A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
AD1 BIOCEL II 20201

Pré-visualização | Página 1 de 1

AD1 BIOCEL II 2020.1				Nota: 6,5
Questão 1
É correto afirmar que os produtos dos cloroplastos são substratos para as mitocôndrias? Justifique sua resposta em até 300 caracteres. (3,0 pontos)
Sim. O produto QUAL? G3P da fotossíntese que ocorre nos cloroplastos dos organismos eucarióticos fotossintéticos são os açúcares, além do o oxigênio, considerado um subproduto. E para realizar os processos de quebra de compostos orgânicos, as mitocôndrias precisam de glicose. As mitocôndrias produzem CO2 que é utilizado pelos cloroplastos
1,5
Questão 2
A) Quais são as principais reações que ocorrem na membrana mitocondrial interna e que componentes desta membrana são responsáveis pelas mesmas? (2,0 pontos)
Fosforilação Oxidativa e a cadeia transportadora de elétrons. 
Na cadeia transportadora de elétrons, estão envolvidas moléculas e proteínas organizadas em complexos. Os carreadores de elétrons, NADH e FADH2,proveniente do Ciclo de Krebs, glicólise e oxidação do piruvato, transportam elétrons para a cadeia. No fim do processo obtêm-se um gradiente de prótons.
Formada pela cadeia transportadora de elétrons e quimiosmose, a fosforilação oxidativa ocorre na crista da membrana interna e é a última fase da respiração celular. Consome a energia contida nas moléculas de NADH e FADH2 (que capturam elétrons e hidrogênio) para a produção de ATP. O hidrogênio é transportado pela enzima ATP sintase localizada na membrana, gerando energia para a produção de ATP.
2,0
B) Cite duas das principais reações que ocorrem na matriz mitocondrial e que componentes deste compartimento são responsáveis pelas mesmas? (2,0 pontos)
Ciclo de Krebs e oxidação do piruvato.
Tanto o ciclo do ácido cítrico como a conversão de piruvato em acetil CoA ocorrem na matriz mitocondrial. A acetil CoA que provém da oxidação do piruvato, utiliza moléculas carreadoras – NADH e FADH2- para realizaar o transporte de elétrons, resultando na geração de ATP. O ciclo de Krebs, tem como função transferir energia para os piruvatos presentes na matriz mitocondrial, provenientes da glicólise.
Na matriz mitocondrial há um complexo enzimático composto por diversas subunidades. E irá agir sobre o ácido pirúvico. Piruvato é proveniente da oxidação da glicose no citosol da célula, que posteriormente irá produzir uma molécula de acetil-CoA e CO2. Além de reduzir NAD em NADH.
Beta oxidação de lipídeos
1,0
Questão 3- “Os peroxissomos são organelas citoplasmáticas de dupla membrana típicas de células vegetais, com formato de vesículas esféricas, responsáveis pelo armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio, mais conhecido por água oxigenada (H2O2), substâncias tóxicas para a célula, fonte de radicais livres”.
O trecho acima foi retirado do site https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/peroxissomos.htm
Com base nos seus estudos, critique os conceitos aí contidos. Justifique. (3,0 pontos)
Ao contrário trecho citado acima, os peroxissomos são organelas citoplasmáticas presentes nas células vegetais e animais, e fungos e protozoários contendo apenas uma membrana simples. Nas células vegetais são conhecidas como Glioxissomos. Sem relação com a questão, que era apenas para apontar e corrigir os erros São caracterizados por possuírem enzimas que oxidam moléculas, podendo degradar o peróxido de hidrogênio (H2O2) através da enzima catalase realiza a quebra essa substância. Obtendo a transformação do peróxido em H2O e O2
ESSES DOIS SÃO os dois erros mais importantes, mas existem outros:
Nem todo peroxissomo é esférico. A frase está sem sentido pois a última parte fica “solta”. O correto seria “enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio, mais conhecido por água oxigenada (H2O2), e também neutralizam substâncias tóxicas para a célula, fonte de radicais livres
2,0
.
Corrigido por Marcia Attias
Coordenadora
Nota: 6,5
Referências Bibliográficas
• https://repositorio.usp.br/item/001008984
• ATTIAS, M., Biologia celular I, v.3, ed. 3, pag. 90 – 159, Rio de Janeiro - Fundação CECIERJ, 2005.