Buscar

REFLUXO VESICO URETERAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Refluxo Vesico Ureteral 
Dr. Gomes Domingos Ziaveia
O que é?
Ė uma condição anormal que está relacionada à origem de infeções urinarias.
Ė caracterizada pela passagem retrógrada da urina da bexiga de volta para o ureter e, às vezes, também para dentro do sistema coletor renal, dependendo da gravidade.
Fisiopatologia 
A urina percorre o caminho do rim, passa pelo canal do ureter, chega na bexiga e é expelida através da uretra. Esse processo é possível devido a uma válvula que mantem o correto funcionamento do trato urinário. 
Porem, em alguns casos esse mecanismo de válvula sofre deficiências ou alterações, perdendo o controle do direcionamento da urina.
Com o mau funcionamento ou sua interrupção total, a urina volta pelo ureter levando bactérias presentes na bexiga ate o rim, órgão extremamente sensível a estes microrganismos. Estes podem causar desde leves infeções urinarias ate a falências dos rins.
Classificação 
Pode ser de 2 tipos: 
Primário: causado por uma anomalia congênita do sistema valvular;
Secundário: decorrente de uma anomalia adquirida que acomete o sistema valvular do trato urinário, que pode ser ocasionada por uma lesão local ou um defeito de funcionamento vesico-esfinteriano. 
Primário ou congênito 
Mais comuns em recém-nascidos do sexo masculino com cicatrizes renais e por desenvolvimento anômalo congênito da junção ureterovesical. 
O desenvolvimento incompleto do túnel ureteral intramural causa insuficiência do mecanismo valvular na junção ureterovesical, o que permite o refluxo da urina da bexiga ao ureter e pelve renal. 
Secundário ou adquirido 
O refluxo pode acontecer mesmo quando o túnel é adequadamente suficiente se a pressão vesical aumentar por causa de obstrução na via de saída da bexiga ou por disfunções miccionais.
Disfunções miccionais incluem micção infrequente, constipação, ou ambos, o que pode prolongar a resolução de Refluxo Vesico Ureteral.
Cont.
A classificação internacional de Refluxo Vesico Ureteral estabelece 5 graus:
Grau I-refluxo só para o ureter.
Grau II- refluxo ate o rim, sem causar dilatação renal ou ureteral.
Grau III-refluxo ate o rim, causando pouca dilatação renal.
Grau IV-refluxo ate o rim, causando moderada dilatação renal.
Grau V-refluxo ate o rim, causando intensa dilatação renal e tortuosidade dos ureteres.
Cont. 
Sinais e sintomas
Além de Infecção no trato urinário inferior que apresentam febre, dor abdominal, disúria, incontinência, poliúria, nicturia também considera-se hipertensão, proteinuria, insuficiência renal, constipação intestinal,etc.
Tratamento 
A escolha do tratamento é com base na idade, grau de Refluxo V.U, evolução das infeções e especificações de cada paciente. Confirmado o diagnostico, o tratamento se divide em clinico e cirúrgico.
No caso de indicação clinica o paciente deve fazer o uso de antibióticos em pequenas doses e por longos períodos em menores de 5 anos.
Para pacientes que mantem o quadro clinico de infeções urinarias continuas, mesmo com uso de antibióticos, acima dos 5 anos ou com grau severo de R.V.U é indicada a cirurgia que reconstrói o mecanismo valvular.
Obrigado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes