Buscar

ATIVIDADE 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	O controle da contabilidade visa transformar todos os elementos patrimoniais em reais para dar uma medida única ao patrimônio. Esse controle é feito extinguindo o processo de contagem dos elementos patrimoniais e sua valorização, mas com o registro de cada transação de todos os eventos econômicos.
PADOVEZE, C. L. Manual de contabilidade básica : contabilidade introdutória e intermediária. São Paulo: Atlas, 2018.
 
O controle patrimonial dentro de uma empresa é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O ato de controlar seus direitos.
	Resposta Correta:
	 
O ato de controlar seus bens, direitos e obrigações.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: o controle patrimonial serve para controlar as obrigações da entidade e também seu conjunto de bens e direitos. Ele não pode ficar restrito a um aspecto, porque visa estudar a saúde financeira da empresa como um todo.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“[...] as demonstrações elaboradas a partir da contabilidade agregam um conjunto de conceitos pertencentes a ela, e que garante que estas demonstrações possuam maior poder preditivo, oferecendo melhores condições para a tomada de decisões. As informações contidas nestas demonstrações devem ser capazes de garantir uma grande qualidade aos tomadores de decisões.” (MALACRIDA; YAMAMOTO; PACCEZ, 2019, p. 78)
MALACRIDA, M. J. C.; YAMAMOTO, M. M.; PACCEZ, J. D. Fundamentos da contabilidade : a contabilidade no contexto global. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
 
Todas as demonstrações contábeis devem ser apresentadas a partir de alguns princípios, que garantem a idoneidade das informações contábeis. De acordo com o princípio da entidade: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os ganhos da empresa e de seus gestores não podem ser confundidos.
	Resposta Correta:
	 
Os ganhos da empresa e de seus gestores não podem ser confundidos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o patrimônio da empresa não compreende os ganhos dos gestores e administradores. As contas da instituição são independentes. O princípio que considera o futuro da empresa é o da continuidade; as demonstrações precisam ser elaboradas na moeda nacional, de acordo com o princípio do registro pelo valor original; o princípio da prudência é que determina o cômputo prudente.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“[...] O sistema Sped tornou obrigatório o envio da escrituração contábil no formato eletrônico definido pela legislação tributária federal para um único ambiente digital e governamental capaz de unificar as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos da escrituração contábil e fiscal dos empresários e das empresas jurídicas.” (HENRIQUE, 2016, p. 39)
HENRIQUE, M. A. Livros contábeis a escrituração contábil no atual cenário tributário . São Paulo: Trevisan Editora, 2016,
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma das grandes virtudes do sistema Sped, considerando o fluxo dos arquivos eletrônicos, é oferecer segurança jurídica aos usuários.
POIS
II. Criou-se no país as condições necessárias para fornecer garantia de autenticidade.
A seguir, assinale a alternativa correta:  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a informatização de processos é uma prática que vem ocorrendo em vários órgãos do governo. Naturalmente, a área fiscal, dado o seu caráter arrecadatório, também acabou por implementar uma série de processos e normatizações que possibilitam a informatização das ações. Com o Sped, o governo oferece segurança jurídica às empresas, pois todas as informações apresentadas por elas estão seguras juridicamente, uma vez que são identificadas e autenticadas.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O estudo da negociação no Brasil é relativamente novo; o tema não era explorado com maior profundidade até meados da década de 1980. Com a evolução da sociedade e os avanços tecnológicos desencadeados pela globalização, essa temática passou a ser amplamente pesquisada no país.
Os motivos que fazem uma organização negociar são:
I. Aspectos relacionados a sua força de trabalho.
II. Tirar vantagens indevidas em diferentes oportunidades.
III. Obter vantagens comerciais, como descontos, e adquirir produtos de melhor qualidade.
IV. Oferecer melhores condições aos seus clientes e efetivar a venda.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: há vários motivos que levam uma organização a negociar: entrar em um acordo com relação às condições e à remuneração da força de trabalho; fazer negócios vantajosos com fornecedores e clientes para obter melhores condições nas compras e vendas de serviços e mercadorias etc.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os profissionais da contabilidade devem se preocupar em atender aos anseios da sociedade, às necessidades de informações que os usuários possuem e também precisam adotar uma postura ética no desempenho de todas as suas funções.
Entre os princípios contábeis, temos o denominador comum monetário, o qual:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Diz que a contabilidade deve ser feita em uma única moeda e que todos os itens devem ser avaliados por ela.
	Resposta Correta:
	 
Diz que a contabilidade deve ser feita em uma única moeda e que todos os itens devem ser avaliados por ela.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: de acordo com o princípio do denominador comum monetário, a contabilidade deve ser elaborada utilizando-se de uma única moeda, a partir do qual todos os itens devem ser avaliados.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Definir o preço para a comercialização de um produto ou serviço é bastante complicado e extremamente importante. O valor arrecadado deve cobrir os custos da compra dos itens, ajudar nas despesas do negócio e ser uma fonte de lucro. Entre as muitas estratégias para a precificação de produtos e serviços, a pesquisa de preços é uma das mais utilizadas, mas requer cautela.
A respeito desse tipo de precificação, julgue as alternativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) Ela não pode negligenciar as particularidades de cada negócio.
II. (   ) Tem como base os custos envolvidos na produção de um item ou na prestação de um serviço.
III. (   ) Estuda o mercado para oferecer preços competitivos.
IV. (  )  Usa uma fórmula que parte do custo inicial do produto e soma as despesas fixas com o lucro desejado.  
A sequência correta é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a pesquisa de preços é bastante utilizada por empresas de todos os ramos. Para precificar produtos e serviços, a entidade estuda os valores praticados pela concorrência, de modo a ter um parâmetro em que se basear. No entanto, como cada organização tem uma dinâmica diferente e uma série de particularidades, precisa estudar o seu cenário no momento de instituir seus preços.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	As características qualitativas fundamentais da informação contábil são importantes para garantir que seu usuário tenha certeza de que ela foi gerada com qualidade e também com a máxima segurança. As demonstrações contábeis devem ser adequadamente preparadas para permitir que os usuários das informações possam tomar as melhores decisões. 
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A representação fidedigna pode ser compreendida a partir de três atributos principais.
POIS
II. A informação contábil gerada por uma organização deverá ser completa, neutra e também livre de erros.
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta
Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a asserção I é verdadeira, uma vez que a representação fidedigna é uma das mais importantes características qualitativas da informação contábil, considerada fundamental à contabilidade. A asserção II também é verdadeira e justifica a afirmativa I porque, para uma informação ser fidedigna, ela deve ser neutra, livre de erros e precisa ser completa.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	Os princípios contábeis são fundamentais para o desenvolvimento da contabilidade no Brasil; conhecê-los ajuda no emprego das bases contábeis no dia a dia da organização. Os contadores devem observar tais princípios para que possam realizar todas as operações e atividades, com o apoio de informações para a tomada de decisões.
Quais são os princípios que, devido à sua importância, são considerados postulados da contabilidade?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O princípio da realização da receita e o da confrontação da despesa.
	Resposta Correta:
	 
O princípio da entidade contábil e o da continuidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: a teoria contábil e as regras atuais não consideram como postulados contábeis os princípios do custo histórico, o princípio da realização da receita e confrontação das despesas, o princípio do denominador comum monetário e o princípio da essência sobre a forma. São considerados postulados da contabilidade apenas os princípios da entidade contábil e da continuidade.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O setor de saúde possui como item principal do componente de seus custos a mão de obra. Mesmo com os investimentos necessários em infraestrutura, equipamentos e matéria-prima, ainda são as pessoas que representam os principais gastos. A mão de obra se divide em direta e indireta.
Em uma clínica, a mão de obra direta compreende os funcionários que trabalham em setores como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Fisioterapia, atendimento de urgência e emergência.
	Resposta Correta:
	 
Fisioterapia, atendimento de urgência e emergência.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a mão de obra direta está relacionada ao serviço ou produto que é ofertado pela organização. No caso de uma clínica, entre os setores listados, os que possuem relação com a mão de obra direta são: fisioterapia, atendimento de urgência e emergência.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Algumas pessoas acreditam que as habilidades para negociação são inatas, não podendo ser aprendidas e desenvolvidas. [...] isso é absurdo, pois não existe nenhum gene especial para a negociação. Quando se deparam com a evidência de que outros são capazes de fazer algo que eles não podem (como negociar), algumas pessoas tentam denegrir essa habilidade que lhes falta, dizendo que negociar é uma maneira duvidosa de fazer negócios.” (MARTINELLI, 2015, p. 25)
MARTINELLI, D. P. Negociação empresarial : enfoque sistêmico e visão estratégica. Barueri: Manole, 2015.
 
Analise as afirmativas a respeito das origens relacionadas ao poder, uma característica básica da negociação.
I. O poder em uma negociação pode ser originado por questões pessoais ou circunstanciais.  
II. Poderes pessoais são aqueles derivados das características inatas das pessoas.  
III. Conhecimentos e habilidades são tipos de poderes circunstanciais que uma pessoa pode apresentar em uma negociação.   
IV. Os poderes que surgem de acordo com cada situação são considerados circunstanciais.  
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: o poder pode ser derivado de condições específicas, como as conjunturas pessoais, que são: os conhecimentos, as habilidades e as características inatas e naturais dos indivíduos. O poder também pode ser originário de condições circunstanciais, as quais, por sua vez, podem ter como fonte uma situação particular de que a negociação é derivada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais