Buscar

Atividade com livro 'O macaco que calculava' para o Ensino Fundamental I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU 
Discente: Accácia Agness da S. Aciole
Disciplina: Metodologia do Ensino de Matemática
 ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
 O livro escolhido para realizar essa atividade foi: “ O macaco que calculava”, de Anna Flora, com ilustração de Cláudio Martins. Coleção “ Macaco Disse”, Editora Formato.
O presente livro retrata a história de alguns macacos que sempre se reúnem em uma roda de cálculos para tentar resolver problemas matemáticos. 
Essa literatura deve ser trabalhada em sala de aula de maneira lúdica para aprendizes do 1ª ano do Ensino Fundamental I. Com as crianças em roda o(a) professor(a) deve conversar inicialmente sobre o que será abordado no livro de forma introdutória, ressaltando que a matemática está sempre presente em nosso cotidiano.
Em seguida, dar início a leitura da história dando ênfase aos estímulos matemáticos apresentados. No decorrer da contação o(a) professor(a) deve focar na parte dos cálculos, pois é nesse período escolar que os aprendizes iniciam a fazer pequenos cálculos mentais e contas de adição e subtração. 
Para deixar as crianças curiosas e para que elas questionem-se e aprendam cada vez mais. A linguagem utilizada precisa ser clara e objetiva à medida que a narrativa for sendo contada o vínculo com a matemática vai crescendo. 
As crianças precisam sempre ser estimuladas e incentivadas a prática matemática, é preciso que o(a) professor(a) como mediador do conhecimento possa mostrar para as crianças que a matemática encontra-se em todos os lugares a nossa volta, sendo de fundamental importância para a vivência em sociedade, pois usamos ela em tudo, na receita de um bolo, na brincadeira de “Pula Corda” quando as crianças contam os pulos, no dinheiro para comprar um lanche na cantina, na dosagem de um medicamento, na construção de uma casa e tudo mais.

Continue navegando