A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
APX1 2020 2 Fund III

Pré-visualização | Página 1 de 1

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial Adaptada 1 (APX1) – 2º SEMESTRE / 2020
Disciplina: Fundamentos da Educação III - História da Educação
Coordenador: Prof. Ramofly Bicalho dos Santos
Nota: 10,0
1ª questão: (4,0 pontos)
Destaque dois fatos relacionados à História da Educação no Brasil Império e justifique sua escolha.
Vinda da corte para o país
Que só se ocorreu séculos após o descobrimento, a chegada da Família Real impulsionou um investimento na educação. Como surgimento da Biblioteca Nacional, alguns cursos como Desenho Industrial, melhorias realizadas para preparar academicamente os filhos da nobreza. 
Legislação Educacional
Após séculos foi implementada uma das primeiras leis de cunho exclusivo da educação, que abrangia escolas de primeiras letras (ensino fundamental), de cunho liberal, não havendo distinção de sexo, onde as meninas também poderia usufruir do ensino (economia doméstica). 
2ª Questão: (4,0 pontos)
Com base na leitura do texto O IMPÉRIO E AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL (1822-1889) e demais artigos pesquisados sobre a Educação no Império, comente a citação a seguir:
 “Em 1879, a reforma de Leôncio de Carvalho instituiu a liberdade de ensino, o que possibilitou o surgimento de colégios protestantes e positivistas. Em 1891, Benjamim Constant, baseado nos ensinamentos de Augusto Comte, elaborou uma reforma de ensino de nítida orientação positivista, defensora de uma ditadura republicana dos cientistas e de uma educação como prática neutralizadora das tensões sociais”. (NASCIMENTO, 2008).
Com a chegada da corte no Brasil, foram instituídas algumas Academias com fim de formação acadêmica de cursos superiores. Com a reforma de Leôncio de Carvalho, também conhecida como Reforma do Ensino Livre, foi possível a instituição de escolas positivistas e protestantes. 
Benjamim Constant, fundador da República, tinha como base os ensinamentos positivistas deixados por Augusto Comte, pôde elaborar uma reforma de cunho positivista, cuja finalidade era defender a ditadura republicana dos cientistas da época, no qual o ensino científico deveria ter uma certa prioridade. Também tinha como objetivo acabar com a desigualdade do ensino no país, e promover uma educação que extingue as tensões sociais.
3ª Questão: PUC-PR (1,0 ponto) 
Instalado em 1822, o Império do Brasil encontrou dificuldades no reconhecimento de sua Independência por parte dos Estados europeus. Essas dificuldades existiam devido:
a) ao fato de o Brasil ter pesadas dívidas em várias capitais europeias.
b) ao fato de ter estabelecido a forma monárquica de governo.
c) à sua própria organização interna, pois a Constituição de 1824 afastava o voto direto, secreto e universal.
d) à política reacionária e antinacionalista definida no Congresso de Viena e praticada por várias potências europeias.
Resposta correta: Alternativa D
4ª Questão: UFPE (1,0 pontos):
Processo político de emancipação do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especiais, dentre as quais é correto assinalar:
(a) A presença de D. Pedro I, como regente do trono, estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico.
(b) As primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se “Juntas Constitucionais”.
(c) A Revolução do Porto, fundamentada em ideias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.
(d) Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política brasileira.
Resposta correta: A
Boa avaliação.