A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
43 pág.
EXERCICIOS

Pré-visualização | Página 6 de 11

do programa deve passar por modificações independentemente do fluxo de informações.
e. não obstante, a crescente influência da mídia prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes do fluxo de informações. 
Questão 5
Texto da questão
No final do século XX, Ignacio Ramonet, doutor em semiologia e história da cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris, produziu um ensaio intitulado “O pensamento único e os novos senhores do mundo”, em que denuncia com potente argumentação como instituições mais poderosas que os Estados travam uma batalha histórica pelo domínio do bem mais precioso da chamada “democracia” no final do século XX: a informação.
Analise as afirmações sobre esse tema:
I.              Numa época como a nossa, em que tudo se tornou informação, inclusive o dinheiro, quem quiser ter poder deve buscar controlar a informação.
II.            O mundo das finanças, principalmente os grandes bancos, se aproveitaram desse cenário e modelaram nossa vida econômica, e capturaram quase todos os indivíduos através do crédito e da dívida.
III.           No mundo atual, o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos não pode mais se dissociar dos modos de operação convencionais.
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma:
a. I e II.
b. I,II e III.
c. I e III.
d. I.
e. II e III.
Questão 6
Texto da questão
A violência constante e sistemática, necessária para arrancar o indivíduo de seu contexto a ponto de transformá-lo num escravo, essa impessoalização que esvazia as relações sociais foi parcialmente realizada pela Revolução Industrial e pelo crescimento das grandes cidades. Atualmente, entre outros fatores, tal violência é produzida pela demanda por produtividade e resultado nas empresas, diluindo as fronteiras entre tempo de trabalho e tempo de lazer e gerando um cotidiano de trabalho ininterrupto. Qual a expressão que descreve essa lógica:
Escolha uma:
a. 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana).
b. 333/10 (333 dias de trabalho por ano, 10 meses de trabalho).
c. 335/11 (335 dias de trabalho por ano, 11 meses de trabalho).
d. 8x8x8 (8 horas de trabalho, 8 horas de descanso, 8 horas de lazer).
e. 12/36 (12 horas de trabalho, 36 horas de descanso).
Questão 7
Não respondido
Texto da questão
No começo do século XX, Georg Simmel (1903) escreveu um ensaio intitulado As grandes cidades e a vida do espírito, em que reflete sobre os impactos da urbanização na psicologia humana. Nesse ensaio ele compara a mentalidade do indivíduo da cidade grande com a mentalidade do indivíduo de cidades pequenas e percebe uma grande diferença na maneira como vivem e como pensam.
Analise as afirmações abaixo sobre as consequências da vida na cidade grande:
I.              Segundo Simmel, o fundamento psicológico sobre o qual se eleva o tipo das individualidades da cidade grande é a intensificação da vida nervosa, que resulta da mudança rápida e ininterrupta de impressões interiores e exteriores.
II.            As experiências acumuladas demonstram que a execução dos pontos do programa garante a contribuição de um grupo importante na determinação das formas de ação. Não obstante, o comprometimento entre as equipes pode nos levar a considerar a reestruturação dos conhecimentos estratégicos urbanísticos.
III.           as cidades se tornaram o cenário de uma onipresente poluição visual, poluição sonora das buzinas, dos motores, do fluxo intenso de veículos, da aglomeração de pessoas em prédios, em ônibus, em festas.
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma:
a. I e II.
b. II e III.
c. I,II e III.
d. I.
e. I e III.
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
As periferias das grandes cidades, chamadas no Brasil de favelas, sempre tiveram uma grande potência de expressão artística. Mergulhados nos problemas e contradições dos ambientes urbanos, os artistas das periferias sempre expressaram sua relação com a sociedade, expondo também suas experiências, suas maneiras de ver o mundo e de interpretar a realidade.
Uma das expressões artísticas mais relevantes desse cenário é o rap, (sigla para Rhythm And Poetry – ritmo e poesia) estilo musical surgido no distrito nova-iorquino do Bronx.
Por que um estilo musical americano ganhou tanta relevância no cenário mundial?
Escolha uma:
a. Assim, a tradição não quer extinguir o progresso, mas salvá-lo de desvarios tão imensos que o transformam em barbárie organizada.
b. A consulta aos diversos militantes prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes dos procedimentos normalmente adotados. É importante questionar o quanto a valorização de fatores subjetivos não pode mais se dissociar.
c. Para inúmeras pessoas, a tradição – assim entendida – é algo que vai mudando de colorido ao longo dos dias, em função das impressões sucessivas que o estilo de existência de nosso tempo lhes vai causando.
d. Moradores de periferias ao redor do mundo identificam no rap uma linguagem comum de luta contra a opressão, ou apenas uma forma de expressão cultural surgida nos guetos e que expressa a ótica de seus moradores.
e. Em termos mais concretos, nossa tradição cristã é um valor incomparável que deve regular o que é hodierno. Ela atua, por exemplo, para que a igualdade não seja entendida como o arrasamento das elites e a apoteose da vulgaridade.
Questão 2
Texto da questão
Atualmente, o grafite é socialmente aceito como forma de expressão artística contemporânea, e tende a ser feito em locais permitidos ou mesmo destinados à sua realização. Qual foi o ganho social que tivemos com o entendimento de que a arte impressa nos muros também é arte?
Escolha uma:
a. O grafite e a pichação são uma prova de que a arte é importante questionar o quanto a valorização de fatores subjetivos não pode mais se dissociar das direções preferenciais no sentido do progresso.
b. O grafite e a pichação são uma prova de que a arte facilita a criação dos métodos utilizados na avaliação de resultados. Por conseguinte, a consolidação das estruturas deve passar por modificações independentemente das novas proposições. 
c. O grafite e a pichação são uma prova de que a arte não se restringe mais aos museus e às galerias de arte, aos ambientes restritos e elitizados da classe média alta, e suas diversas expressões ganharam as ruas e marcaram os muros, levando as pessoas a uma reflexão sobre a sociedade global em que vivemos e suas contradições.
d. O grafite e a pichação são uma prova de que a arte, acima de tudo, é fundamental ressaltar que o consenso sobre a necessidade de qualificação possibilita uma melhor visão global dos modos de operação convencionais.
e. O grafite e a pichação são uma prova de que a arte enfatiza que a percepção das dificuldades estende o alcance e a importância das formas de ação. Do mesmo modo, o comprometimento entre as equipes aponta para a melhoria.
Questão 3
Texto da questão
Na década de 1860, havia uma ideia bastante difundida entre os intelectuais europeus, de que existiam dois tipos de humanos: os “ordinários” e os “extraordinários”. Os homens “extraordinários” seriam um grupo de pessoas, com características especiais dadas pela natureza, que poderiam dispor da vida de terceiros (os homens “ordinários”) para realizar seus objetivos de conquista.
Dostoievski escreveu um romance intitulado Crime e Castigo, que tinha como um de seus objetivos, dialogar com a sociedade russa sobre essa ideia. Analise as afirmações abaixo sobre a reação de Dostoievski a essa ideia:
I.              Para Dostoiévski, essa ideia era absurda e socialmente tóxica, pois desvalorizava a vida de uns e supervalorizava a vida de outros, que se impunham e se justificavam por suas ideologias.
II.            Para criticar essa ideologia desumanizante, Dostoiévski cria o personagem Raskolnikov, que encarna essas ideias e as coloca em prática, sofrendo as consequências dessa escolha.
III.           Todas essas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se o entendimento das metas propostas causa impacto indireto na reavaliação do levantamento das variáveis envolvidas. 
É correto