Buscar

trabalho 3ª semestre

Prévia do material em texto

11
 (
CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
)		
 (
CRISTINA GOMES
FATIMA QUINTELA SANTANA
IZABELLY GOUVÊA ADAUTO ALVES
JONATAN LUIS CAETANO FERNANDES
MARIANA PACHECO PEREIRA
RENATA DOS SANTOS FIGUEIRA
STÉPHANI DE CARVALHO JESUS DOS SANTOS
)
 (
GESTÃO DE PROJETOS E A 
VIABILIDADE FINANCEIRA DE UM NEGÓCIO
:
Estudo de Caso: 
Lojas 
Calce Leve
)
 (
Petrópolis
2019
)
 (
CRISTINA GOMES
FATIMA QUINTELA SANTANA
IZABELLY GOUVÊA ADAUTO ALVES
JONATAN LUIS CAETANO FERNANDES
MARIANA PACHECO PEREIRA
RENATA DOS SANTOS FIGUEIRA
STÉPHANI DE CARVALHO JESUS DOS SANTOS
)
 (
GESTÃO DE PROJETOS E A 
VIABILIDADE FINANCEIRA DE UM NEGÓCIO:
Estudo de Caso: 
Lojas 
Calce Leve
)
 (
Trabalho de 
Ciências Contábeis
 apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Direito Empresarial, Microeconomia, Análise de Custos, Análise de Investimento e Fontes de Financiamento e Gestão de Projetos.
Orientador
es:
Alessandra Petrechi de Oliveira
Alexander Lu
í
s Montini
Cl
áudio Cé
sar Machado Moreno
Renato José
 da Silva
Valdeci da Silva Araujo
Tutor
a
: 
Vanessa Bon
fim da Silva
)
 (
Petrópolis 
2019
)
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	GESTÃO DO ESCOPO – Declaração do escopo	7
2.2	ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA	8
2.3	GESTÃO DE CUSTOS	8
2.4	ANÁLISE DE DEMANDA	9
2.5	GESTÃO DO TEMPO	10
2.6	DIREITO DO CONSUMIDOR	11
3	CONCLUSÃO	12
REFERÊNCIAS	13
INTRODUÇÃO
 Marilza em reunião com seus filhos,decide abrir três novas filiais para comemorar os 30 anos de aniversário da empresa. Serão duas novas lojas em Florianópolis e uma em Londrina. Essas filiais serão lojas de calçados voltadas exclusivamente para o público feminino. Para que isso aconteça deverão montar um gestão projeto. O que é projeto?
 Projeto é uma ação diferente de tudo o que já foi feito até aquele momento (ele é único), que tem recursos limitados para ser executado e um prazo para começar e terminar. Quer um exemplo? Quando você vai construir um cômodo novo na sua casa, essa situação é única, pois apesar de outros cômodos similares já terem sido construídos em muitas outras residências, eles não têm a mesma localização, o mesmo proprietário, as mesmas características, os mesmos construtores etc., certo! Além disso, você tem uma quantidade limitada de recursos (financeiros, de mão de obra,de materiais que serão utilizados etc.) para realizar essa construção, e esse novo espaço tem prazo certo para iniciar e terminar, pois ninguém vai ficar a vida inteira construindo um cômodo que não poderá ser usado (apesar de, muitas vezes, serem necessários ajustes no cronograma inicial, o cômodo será como projeto tem administração e estrutura administrativa próprias. A sim Marilza e seus três filhos vão ter que construir um projeto para suas três novas filiais para que veja o quanto de recurso vão precisar , mão de obra e o que vai ser usado para construção dessas lojas, para que não seja pegos de surpresa !
DESENVOLVIMENTO
 Para que possamos começar esse projeto das filias devemos, possuir um período de tempo específico, tendo uma data de início (por exemplo, 5 de fevereiro) e uma data para ser concluído (por exemplo, 20 de outubro).
Deve entregar um resultado único e inédito.
Possui um patrocinador, (quem fornece os fundos para a realização do projeto) que pode ser a própria empresa (pessoa), um banco, um consórcio etc.).
 Qualquer projeto envolve um grau de incerteza por ser um empreendimento independente e inédito.
Todo projeto tem um objetivo claro do que deve ser realizado, sendo definido em termos de produto final, cronograma e orçamento.
 Bom, até agora falamos o que é projeto da três filias . Porém, também se faz necessário que você compreenda o que não pode ser considerado um, pois o projeto deve ser mantido separado das operações rotineiras, já que é planejado, financiado e administrado como uma atividade distinta das tarefas do dia a dia, para que possa ser monitorado e controlado a fim de atingir um resultado específico. Além disso, um projeto pode ser encerrado quando as suas metas foram alcançadas, ou por decisão da empresa quando ela achar que o projeto não é mais viável, ou até mesmo por necessidades alheias à empresa, que motivam o projeto a não existir mais. As atividades rotineiras, por sua vez, não têm prazo para serem encerradas.
 Outro ponto que distingue um projeto de uma atividade corriqueira consiste em sua natureza e objetivos: a perspectiva de um projeto é rigidamente definida, limitada por tempo e por recursos, com objetivos específicos, enquanto que as atividades rotineiras estão ligadas aos objetivos do retorno de um investimento e às sobre vivência em longo prazo da empresa. Então esse projeto das filias tem inicio e fim (com um período para começa e terminar ). 
 Outros fatores que devem ser levados em conta também para o sucesso de um projeto? Como os projetos fazem parte da gestão estratégica da empresa, eles também devem ser avaliados pela forma como contribuem para atingir os resultados da organização de maneira geral (e não apenas sobre a eficiência de cumprir escopo, tempo e custo). Tais resultados podem aparecer tanto no curto prazo quanto podem ser alcançados apenas em prazos maiores.
 No curto prazo, por exemplo, a dimensão da eficiência do projeto é crítica para o alcance do sucesso, pois é a única que pode ser medida em termos concretos em tão curto espaço de tempo. No entanto, depois que o projeto é completado, a importância da eficiência do projeto é minimizada (depois que um projeto é finalizado, não importa muito se ele cumpriu com seus compromissos de prazo e orçamento) e dá-se importância maior para os aspectos de impactos sobre o cliente e a equipe. O sucesso comercial e direto aparece ainda depois, quando as vendas do produto/serviço de um projeto começam a trazer lucros para a empresa e, por último, a preparação para o futuro afeta a empresa apenas depois de vários anos, quando há uma clara visão se o projeto feito trouxe um avanço de tecnologia que será utilizado, de forma cumulativa, em outros projetos. Vale dizer que cada projeto abrange uma situação específica que tem dimensões de sucesso mais reais de serem alcançadas (nenhum conjunto de dimensões de sucesso serve a todos os projetos). Por exemplo, em um projeto de alto risco (como o desenvolvimento de um produto totalmente inovador), seu sucesso será medido pelo efeito comercial alcançado (quanto maior o risco, maior deve ser o retorno, para que um projeto tenha valido o esforço). Já em um projeto de risco reduzido (como a construção de um prédio similar ao que a construtora tinha feito meses antes), o sucesso será medido pela sua eficiência e satisfação do cliente (pois se ele fosse medido pela preparação para o futuro que trouxe, certamente, ele não seria bem avaliado, pois não desenvolveu novas tecnologias nem criou novas oportunidades de projetos).
Para continuar com esse projeto das três filias devemos fazer algumas analises .
Análise de mercado
Para saber o grau de aceitação por parte dos clientes, sazonalidade, o quão influenciado pela situação econômica é o negócio, entre outras premissas que possam influenciar na previsão de receita do projeto a ser avaliado, é importante saber como funciona o mercado do produto/serviço a ser empreendido.
Para fazer essa análise de mercado podem ser usados relatórios do setor de atuação, comparação de dados com projetos semelhantes (benchmark), pesquisas de mercado e dados da região em que o negócio estará inserido.
