A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
ESTUDOS DE LAZER- Projeto de Prática- Portifólio Ciclo 3

Pré-visualização | Página 2 de 2

de tradição africana,
 Jogos: jogo indígena Kalapalo: Ukigue Humitsutu, jogo-da-onça, tabuleiro, 5-marias, la morra e jogos e saberes de culturas diversas: indígenas e outros povos distintos.
CANAL 4: Jogos: queimada, pique-bandeira, jogo sensível- centopeia/ jogo do motorista, jogos de estafeta/gincanas, jogos cooperativos e situacionais múltiplos e tabuleiro e jogos de culturas diversas como o Toloi kunhugu (jogo indígena).
Circo: malabares- flower stick claves/ diabolô, pique-róla, trampolim, cambalhota, equilibrio
	
GINÁSTICA
	CANAL 1: Acrobacias e at. Circenses.
CANAL 2: Circuito.
CANAL 3: N/A
CANAL 4: Acrobacias e at. Circencenses .
	
LUTAS
	CANAL 1: Capoeira,
CANAL 2: N/A
CANAL 3:N/A
CANAL 4: Jogos de luta. Kabaddi e capoeira.
	
ATIVIDADES RÍTIMICAS E EXPRESSIVAS
	CANAL 1:Dança-de-roda, frevo, coreografia , free step , percursão, ritmos diversos.
CANAL 2: Dança recreativa.
CANAL 3: Brincadeira musical (desafio: bate essa massa), chocalhos, percursão 
corporal. Tamborês (brincadeira musical).
CANAL 4: Brincadeiras cantadas diversas.
	
CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO
	CANAL1: Atividade: mão-robótica. (entendendo a anatomia humana). 
CANAL 1/ 2/3/4:Vivencias múltiplas corporais possibilitando explorar e conhecer as limitações do corpo humano e desenvolver funções motoras e cognitivas, saúde renovada, bem-estar e desenvolvimento físico integral.
 
