A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
43 pág.
EXERCICIOS

Pré-visualização | Página 2 de 11

sobre o desenvolvimento do conceito de Cultura:
I.              Para entender a obra de E. Tylor, por exemplo, é necessário compreender a época em que viveu e consequentemente o seu background intelectual. O seu livro foi produzido nos anos em que a Europa sofria o impacto da Origem das espécies, de Charles Darwin, e que a nascente antropologia foi dominada pela estreita perspectiva do evolucionismo unilinear.
II.             A década de 60 do século XIX foi rica em trabalhos de orientação evolucionista. Uma série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade.
III.            Por detrás de cada um destes estudos evolucionistas, predominava a ideia de que a cultura se desenvolve de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas "sociedades mais avançadas".
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I.
b. I e II.
c. II e III.
d. I e III.
e. I, II e III.
Questão 2
Texto da questão
A humanidade sempre teve curiosidade de compreender seu próprio comportamento, suas motivações e seus significados. No entanto, o projeto de fundar uma ciência que estudasse os humanos, é muito recente.
Analise as afirmações a seguir sobre as origens da Antropologia:
I.              As primeiras reflexões antropológicas acontecem durante as explorações europeias ao redor da Terra. Buscando territórios que pudessem dominar e explorar comercialmente, os renascentistas exploram lugares desconhecidos e começam a elaborar reflexões e discursos sobre os habitantes que povoavam aqueles lugares.
II.            As primeiras observações e os primeiros discursos disponíveis sobre os povos ”distantes”, provém de duas fontes principais, que são as reações dos primeiros viajantes, formando o que habitualmente chamamos de ”literatura de viagem”, e os relatórios dos missionários que acompanhavam a colonização europeia.
III.           A questão relevante colocada na época, e que nasce desse primeiro confronto visual com as diferenças, é sobre se aqueles que acabaram de ser “descobertos”, pertencem à humanidade ou se são seres de outra espécie? O critério de julgamento, na época, era religioso, e se tratava de saber se aqueles “selvagens” tinham alma.
IV.          A literatura de viagem era composta por narrativas acerca das experiências, descobertas e reflexões de um viajante durante seu percurso exploratório. Geralmente ilustra as pessoas, os eventos e aquilo que o autor vê ou sente, quando se encontra num país estrangeiro ou em lugar estranho.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II.
b. III e IV.
c. I, III e IV.
d. II, III e IV.
e. I, II, III e IV.
Questão 3
Texto da questão
Além das primeiras análises evolucionistas sobre a Cultura, ocorridas na infância teórica da Antropologia, outras teorias passaram a ser desenvolvidas por diferentes antropólogos europeus e americanos. Analise as afirmações abaixo sobre as outras teorias antropológicas da Cultura:
I.              Há as teorias que consideram a Cultura como um sistema adaptativo, ou seja, um meio que permite ao homem adaptar-se da melhor maneira ao ambiente em que vive
II.            Há os antropólogos que consideram a Cultura como sistema cognitivo. Os que defendem essa perspectiva teórica acreditam que a Cultura é um sistema de conhecimento: "consiste em tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade."
III.           Há a abordagem que considera a Cultura como um sistema estrutural, ou seja, define cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana.
IV.          Há também os autores tributários desta tradição sócioantropológica fundamentada nos escritos de Mauss (1981) nos permite reconhecer as limitações destas formas de produção de laços societais amparados na impessoalidade, que vai além da polarização constituída pelo espectro direita x esquerda.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, III e IV.
b. I, II e III.
c. I, II, III e IV.
d. I e II.
e. III e IV.
Questão 4
Texto da questão
No século XVIII inicia-se uma parceria entre viajantes e filósofos; os viajantes (entre eles, nomes famosos como Cook, Bougainville, La Condamine) realizavam o que na época eram chamadas de ”viagens filosóficas”, precursoras das nossas missões científicas contemporâneas. Os filósofos (entre eles, os famosos Buffon, Voltaire, Rousseau, Diderot) “iluminavam” os relatos dos viajantes com suas reflexões.
Essa parceria foi desenvolvida porque os estudiosos da sociedade humana sentiam essa necessidade. Marque a alternativa que descreva corretamente a necessidade:
Escolha uma:
a. Os relatos trazidos pelos viajantes eram baseados em suas observações criteriosas e sua sabedoria prática; e já que os viajantes não eram filósofos, e os filósofos não eram viajantes, era preciso conversar mais com os viajantes e tirar-lhes mais informações relevantes.
b. Os relatos trazidos pelos viajantes eram suficientes para compreender os aspectos culturais da humanidade, mas por uma disputa de poder e de status, os intelectuais europeus quiseram retirar o lugar de análise dos viajantes.
c. Esse projeto antropológico de investigação da humanidade consistia em ligar uma reflexão organizada a uma observação sistemática, e os viajantes eram capazes de realizar essa tarefa sem a intervenção dos intelectuais europeus.
d. Os relatos trazidos pelos viajantes eram baseados em seus preconceitos e sua ignorância; e já que os viajantes não eram filósofos, e os filósofos não eram viajantes, era preciso formar sujeitos que pensassem as questões humanas e culturais de uma perspectiva mais ampla e científica.
e. O final do século XII teve um papel essencial na elaboração dos fundamentos de uma ”ciência desumana”, e a humanidade já tinha amadurecido intelectualmente a ponto de questionar-se mais profundamente sobre esses aspectos.
Questão 5
Texto da questão
Uma perspectiva teórica desenvolvida ao longo do século XX é a que considera a cultura como sistema simbólico. Esta posição foi desenvolvida principalmente por Clifford Geertz. Marque a alternativa que descreva corretamente esta perspectiva teórica:
Escolha uma:
a. Os antropólogos que defendem essa perspectiva teórica acreditam que a Cultura é um sistema de conhecimento: "consiste em tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade.
b. Geertz defende a ideia de que a Cultura é formada pelos significados contidos num conjunto de símbolos compartilhados. Ele define símbolo como qualquer ato, objeto, acontecimento ou relação que representa um significado. Compreender o homem e a cultura é interpretar essa teia de significados.
c. "Culturas são sistemas (de padrões de comportamento socialmente transmitidos) que servem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos biológicos. Esse modo de vida das comunidades inclui tecnologias e modos de organização econômica, padrões de estabelecimento, de agrupamento social e organização política, crenças e práticas religiosas, e assim por diante."
d. Nesse caso, o trabalho da Antropologia tem sido o de desvendar, na arquitetura dos elementos culturais como mito, música, expressões artísticas e linguagem, os princípios da mentalidade que provocam essas expressões culturais.
e. Os componentes ideológicos dos sistemas culturais podem ter consequências adaptativas no controle da população, da subsistência, da manutenção do ecossistema, etc.
Questão 6
Texto da questão
Argumentando sobre a prática da Antropologia na atualidade, lemos que:
A antropologia, mesmo mantendo pontos de articulação e confronto com a filosofia, a sociologia, a psicologia e a história, torna-se um campo de investigação cada vez mais especializado, avançando dentro de sua própria prática científica, e desenvolvendo métodos próprios de análise dos seres humanos.
Uma questão importante