta interna impossível nos sistemas orgânicos: a dinâmica da personalidade é o drama' (Vygotsky, 1929/2000). Nesse sentido, assinalamos que Vygotsky levanta a hipótese de uma'?organização dramática do psiquismo humano' e busca explicar essa organização como resultante da dinâmica das relações sociais vivenciadas pelos indivíduos.
Leia o texto e responda a alternativa certa:
a) Vygotsky ressalta o caráter ético e estético inerente ao processo de construção da personalidade humana.
b) Vygotsky ressalta o caráter cômico e dramático inerente ao processo de construção da personalidade humana, que se faz num processo dialético marxista.
c) Vygotsky ressalta o caráter dinâmico e dramático inerente ao processo de construção da personalidade humana, que se faz num processo dialético de interconstituição entre o individual e o social, o racional e o emociona.
d) Vygotsky ressalta o caráter drástico e dramático inerente ao processo de construção da personalidade humana.
e) Vygotsky ressalta que a construção da personalidade humana, que se faz num processo intergeracional.
Questão 4
Para Vygotsky (1989), pela interação social, a criança tem acesso aos modos de pensar e agir correntes em seu meio. A cultura compartilha as formas de raciocínio, as diferentes linguagens (como a língua, a música, a matemática), tradições, costumes, emoções e muito mais. A utilização de instrumentos é uma característica essencialmente humana que possibilita maior domínio do meio e o desenvolvimento de habilidades específicas para utilizá-lo. Os signos elaborados pela cultura servem como instrumentos intelectuais que exigem do homem e lhe possibilitam uma diferenciação do pensamento em relação aos animais. Um dos pontos cruciais do desenvolvimento humano, que altera o curso de seu pensamento, é a conquista da fala.
Com base na citação responda alternativa certa:
a) Para Vygotsky (1989), pela interação social, a criança tem acesso aos modos de pensar e agir correntes em seu meio.
b) Para Vygotsky (1980), biologicamente, a criança tem acesso aos modos de pensar e agir correntes em seu meio.
c) Para Vygotsky (1970), pela interação social, a criança tem acesso aos modos de vida orgânica em seu meio.
d) Para Vygotsky (1990), pela interação fisiológica, a criança tem acesso aos modos de pensar e agir correntes em seu meio.
e) Para Vygotsky (1988), pela interação social, a criança tem acesso aos modos de pensar e agir em sociedades evoluídas, somente.
Questão 5
A criança começa a exercitar sua imaginação muito cedo e é importante, aponta Vygotsky (1930/2008), fomentar esta capacidade, pois é grande sua participação no desenvolvimento infantil. A atividade criadora da imaginação está diretamente relacionada à riqueza e diversidade das experiências vividas pelo sujeito, porque são estas que oferecem o material para a fantasia. Experiência não necessariamente direta com o objeto; ouvir relatos de fatos vividos por outras pessoas, descrições de objetos vistos por outros olhos ou escutar histórias de culturas distantes são também material rico para construir ideias. Para Vygotsky, a gênese do pensamento generalizante está no desenvolvimento da imaginação.
Leia o texto supracitado e responda a alternativa certa:
a) A criança começa a exercitar sua imaginação muito tarde, conforme aponta Vygotsky (1930/2008).
b) A criança começa a exercitar sua imaginação muito cedo e é importante, aponta Vygotsky (1930/2008), fomentar esta capacidade, pois é grande sua participação no desenvolvimento infantil.
c) A criança começa a exercitar sua imaginação muito cedo e não é importante, aponta Vygotsky (1930/2008), fomentar esta capacidade, pois não é grande sua participação no desenvolvimento infantil.
d) A criança começa a exercitar sua imaginação muito cedo e é importante, aponta Vygotsky (1930/2008), fomentar esta capacidade, pois é pequena sua participação no desenvolvimento infantil.
e) A criança começa a exercitar sua motricidade muito cedo e é importante, aponta Vygotsky (1930/2008), fomentar esta capacidade, pois é grande a necessidade desta na imaginação infantil.
Questão 6
A arte seria desse modo, um instrumento que integraria essas duas instâncias, uma forma de equilibrar o organismo ao meio. Os sentimentos provocados pela arte, seja fazendo arte ou apreciando-a, superam