Buscar

Avaliação final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento (PED11)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:648633) ( peso.:4,00)
	Prova:
	23501508
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Quando uma criança entra na escola, aprende a ler, escrever e falar de maneira correta, com suas regras e especificidades. Para muitas, o que aprendem neste momento é muito diferente do que estavam acostumadas, do que trouxeram consigo, de seu ambiente familiar. Diante disso, caberia à escola partir do que a criança já sabe. Cite cinco benefícios que esta postura de valorização da variedade linguística pode trazer aos alunos.
	Resposta Esperada:
Os alunos sentem-se valorizados pelo português que sabem e apenas acrescentam novos conhecimentos; que aprendem a não desrespeitar os colegas que falam diferente deles; que, convivendo com a diferença linguística, são capazes de ampliar suas formas de falar e de escrever; que, além de tudo isso, os alunos tomam consciência de que, pela língua, pode-se discriminar ou promover alguém e que, por fim, eles têm seu repertório de leitura e escrita ampliado.
	2.
	Ler e escrever requer uma tecnologia cuja aprendizagem depende de estabelecer a correspondência entre fonema e grafema, de saber pegar o lápis, de escrever da esquerda para a direita, entre outras habilidades. A prática desta leitura e desta escrita em situações de intercâmbio social é o que caracteriza o letramento. Com base no exposto, disserte sobre a origem deste termo.
	Resposta Esperada:
A palavra letramento é relativamente nova.
A palavra letramento surgiu para nomear o processo que acontece para além de aprender a ler.
O termo está fundamentado no domínio de competências de uso da leitura e da escrita.
Está relacionado ao processo de apropriação das práticas sociais de leitura e escrita. As noções de letramento permitem compreender que quando se ensina a ler e a escrever, ensina-se também um modo de pensar o mundo "por escrito".
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes