A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
APOL Objetiva 1 Regular - FÍSICA E MATEMÁTICA ALGUMAS APROXIMAÇÕES

Pré-visualização | Página 2 de 3

com uma turma de 40 alunos. Após a correção da prova, o professor verificou que dez alunos acertaram as duas questões, 25 acertaram a primeira questão e 20, a segunda.
Quantos alunos erraram as duas questões?
 
Esse típico problema de matemática pode ser resolvido segundo a proposta de Resolução de problemas elaborada por Polya.
De acordo com Polya, assinale a alternativa que corrresponde à etapa inicial para a resolução desse problema.
Nota: 10.0
	
	A
	A compreensão do problema
Você acertou!
Isso diz respeito à Compreensão do Problema. De cordo com Polya, para compreender o problema devemos:
- Descrever as relações entre dados e incógnitas com notação adequada (pode usar figuras, diagramas ou esquemas)
- Fazer indagaçãoes: Qual é a incógnita? Quais são os dados? Qual é a condicionante?
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROMANATTO, Mauro Carlos. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 1, p. 299-311, maio 2012. p. 302.
Ver também os slides 25 e 26 da aula 5.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
	
	B
	Estabelecimento de um plano
	
	C
	  Execução do plano
	
	D
	Experimentação
	
	E
	Retrospecto
Questão 6/10 - Física e Matemática: Algumas Aproximações
“As metodologias ativas que tomam a problematização ou resolução de problemas como diretriz principal estão cada vez mais presentes nas práticas pedagógicas docentes, inclusive nos cursos de graduação. Em relação a essas perspectivas, é fundamental a compreensão do que seja um problema sob vários aspectos, principalmente, a concepção conceitual”. 
ROMANATTO, Mauro Carlos. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, no. 1, p. 299-311, mai. 2012. p. 301. 
De acordo com o livro-base Matemática e Física: aproximações, Relacione as afirmações a seguir aos respectivos autores.
I) Ter um problema significa buscar conscientemente por alguma ação apropriada para atingir um objetivo claramente definido, mas não imediatamente atingível.
II) Um problema inclui quebra-cabeças, labirintos e atividades envolvendo ilusões com imagens e considera que problemas devem possibilitar uma variedade de abordagens para a sua solução, não devem depender só de elementos conhecidos, mas conduzir à busca e descoberta de novas ideias e, em geral, envolvem desafios, diversões e também frustrações.
III) Um problema é algo que não sabemos fazer, mas que estamos interessados em fazer.
IV) Um problema é definido como qualquer tarefa ou atividade para a qual os estudantes não têm regras prescritas ou memorizadas, nem a percepção de que haja um método específico para chegar à solução correta.
V) Problema é uma questão cuja resposta desconhecemos e necessitamos conhecer. Para esse autor, o conceito de problema implica tanto a conscientização de uma situação de necessidade (aspecto subjetivo) como uma situação conscientizadora da necessidade (aspecto objetivo).
 
(  ) Polya (1978).
(  ) Van de Walle (2009).
(  ) Thompson (1989).
(   ) Saviani (2000)
(   ) Onuchic (1999) e Onuchic e Allevato (2004).
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	II – IV – V – I – III
	
	B
	I – IV – II – V – III
Você acertou!
Para Polya (1978), ter um problema significa buscar conscientemente por alguma ação apropriada para atingir um objetivo claramente definido, mas não imediatamente atingível.
Thompson (1989) afirma que um problema inclui quebra-cabeças, labirintos e atividades envolvendo ilusões com imagens e considera que problemas devem possibilitar uma variedade de abordagens para a sua solução, não devem depender só de elementos conhecidos, mas conduzir à busca e descoberta de novas ideias e, em geral, envolvem desafios, diversões e também frustrações.
Onuchic (1999) e Onuchic e Allevato (2004) apontam que um problema é algo que não sabemos fazer, mas que estamos interessados em fazer.
Van de Walle (2009) diz que um problema é definido como qualquer tarefa ou atividade para a qual os estudantes não têm regras prescritas ou memorizadas, nem a percepção de que haja um método específico para chegar à solução correta.
Em termos filosóficos, Saviani (2000) afirma que problema é uma questão cuja resposta desconhecemos e necessitamos conhecer. Para esse autor, o conceito de problema implica tanto a conscientização de uma situação de necessidade (aspecto subjetivo), como uma situação conscientizadora da necessidade (aspecto objetivo).
	