PROPOSTA DE AULA REMOTA:
 Com base em análise dos quadros 1 e 2 apresentados, os quais representam as atividades e possibilidades de cultura corporal para o lazer encontradas nos canais da plataforma: YouTube, podemos afirmar que as possibilidades são infinitas o que garante que todas as formas de atividades podem ser exploradas e vivenciadas, algumas requerendo apenas uma adaptação ou mais atenção para a segurança dos participantes da atividade como nos casos dos esportes de aventura, outro fator observável é a quantidade de jogos e brincadeiras que contem um acervo gigantesco e estão presente em todas as culturas de povos distintos, das mais diversas localidades e épocas.
 Para as propostas de aula foram selecionados as atividades: parkour (esporte de aventura) e a brincadeira: Toloi kunhugu- ou gavião, que é um jogo/brincadeira da cultura indígena dos povos Kalapalos da região do alto Xingú no estado do Mato Grosso.
	AULA : Parkour ou Percurso.
Ano/Turma: 5° ano ensino fundamental.
Duração: 2 aulas.
Objetivo: vivência de uma atividade de aventura, conhecimento sobre as limitações e possibilidades físicas, desenvolvimento motor e exploração e conhecimento do ambiente físico, autoconfiança, autonomia, criatividade, cooperação e a participação de todos.
Procedimentos Metodologicos: Aula1: previamente, discutir com os alunos sobre este esporte, sua história, a questão da segurança para esta prática exige atenção, portanto é preciso conhecimento prévio do professor para ensinar os movimentos seguros do parkour, podendo montar grupos em que o aluno que tenha mais facilidade ajude os outros que tenham dificuldades e selecionar obstáculos que sejam proporcionais a capacidade física dos alunos para transpô-los. Aula 2: Montar um circuito de percurso com obstáculos próprio do ambiente, podendo dentro do possível os alunos também utilizarem sua criatividade para propor novos obstáculos e novas maneiras de superá-los. Em grupos de alguns alunos, em que uns auxiliarão os outros caso tenham dificuldades na execução da atividade. A atividade é meramente participativa, não tendo vencedor nem perdedor, devendo ter a participação de todos.
Materias: Obstáculos naturais como escadas, corre-mão, muretas, meio-fio de calçadas, entre outros.
Espaço físico: Pátio escolar, praça ou parque.
Avaliação: Roda de dialogo sobre o que cada um achou da atividade, sugestões e quais as dificuldades encontradas. Avaliar a participação e cooperação dos alunos.
	AULA : Jogo /Brincadeira- Toloi Kunhugu ou Gavião. (CANAL 4)
Ano/Turma: 3° ano ensino fundamental.
Duração: 1 aula.
Objetivo: O objetivo da atividade é a participação lúdica de todos os alunos, a vivência de uma brincadeira que pertence a uma cultura diferente, cooperação e trabalho em equipe.
Procedimentos Metodologicos: fazer previamente marcações no solo em formato de círculos que caibam pelo menos 3 alunos com os pés dentro da circunferência, em locais espalhados e fazer um grande circulo ou aproveitar o desenho do circulo central da quadra poliesportiva, que deverá comportar todos os participantes dentro.
Através de sorteio se define uma pessoa que será o (Gavião), os outros participantes devem ser divididos em grupos de 3 alunos cada grupo, podendo cada grupo ser um tipo de pássaro diferente. Por exemplo: teremos numa sala de 28 alunos, 1 gavião e nove grupos de 3 alunos, podendo ser: (grupo das andorinhas, grupo dos beija-flores, grupo dos bem-te-vis...etc), ao iniciar a brincadeira todos deverão sair de seus ninhos e espalhar-se, enquanto que o gavião saí para tentar pegar os outros pássaros, quem for pego deve se deslocar até o ninho do gavião e lá permanecer até que alguém de seu grupo de pássaros venha lhe salvar e leva-lo de volta ao seu respectivo ninho, porém se nesse trajeto forem pegos, os dois devem retornar ao ninho do gavião, restando uma outra chance apenas de ser salvo pelo participante de seu grupo que ainda está livre. O jogo encerra-se quando todos forem pegos, podendo em outra possibilidade alternar o pegador e a formação dos grupos.
Espaço físico: Quadra poliesportiva ou pátio escolar.
Materias: Giz de lousa ou fita adesiva para a marcação de circunferências no solo onde serão os chamados: (ninhos), da brincadeira.
 Avaliação: Roda de dialogo sobre o que cada um achou da atividade, sugestões e quais as dificuldades encontradas. Avaliar a participação e cooperação dos alunos.
REFERÊNCIAS:
COLPAS,Ricardo Ducatti/RANGEL, Irene Conceição Andrade.CRC-JOGO/BRINCADEIRA I- BATATAIS,SP: CLARETIANO,2014.
MORSCHBACHER, Márcia/ SANTOS, Maria Eliza Gama. CRC-JOGO/BRINCADEIRA II- BATATAIS,SP: CLARETIANO,2014.
SILVA, Robson Amaral da.CRC- RECEAÇÃO E LAZER. Batatais, SP : Claretiano, 2014.
Programa Birigui Integral. Canal- YouTube, 02 nov. 2020.Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCZgbdIVQCifHFx3JZpgMlIQ Acesso em: 02 nov. 2020.
GEL Grupo de Estudos do Lazer. Canal- YouTube, 02 nov. 2020.Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=gel+grupo+e+estudos+do+lazer Acesso em: 02 nov. 2020.
Vivências em Lazer. Canal- YouTube, 02 nov. 2020.Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCuJ0sVGX1Fvm2jZSzsYAUdg Acesso em: 02 nov. 2020.
Canal Da Educação Física. Canal- You Tube, 02 nov. 2020.Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCB0ARgmpA9XbA2ddU0j1AkQ Acesso em: 02 nov. 2020.
___________________________________________________________________________

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.