Buscar

contabilidade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	André Luiz Prates (1987059)
	
	Disciplina:
	Contabilidade Financeira (GFI13)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:649490) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22154907
	Nota da Prova:
	3,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Top of Form
	1.
	As empresas que adotam o Lucro Real como forma de apuração do lucro possuem obrigação de manter o controle de seus estoques. O controle dos estoques, para fins de atender à legislação, deve ser elaborado periodicamente. Considerando a obrigatoriedade de controle dos estoques pelas empresas optantes pelo Lucro Real, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O valor do estoque final pode ser abatido do valor do Imposto de Renda a pagar auferido no final do exercício.
(    ) O estoque será apurado apenas naqueles meses em que a pessoa jurídica auferir lucro contábil.
(    ) Se a empresa apura o Imposto de Renda trimestral, deve avaliar seus estoques trimestralmente.
(    ) A Pessoa Jurídica que mantém inventário permanente pode avaliar seus estoques pelo custo médio ponderado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	Entre operações de compras e vendas com as empresas, estas podem obter descontos por ocasião da quitação de uma duplicata (neste caso, um desconto obtido de um fornecedor) em função de uma situação preestabelecida, como: obter desconto de 2% com pagamento até determinada data. Esse tipo de procedimento está relacionado a:
	 a)
	Descontos Financeiros.
	 b)
	Descontos de Geração de Caixa Operacional.
	 c)
	Descontos de Resultados Futuros.
	 d)
	Descontos de Vendas.
	3.
	A empresa deve registrar todas as movimentações do controle dos estoques de mercadorias. Entretanto, podem haver situações que alteram o valor original que consta na nota fiscal. Dentre alguns fatos que alteram os valores das compras, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Devoluções de compras ou compras anuladas (total ou parcial): devem ser baixados da conta Imobilizado.
	 b)
	Despesas acessórias: fretes e seguros quando estão a cargo do destinatário. Estes valores são acrescidos à conta Estoque.
	 c)
	Descontos ou abatimentos incondicionais que constem na própria nota fiscal de compra: é registrado o valor bruto, já descontados os abatimentos incondicionais.
	 d)
	Valores de entrada que foram levantados de acordo com o orçamento anual da empresa.
	4.
	As empresas necessitam realizar o controle dos seus estoques, com o objetivo de viabilizar a geração dos seus resultados operacionais, com a geração do caixa. Esse controle de estoque é importante para assegurar melhor controle interno e garantir melhores resultados futuros. Com relação ao controle de estoques, sobre como é efetuada a verificação pelo método de Inventário Periódico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ocorre o Inventário Periódico quando as vendas são efetuadas sem um controle paralelo do Estoque e sem um controle do Custo das Mercadorias Vendidas.
(    ) Ao realizar a apuração do resultado obtido com a compra das mercadorias, deve-se apurar o levantamento físico das mercadorias para avaliação do Estoque de Mercadorias existente naquela data e, pela diferença entre o total das Mercadorias Disponíveis para Compra durante esse período e o Estoque Final, obtém-se o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) deste período.
(    ) No caso da "Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)", este é considerado um exemplo de Inventário Periódico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	5.
	O Controle de Estoque é fundamental para a segurança do controle interno da empresa, compreendendo o registro, fiscalização e controle de entrada e saída de mercadorias e produtos. Existem os Métodos de controle PEPS, UEPS e Média Ponderada Móvel. No que diz respeito aos Métodos de Controle, analise as afirmativas a seguir:
I- No controle de estoque PEPS, segue o critério de que "O primeiro que entra é o primeiro que sai". À medida que ocorre a venda, é necessário baixar do estoque as primeiras compras, vendem-se primeiro as primeiras unidades compradas.
II- O controle de estoques PEPS, UEPS e Média seguem o critério de média de valores e quantidades.
III- No método UEPS, segue o critério de que "O último a entrar é o primeiro a sair".
IV- O método Média Ponderada Móvel é efetuado pelo custo médio, evitando-se o controle de preços por quantidades de entrada de produtos no estoque.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	6.
	A identificação do custo das mercadorias ou produtos vendidos nas organizações é de fundamental importância para a identificação do preço de venda adequado. Entende-se a necessidade de amplo conhecimento da atividade que se desenvolve para a composição adequada do custo. Com relação aos dois métodos de apuração do custo das mercadorias ou produtos vendidos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Inventário do consumo realizado por processo e inventário permanente.
	 b)
	Inventário estatístico de vendas e o inventário permanente.
	 c)
	Inventário periódico e inventário permanente.
	 d)
	Inventário periódico e inventário de redução de estoques.
	7.
	As empresas adquirem bens para o imobilizado com o objetivo de melhorar o processo produtivo, porém esses bens (tangíveis) sofrem a perda do valor ao longo do seu uso que se chama depreciação, que é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem, que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil. A depreciação se aplica no caso dos bens que compõem o ativo permanente da empresa, aqueles que foram adquiridos com a expectativa de serem usados por mais de um ano. Com relação aos fatores que causam a depreciação, analise as afirmativas a seguir:
I- Causas mercadológicas: os bens vão perdendo sua eficiência funcional, em decorrência do mercado onde a empresa atua, pois o imobilizado deve estar adequado com os fatores da produção no país onde a empresa se localiza.
II- Causas funcionais: os bens perdem sua eficiência funcional, ou seja, capacidade de geração de caixa à medida que são superados tecnologicamente (atualmente há um largo avanço tecnológico que contribui para a necessidade da substituição imediata dos bens).
III- Causas excepcionais: nesse caso, os bens perdem a capacidade de geração de caixa em função de possíveis acidentes, incêndios, tempestades. Isso é em decorrência de fatores que fogem ao controle humano.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	8.
	Podem ocorrer negociações entre a empresa e seu cliente de forma que determinado valor da venda gerada seja reduzido na próxima operação comercial entre elas. Esse procedimento não gera circulação de mercadorias, caracterizando a simples devolução desses produtos. Neste caso, o que a empresa está realizando?
	 a)
	Abatimento sobre as Receitas das Aplicações Financeiras Geradas.
	 b)
	Abatimento sobre a Estrutura Econômica dos Ativos da Empresa.
	 c)
	Abatimento sobre Vendas.
	 d)
	Abatimento sobre Compras.
	9.
	É através do controle dos estoques que a empresa garante a segurança nos registros das movimentações das mercadorias. O controle dos estoques pode ser efetuado de diversas maneiras, devendo, porém, respeitar algumas obrigatoriedades definidas na legislação. Considerando os métodos de controle dos estoques, classifique Vpara as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) UEPS ? é utilizado gerencialmente e efetua a baixa das primeiras unidades registradas no estoque, quando ocorre a movimentação.
(    ) PEPS ? quando ocorre uma movimentação nos estoques, deve ser baixada primeiro a mercadoria registrada por último.
(    ) Independente do método de controle dos estoques utilizado, o custo final será sempre o mesmo.
(    ) Média Ponderada Móvel ? utiliza-se o valor médio calculado para o produto movimentado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	Há ocasiões em que a empresa concede determinados descontos comerciais, sem que ocorra uma determinada condição que o gere ou que estabeleça esse desconto. Isso ocorre por algum tipo de prêmio ou bonificação esporádica ao cliente. Esse tipo de desconto está relacionado a:
	 a)
	Descontos Condicionais Recebidos.
	 b)
	Descontos Incondicionais Recebidos.
	 c)
	Descontos Condicionais Concedidos.
	 d)
	Descontos Incondicionais Concedidos.
Bottom of Form

Outros materiais