A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Atividade 2 - Gestão em Serviços de Saúde - IBMR

Pré-visualização | Página 2 de 3

corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: para executar os planos é necessário organizar os recursos, deve-se dispor de qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de planos. Também é tarefa da organização estabelecer os critérios departamentalização, que é a parte de organizar a divisão das tarefas entre diferentes áreas da empresa.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Dahan (2005), alguns recursos políticos serão específicos e durarão apenas o ciclo de vida do problema, como por exemplo o apoio das partes interessadas ou a imagem pública. Outros recursos políticos serão transferíveis para diferentes questões, como por exemplo a reputação política da empresa, que é acumulada ao longo do tempo através de sucessos e falhas, recursos financeiros e conhecimento político-administrativo.
DAHAN, N. A contribution to the conceptualization of political resources utilized in corporate political action. Journal of Public Affairs : An International Journal, v. 5, n. 1, p. 43-54, 2005.
A partir do texto, e considerando seus conhecimentos sobre o tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Frequentemente as organizações fazem esforços para incentivar leis e normas que afetem seu setor de atuação.
PORQUE
As empresas são afetadas pela legislação dos países, estados ou municípios nos quais atuam. Tanto que as atividades de uma empresa se tornar inviáveis ou ganhar uma vantagem competitiva muito relevante, dependendo da legislação aprovada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: é reconhecida na literatura a interface entre empresa e governo. Portanto é comum que as organizações tentem influenciar leis e normas que irão afetar seu setor. Apesar de geralmente buscarem decisões a seu favor, as empresas podem incentivar determinadas normas prejudiciais às suas atividades, desde que o impacto seja ainda mais desfavorável para os concorrentes.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	“A administração de materiais, tecnicamente bem aparelhada é, sem dúvida, uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa. Tratar adequadamente do abastecimento, do planejamento e do reaproveitamento de materiais contribui para a melhoria do resultado de qualquer organização [...]. Poderíamos definir a Administração de Materiais como [...] atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material.”
GURGEL, F. A.; FRANCISCHINI, P. G. Administração de materiais e do patrimônio . Cengage Learning Editores, 2002.
Analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(  ) A gestão de recursos materiais nas organizações passam por etapas como identificar o fornecedor, transportar e acondicionar os produtos, entre outras.
(  ) A principal função da gestão de materiais é a gestão de estoques, atividades como compras e armazenamento é função da gestão de recursos financeiros.
( ) À administração de materiais cabe gerir recursos, utilizar sistemas de controle de informações e de processos.
( ) A logística trata exclusivamente do processo de distribuição dos materiais e produtos entre filiais da empresa, o caminho da centro de distribuição até o cliente é responsabilidade da área de entregas.
(  ) Uma das atividades da gestão de materiais é analisar as necessidades de clientes internos e externos, isso fornece às empresas as informações necessárias para decidir sobre usar os estoques existentes, compras e / ou produção.
Agora, assinale a alternativa que traz a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a gestão de materiais não é só sobre gestão de estoques, ela engloba diversas atividades, que abrangem que será comprado, armazenado e utilizado da maneira correta gerando resultados para a empresa. Já a logística e distribuição (que é parte do ciclo da gestão de recursos materiais) busca a entrega dos materiais no ponto certo, ao menor custo e no menor prazo, mantendo suas condições de qualidade.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	“As organizações transformam recursos para fornecer produtos e serviços, com o objetivo de revolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criaram. Quando as organizações resolvem problemas e são eficientes no uso de recursos, todos ficam satisfeitos: clientes, usuários, funcionários, acionistas, a sociedade de forma geral.”
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração : da revolução urbana à revolução digital. 6. ed., p. 5. São Paulo: Atlas, 2010.
Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Previamente a administração científica as empresas focavam em fazer os trabalhadores produzirem mais e desenhavam os processos focando na eficiência.
	Resposta Correta:
	 
Um dos focos da administração científica é a melhoria da eficiência. Para atingir esse objetivo uma das iniciativas foi o estudo de tempos e movimentos. A ideia era conhecer as profundamente as atividades a serem executas, o tempo necessário e utilizar isso como base.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: a administração trata de todo o trabalho para o qual seja mais bem preparada que os trabalhadores em geral. Sendo que anteriormente praticamente todo o trabalho e responsabilidade recaíam sobre a mão-de-obra.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para Ribeiro (2006, p. 1) “O objetivo principal da área de Recursos Humanos é administrar as relações da organização com as pessoas que a compõe, consideradas, hoje, parcerias do negócio, e não mais meros recursos empresariais [...] deve prover a organização de meios capazes de avaliar pessoas em todos os sentidos, deste a formação profissional até a coleta de informações [...].”
RIBEIRO, A. L. Gestão de pessoas . 1. ed. Editora Saraiva, 2006.
A partir do estudado, e considerando seus conhecimentos sobre o tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A gestão de pessoas evoluiu muito ao longo do século XX, indo desde a organização puramente burocrática dos processos, vista como departamento pessoal, até o a visão das pessoas como um recurso estratégico que pode gerar valor para as organizações.
PORQUE
A gestão de recursos humanos também pode evoluir dentro de uma mesma organização, conforme esta aumenta de tamanho e complexidade, passando por diversos estágios ao longo do tempo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a evolução das práticas como um todo sofreu influência na adoção das práticas pelas organizações, mas a adoção ou não é mais influenciada pelo crescimento da própria empresa. Empresas menores e / ou que atuam em ambientes menos competitivos frequentemente costumam utilizar práticas de gestão de recursos humanos mais rudimentares, ainda que técnicas mais modernas estejam disponíveis. É comum que gestores apenas passem a se preocupar com essas questões com o crescimento da organização ou com exigências do ambiente.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	“É evidente, na atualidade, que nada poderia funcionar sem uma quantidade significativa de informação como elemento que impulsiona os fenômenos sociais e que é por eles impulsionada. Pessoas e organizações