Projetar receitas, despesas, custos e investimentos (projeção de fluxo de caixa)
 Feita a análise de mercado, é hora de projetar a receita que será gerada nos períodos seguintes. Em geral, são feitas as projeções para 2, 5 e 10 anos após o início do projeto. É importante que o avaliador não seja muito otimista na sua projeção, usando dados mais realistas e de acordo com o mercado e investimentos a serem realizados.Com o crescimento das receitas, é natural que também cresçam as despesas e os custos envolvidos. Por esse motivo, também é importante os projetar. Além das receitas, custos e despesas, os investimentos ao longo do crescimento do negócio devem ser mensurados e projetados para que o empreendedor não tenha surpresas ao longo do projeto.
 As projeções feitas sempre devem mostrar os diferentes tipos de cenário: pessimista, neutro e otimista, sempre comparando-os e determinando aquilo que o avaliador acredita que seja mais próximo do real, tendo como base a análise de mercado feita anteriormente e premissas adotadas.
Análise dos indicadores
A Investidor já realizou diversos estudos de viabilidade econômico financeira
Apenas a projeção do fluxo de caixa do projeto não é suficiente para determinar sua viabilidade. O mais importante é analisar as variáveis de desempenho econômicos e financeiros citadas no início dessa página – VPL, TIR, Payback, TMA – e outras, dependendo do projeto que está sendo avaliado, como a necessidade de Capital de Giro.
 É a partir desses indicadores que será determinado se o projeto é ou não viável para o investidor, de acordo com suas expectativas e premissas. Como o resultado do Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira está diretamente atrelado às premissas usadas durante as projeções, é importante que a análise não fique tendenciosa e nem otimista.
 Apesar da empresa que você pretende investir ser um bom benchmark em seu mercado de atuação, está situada em um setor que depende muito do cenário macroeconômico do país e o cenário está ruim. Baseando-se em um crescimento baixo anual, o especialista em finanças realiza as projeções e chega à conclusão que o seu playback é muito alto, ou seja, você levaria muito tempo para recuperar seus investimentos. Isso faz com que o investimento seja arriscado, visto que quanto maior o tempo de retorno, mais imprevistos e mudanças no cenário projetado podem acontecer.
Após analisar os demais indicadores, o especialista considera que o seu projeto não está de acordo com o retorno que você esperava daquele investimento, considerando-o inviável ou apenas inapropriado para o momento. Esse estudo poupou um investimento ruim para sua empresa, apesar de parecer um bom negócio antes de fazer uma Análise Econômico- Financeira completa e aprofundada.
 Então para que Marilza e os seus três filhos consiga levar em frente esse projeto das três filias em frente devem levar em consideração essas analises Econômica,para que eles não seja pego de surpresas .
GESTÃO DO ESCOPO – Declaração do escopo
	a) Descrição do escopo do produto:
Abertura e inauguração de 3 novas filiais, para comemorar os 30 anos da empresa, 2 em Florianópolis é 1 em Londrina, especializadas em calçados femininos.
	b) Critérios de aceitação do produto:
Contratação de funcionários, montagem das lojas, vitrines, estoque, bufe de inauguração, câmeras de segurança, programa de gerenciamento de vendas e estoque, segurança para o dia da inauguração.
	c) Entregas do projeto:
Primarias: funcionários contratados, montagem das lojas dentro das especificações, vitrines compradas, estoques já nas lojas, câmeras de segurança e programas instalados, bufe de inauguração contratado, segurança contratado.
Secundarias: abertura das filiais nos respectivos órgãos, licença de funcionamento da prefeitura e bombeiros.
	d) Exclusões do projeto:
Não e de responsabilidade desse projeto a qualidade dos alimentos servido no bufe de inauguração, a qualidade dos produtos vendidos nas lojas, a qualidades dos programas contratados, pois a responsabilidade será do fornecedor.
	e) Restrições do projeto:
Verificar se toda a documentação está liberada, prefeitura, bombeiro, verificar a entrega do bufe e os garçons, so deixar entrar 50 pessoas dentro das lojas, verificar saídas de emergência.
	f) Premissas do projeto:
O bufe de inauguração começara a servir as 10:00hrs e terminara as 15:00hrs
O estacionamento para as lojas dos shoppings estará liberado para o dia da inauguração, verificação dos programas e câmeras de segurança as 8:30hrs antes da abertura das lojas.
ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA
	 Projeto 01
	1.000.000,00
	VPL
	R$: -123.714,76
	TIR
	5,84%
	PAYBACK
	DESCONTO MAIOR QUE 07 ANOS
	
	
	Projeto 02
	1.500.000,00
	VPL
	R$: 437.717,19
	TIR
	15,22%
	PAYBACK
	DESCONTO DE 5 ANOS, 11 MESES E 19 DIAS
	
	
	Projeto 03
	2.000.000,00
	VPL
	R$: 728.897,75
	TIR
	16,67%
	PAYBACK
	DESCONTO EM 5 ANOS, 8 MESES E 26 DIAS
 Após avaliar os três projetos utilizando a taxa sugerida de 10% pra taxa mínima de atratividade, podemos observar que os projetos 2 e 3, são os mais viáveis. Uma vez que a TMA é maior que os 10%. E como a Payback, significa o tempo de retorno do investimento e como os projetos 2 e 3 apresentaram um período que ficou menor de 6 anos, podemos concluir que o retorno será mais rápido com relação aos valores investidos.Enquanto a taxa do projeto 1 , apresenta-se menor que sugerido, analisamos que não teremos o valor recuperado no tempo estimado de 07 anos.
GESTÃO DE CUSTOS
 O controle de custos é essencial para fornecer as informações necessárias sobre a rentabilidade e desempenho das atividades da empresa. Além disso, essa gestão auxiliam no planejamento, controle e desenvolvimento das diversas operações da empresa. Sem dúvidas, ter um controle de custos eficiente se tornou uma medida certa para a manutenção da saúde organizacional de uma empresa. Quando mal feito, invariavelmente interfere nos resultados planejados e implica em possível queda de produtividade.
 Um bom controle depende de disciplina. Se sua equipe de gestão tiver a capacidade de analisar constantemente os procedimentos financeiros, detalhá-los em planilhas e registros organizados e souber pescar oportunidades de investimentos para que sua empresa possa crescer de forma sustentável, podemos chegar à conclusão que sua empresa está realizando um controle de qualidade.Com o objetivo de atender a expectativa da empresa Calce leve na comercialização da bolsa de couro envernizado, foi adquirido 8.000 unidades no valor total de R$ 253.920,00.
 As despesas provisionadas para o período estão distribuídas de acordo com a proporção em relação às receitas, que são: despesas administrativas 9%; despesas comerciais 12%; comissões 10%; tributos (ICMS, PIS, Cofins) 28,3%. A margem de lucro esperada é de 15%.
	Despesas (em %)
	Administrativas
	9%
	Comerciais
	12%
	Comissões
	10%
	Tributos (ICMS, PIS e Cofins)
	28,30%
	Total
	59,30%
markup (multiplicador) = 1 / 1 – (59,30% + 15%)
markup (multiplicador) = 1 / 1 – 74,3%
markup (multiplicador) = 1 / 0,257
markup (multiplicador) = 3,89
Preço de Venda Quantidade Total
Unidade R$ 126,48 8.000 R$ 1.011.840,00
Preço de Venda = Custo de aquisição (unitário) x markup (multiplicador)
Preço de Venda = R$ 31,74 x 3,89 = R$ 123,46
Custo de aquisição (unitário) = 253.920,00 / 8000 = 31,74
 O preço de venda calculado por meio do markup foi de R$ 123,46, portanto é indispensável que a empresa diminua seus custos para que não fique acima do praticado no mercado, e tenha preço competitivo.
ANÁLISE DE DEMANDA
 Análise de Demanda de uma filial de Empreendimento de Calçados Feminino tem o objetivo e avaliar e verificar a viabilidade financeira e econômica para a implantação de uma loja de calçados femininos.
 Para isso será realizado uma pesquisa onde será explorado e analisado o perfil sócio econômico dos clientes, com isso avaliar o processo de decisão de compra e opinião do público-alvo, com base no plano base da organização. 
 Com os resultados obtidos através da pesquisa, vamos verificar a aceitação para este novo empreendimento onde desta-se a busca dos possíveis clientes pelo conforto e exclusividade ao adquirir nossos calçados, assim atrair cada vez mais clientes para nossa organização. 
 Novos empreendimentos são importantes para o desenvolvimento da economia da cidade. Mesmo em tempos de crise, as oportunidades paranovos empreendedores são grandes, porém são poucos os que as percebem e tem as habilidades necessárias para vencer os desafios, desenvolver um diferencial competitivo para garantir o seu espaço no mercado, mesmo sendo filial essa dificuldade também aparece para o empresário. 
 O comércio varejista de calçados é um mercado em crescimento, porém, com à alta quantidade de concorrentes, é obrigatório ter um diferencial e adicionar valor ao produto para que mais uma loja tenha espaço no mercado. 
 A indústria de calçados está investindo cada vez mais na diversificação de modelos para com isso poder agradar a todos os gostos e atingir o mercado em todos os níveis possíveis, isso possibilita que os clientes troquem de calçados com mais frequência, assim é indispensável que os empresários estejam sempre ligados às novidades tecnológicas e tendências da moda, para que com isso as vendas cresçam cada vez mais. 
 Um o plano de negócios sendo desenvolvido com boa qualidade aumenta as chances de sucesso do empreendimento, pois viabiliza a compreensão e reflexão das necessidades criando bases sólidas para o modelo de estratégia estabelecida para monitorar o projeto 
 Uma pesquisa bem elabora tem como objetivo verificar vários pontos, tais como:
· Descobrir quem são os consumidor?
· O publico alvo a ser atingido?
· Quais as características dos clientes?
· Seus principais gostos?
· O que é mais procurado?
· Quem consome e usa o produto?
· Os diversos públicos a ser atingido?
· Quais os papéis de compra?
· Os consumidores estão expostos a que tipo de influências?
· Segmentação de mercado e suas características?
 
 Após analisar todos os pontos e possível criar uma estratégia e assim avaliar todos os pontos negativos e positivos do novo empreendimento e assim a chance de sucesso são maiores. 
 GESTÃO DO TEMPO
Atender as seguintes obrigações: (é preciso apresentar em forma de tabela):
(a) a duração total do projeto (ciclo de vida) será de 8 meses;
(b) o planejamento vai durar 1 mês;
(c) todas as três novas lojas precisam de reforma (adequações estruturais e pintura) e trabalho de arquitetura.
 A gestão do tempo em projetos e sua importância são incontestáveis, exigindo índices altos de acertos e que, portanto, as estimativas referentes às atividades fiquem dentro de margens de erro cada vez menores.
 Os atrasos na conclusão dos projetos são normalmente danosos aos mesmos, pois, além de quase sempre comprometer o custo, retardam a entrega dos seus produtos e, conseguintemente, a disponibilidade de iniciar a utilização dos mesmos e/ou entrarem em operação; sendo que, pode-se afirmar, genericamente, que o custo de um equipamento parado, sem produzir, é muito maior que o custo do gerenciamento do projeto para viabilizar a sua entrada em operação.
 O problema com o prazo de execução é que está essencialmente ligado uma “previsão” feita, que pode ser “prazo previsto”, “prazo estimado”, “prazo planejado”, etc. Estas previsões são feitas durante a fase de planejamento do projeto, ou seja, antes da execução efetiva do projeto. Sabemos que as “previsões”, como o próprio nome indica, estão sujeitas a não ocorrerem 100% da forma esperada e que, mesmo para os mais experientes planejadores, o acerto total é pouco provável de ocorrer.
DIREITO DO CONSUMIDOR
 Prezado cliente,
 Este termo tem como objetivo garantir pelo período de 20 (vinte dias), a contar da data de aquisição do produto e conforme condições descritas abaixo, a qualidade do produto contra defeitos de fabricação que venham a afetar a integridade física do produto. Para a melhor compreensão da abrangência desse termo, ficam descritas abaixo as condições desta garantia e as obrigações do cliente. Esse documento é parte integrante do sistema de vendas e garantia dos produtos comercializados pela CALCE LEVE . O material em garantia a ser reparado deverá ser enviado para a CALCE LEVE junto com este Termo de Garantia.
 Constatado o defeito, o Senhor Consumidor deverá imediatamente comunicar-se conosco onde será dada a orientação de como proceder, DURANTE O PRAZO DE GARANTIA AQUI PREVISTO
 CONDIÇÕES DE TROCA DE MERCADORIA
Troca sem defeito de fabricação:
 Apesar de não ter obrigação legal, a fim de um bom relacionamento com o consumidor, nós realizamos a troca do seu produto mesmo sem defeitos de fabricação observada as seguintes condições:
· Mediante apresentação deste certificado ou da etiqueta no prazo máximo de 20 (vinte) dias da compra;
· A troca do produto Constance será feita somente uma vez. (não trocamos produtos já trocados);
· O produto deverá estar etiquetado e não poderá ter sido usado;
· Produtos de Outlet ou em promoção, vendidos no estado em que se encontram, não geram direito a troca;
· A troca poderá ser realizada em qualquer loja da CALCE LEVE, desde que a loja venda o modelo e numeração do produto inicialmente adquirido (por exemplo, não é possível trocar sapato masculino em loja que não vende produto masculino). 
A troca sempre será feita com o preço do ato da compra
Produtos com defeito de fabricação:
 Caso seja constatado algum defeito de fabricação no prazo legal, leve seu produto na loja onde foi comprado com o respectivo certificado de garantia. A CALCE LEVE terá o período de 30 (trinta) dias, para avaliação do produto conforme Artigo 18 §1º do Código de Defesa do Consumidor.
 Caso identificado algum defeito de fabricação ou de matéria prima empregada, o produto será encaminhado à assistência técnica e será devolvido ao consumidor em perfeito estado de utilização. Caso não seja possível a reparação no prazo de 30 (trinta) dias, o consumidor terá direito a troca do produto ou restituição do valor pago ou abatimento proporcional do preço.
 Caso não seja identificado nenhum defeito de fabricação ou de matéria prima empregada o produto será devolvido ao consumidor na forma em que se encontra com um laudo da assistência técnica, uma vez que não há garantia legal para produtos com vícios decorrentes de má utilização e/ou conservação.
 Dentre outros, não são considerados defeitos de fabricação os seguintes itens se decorrentes de mau uso e/ou conservação por parte do consumidor:
· Desgaste 
· Após o uso houver desbotamento da cor e manchas devido ao contato com outros materiais, manchas de chuva, barro , poeira etc.
· Os sapatos que cedem ou que machucam os pés, por isto recomendamos experimentar os produtos 
· Danos causados pelo uso
· Forros rasgados devido a esforço incorreto 
· Problemas de odor e mau cheiro 
CONCLUSÃO
 É um esforço temporário empreendido para criar , serviço ou resultado exclusivo .Por suas características, tem que ter início, desenvolvimento e término bem definidos.
 Embora possam existir operações repetidas, cada uma acontece em tempos e ou condições diferentes, seja a situação econômica , clima ou outra condição que possa afetar ou alterar o andamento do projeto .
 Por exemplo ,prédios de escritórios podem ser construídos com matérias similares ou até pela mesma equipe, contudo, cada um é exclusivo, com diferentes concepção arquitetônica, matérias,fornecedores,etc.
 É muito importante que inícios e final fiquem bem definidos, podem durar um dia, um mês, anos ou décadas.
REFERÊNCIAS
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS ABAIXO
ARMELIN, Danylo Augusto. Direito empresarial. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015. 232 p.
PAES, Evandro Silva;VILGA, VaineFermoseli. Gestão de projetos. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 272 p.
PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 288 p.
RETAMIRO, Wiliam. Microeconomia. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 216 p.
STOPATTO, Mauro. Análise de investimentos e fontes de financiamento. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 248 p.

Continue navegando