	C
	III – I – II – V – IV
	
	D
	IV – I – V – III – II
	
	E
	V – I – V – III – II
Questão 7/10 - Física e Matemática: Algumas Aproximações
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Nos livros de Física, as leis ou conceitos, geralmente, são expressos por meio de fórmulas matemática. Um exemplo é a fórmula matemática que representa a energia de um corpo e é dada por: E=12mv2E=12mv2 , sendo E – energia, m – massa e v – velocidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIETROCOLA, M. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Catarinense de Ensino da Física. v. 19, n. 1, p. 88-108, ago. 2002, p. 93.
De acordo com o livro-base Matemática e Física: aproximações, assinale a alternativa que corresponde à descrição correta da fórmula matemática mostrada acima.
Nota: 10.0
	
	A
	A energia do corpo depende da massa e da velocidade, sendo proporcional à massa e ao quadrado da velocidade.
Você acertou!
Comentário: Conforme mostra a fórmula: E=12mv2E=12mv2 , ou seja, E é função da massa e da velocidade do corpo e é proporcional à massa m e ao quadrado da velocidade v 
	
	B
	A energia do corpo é função da metade da massa e da metade da velocidade ao quadrado, sendo proporcional à massa m e ao quadrado da velocidade v.
	
	C
	A energia do corpo depende da massa ou da velocidade, sendo proporcional à massa m e à velocidade v.
	
	D
	A energia do corpo é uma função quadrática da velocidade, sendo metade da massa  a constante de proporcionalidade.
	
	E
	A energia do corpo é uma função independente e com constante de proporcionalidade igual ao produto da metade da massa pela velocidade ao quadrado do corpo.
Questão 8/10 - Física e Matemática: Algumas Aproximações
Leia o texto a seguir:
O tempo de ação máxima de determinado medicamento vem expressa na bula da maioria dos remédios, isto é, a meia-vida. Assim, considerando uma pessoa que tomou 100mg de certa medicação, sendo que na bula do tal remédio informava-se que após 6 horas de ingestão a medicação atingiria a concentração mais alta no sangue, represente o comportamento desta medicação após 6 horas. Que função expressa esse comportamento?[1] (SOARES et al, p. 64, 2014).
[1] Soares, Maria Rosana; Santos Junior, Guataçara dos; Pilatti, Luiz Alberto e Silva, Sani de Carvalho Rutz da. Modelagem Matemática: Aplicações das funções exponenciais em um curso de tecnologia. Experiências em Ensino de Ciências V.9, No. 3 2014. Disponível em: < http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID254/v9_n3_a2014.pdf >. Acessado em 23/07/2016.
Em relação à contextualização proposta no problema acima, assinale a alternativa correta
Nota: 10.0
	
	A
	A contextualização ocorre por meio da história da ciência.
	
	B
	A contextualização ocorre por meio do cotidiano.
Você acertou!
Segundo Dambrósio “O cotidiano está impregnado dos saberes e fazeres próprios da cultura. A todo instante, os indivíduos estão comparando, classificando, quantificando, medindo, explicando, generalizando, inferindo e, de algum modo, avaliando, usando os instrumentos materiais e intelectuais que são próprios à sua cultura.” (Dambrósio, 2001, p. 22) (p. 5)
	
	C
	A contextualização ocorre por meio da matemática.
	
	D
	A contextualização ocorre por meio da física.
	
	E
	A contextualização ocorre por meio da química.
Questão 9/10 - Física e Matemática: Algumas Aproximações
No artigo "A contextualização: uma questão de contexto", os autores apontam para uma dada situação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.