Buscar

AD2 FUNDAMENTOS II 2020-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio Cursos de Licenciatura - UFRRJ / CEDERJ 
 Fundamentos da Educação II para as Licenciaturas - UFRRJ 
AD2 (2020-1) 
Coordenadora: Profª. Sílvia Maria Melo Gonçalves 
 Nota: 10,0							
1ª QUESTÃO: (5,0) 
 
Faça um texto, de até duas laudas, conceituando aprendizagem e destacando a importância da motivação para este processo. 
 
	 A aprendizagem é extremamente importante na sociedade pois trata-se de um processo de revolução envolvendo experiências físicas, comportamentais ou ideológicas. Atuando no desenvolvimento do indivíduo, desenvolvendo suas habilidades, assim como mudanças de comportamentos para que o mesmo possa lidar com a realidade externa.
Quando o processo de aprendizagem é aplicado automaticamente, o mesmo desencadeia uma mudança. Que irá se refletir na alteração do comportamento observável e atitudes do indivíduo. 
	É um processo que pode ocorrer de diversas formas, seja ela formal, não formal, ou informal. E pode ser influenciada por alguns fatores como ambientais, socioeconômicos, afetivos, físicos, etc. A aprendizagem formal se dá através da relação professor-aluno em instituições de ensino, onde o aluno contará com as instruções de um corpo docente capacitado para partilhar seus conhecimentos de forma organizada em um determinado período de tempo.
	Segundo o pensamento empírico, muito defendido por John Locke, o homem adquire conhecimento ao longo das experiências vivenciadas por ele, e é a partir da aprendizagem que nos tornamos humanos. Indo contra o pensamento inatista, teoria que afirma que as ideias são provenientes desde o nascimento. No processo de aprendizagem, sabemos que há uma construção contínua de conhecimento. Assim como, sofrerá constantes mudanças, sofrendo construções e reconstruções, continuamente.
	Atualmente, os alunos estão inseridos em uma nova modalidade de aprendizagem que pode ser encontrada nos campos virtuais. Onde contam com uma atmosfera repleta de opções e diversas fontes de saber. Com isso o aluno adquire mais autonomia durante processo de aprendizagem. Ao passo que o corpo docente precisa se adaptar as revoluções que campo da educação vem sofrendo com o tempo. 
2ª QUESTÃO: (5,0) 
Faça um texto, de uma a duas laudas, explicando o que significa adaptação, para Piaget. 
	Piaget, que sempre foi influenciado pelas teorias evolutivas, em seus estudos sempre buscou entender como as pessoas adquirem conhecimento sobre o mundo gradualmente. O conceito de aprendizagem abordado por Piaget refere-se oposto ao inatismo e a experiência sensível. Tratando-se de uma construção mediante a interação com o meio, o que exige adaptações do indivíduo. Onde o conhecimento se renova continuamente a cada novidade, em um percurso evolutivo.
	O homem desde o nascimento vem construindo as estruturas para uma boa adaptação passiva ao meio em que vive. O autor afirma em seus estudos, que as pessoas têm a necessidade de aprender para se manter em equilíbrio com o ambiente. Em sua teoria ele afirma que o crescimento cognitivo se dá acomodação e assimilação, que podem ser considerados mecanismos que auxiliam no desenvolvimento. 
	Piaget, denominou “construtivismo sequencial”, o processo de construção da inteligência que ocorre em etapas sucessivas. E para que ocorra adaptação e desenvolvendo é preciso que haja equilíbrio entre a assimilação e acomodação.
Referências Bibliográficas:
	Oliveira, Eloisa da Silva Gomes de. Psicologia da educação: v. 2 / Eloisa da silva Gomes de, Marize Bezerra Jurberg. – Rio de Janeiro : Fundação CECIERJ, 2012. 292p. ; 19 x 26,5 cm. 
	MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999

Outros materiais