Buscar

ESTUDO DIRIGIDO CTE-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido: Cadeia respiratória-fosforilação oxidativa ou Cadeia transportadora de elétrons (CTE).
1) Esquematize os complexos transportadores de elétrons na CTE.
2) Quais são os tipos de reações enzimáticas que acontecem durante a transferência de elétrons?
Oxirredução
3) Quem será o aceptor final destes elétrons?
O aceptor final dos elétrons é o oxigênio.
4) Qual o papel da ubiquinona e do citocromo C na CTE?
A ubiquinona possui o papel de transportar elétrons e prótons pela bicamada lipídica da membrana mitocondrial do complexo I e II para o complexo III. Já o citocromo C são proteínas integrais da membrana interna da mitocôndria que também transportam elétrons, mas esse transporta do complexo III para o complexo IV.
5) Os elétrons doados por NADH geram mais ATP (2,5) do que os doados pelo FADH2 (1,5). Explique qual o motivo que leva a esta diferença.
Ao contrário do NADH, o qual entrega o par de elétrons logo no complexo I da cadeia respiratória, o FADH2 entrega o par de elétrons no complexo II porque ele possui menos energia que o par de elétrons carregados pelo NADH, ou seja, ele pulará uma etapa. Dessa forma, vão ser bombardeados apenas 6H+ para o espaço intramembranas e a cada 4H+ é formado 1ATP, será produzido então, 1,5ATP através do FADH2
6) Qual enzima é responsável pela síntese de ATP por fosforilação oxidativa? Descreva esta enzima funcionalmente.
A enzima ATP sintase, ela é composta por 2 domínios funcionais ( f1 proteína periférica de membrana que será o sítio catalítico para a síntese de ATP a partir de ADP+ Pi e a FO: proteína integral de membrana sensível a oligomicina, que possui poros que servem como canais específicos para a passagem de H+ para a matriz mitocondrial. ). 
7) Explique como o transporte de elétrons esta acoplado à síntese por fosforilação oxidativa.
A transferência de elétrons está ligada a síntese de ATP por fosforilação oxidativa. O fluxo de elétrons é acompanhado pela transferência de prótons através da membrana, produzindo tanto um gradiente químico quando elétrico, combinados com a força próton-motriz. A membrana interna da mitocôndria é impermeável a prótons, sendo assim, os prótons só podem retornar a matriz mitocondrial através dos canais específicos de prótons (fa). A força próton-motriz que direciona os prótons de volta para a matriz, proporciona o rearranjo para a síntese de ATP.
8) O que é a teoria quimiosmótica?
A teoria quimiosmótica fala que a energia produzida na transferência de elétrons na CTE é utilizada para o bombeamento de prótons da membrana mitocondrial interna para o espaço citosólico gerando um gradiente eletroquímico
9) Por que a alteração na membrana mitocondrial interna pode levar a queda na síntese de ATP?
Porque é na membrana mitocondrial interna que se encontram os complexos necessários para a síntese de ATP na cadeia transportadora de elétrons.
10) Cite os inibidores da CTE e onde atuam.
Os inibidores da CTE são: Rotinona, que bloqueará o transporte de elétrons entre o NADH e a coenzima Q; Cianeto, o qual bloqueará o transporte de elétrons entre o citocromo oxidase (complexo IV ao O2); Antimicina, a qual bloqueará o transporte de elétrons do citocromo b para o c; Oligomicia, que irá inibir da ATP sintase e por sim, a Atractilosídio, que irá inibir a troca de ATP-ADP.
11) O que é um desacoplador? Exemplifique.
Um desacoplador são substancias lipofílicas que são capazes de atravessar a membrana impermeável interna da mitocôndria; agem impedindo a formação do gradiente de prótons, então a energia que seria utilizada para a síntese de ATP é dissipada na forma de calor. Exemplo é a 2,4 dinetrofenol; FCCP, UCP.
12) A via glicolítica gera 30 a 32 ATPs, qual o motivo desta diferença? (ver sistemas de lançadeiras).
O motivo dessa diferença depende de qual sistema de lançadeiras o NADH, proveniente da via glicolítica, passa para a matriz mitocondrial, sintetizando mais ou menos ATP. Se ele passar pelo sistema malato aspartato, haverá a contabilização de 32 ATP’s, e se for pelo sistema do glicerol-3-fosfato, ocorrerá a contabilização de 30 ATP’s.
13) 4 Acetil-CoA ao entrarem no ciclo de Krebs irão gerar 12 NADH e 4 FADH2, além dos 4 ATPS gerados por síntese em nível de substrato. Então estes NADH e FADH2 por fosforilação oxidativa irão gerar quantos ATPs? 
NADH : 12x2,5= 30 ATP’s
FADH2 : 4x1,5= 6 ATP’s
Soma : 36 ATP’s

Outros materiais