Buscar

O que é cinema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é cinema?
Cinema é, antes de tudo, um processo que permite a realização de filmes. Também é outras coisas. Milhares de pessoas estudam cinema não para fazer filmes, e sim para arquivá-los, pesquisá-los, entendê-los, criar teorias sobre eles e criticá-los. Essas pessoas são importantes e fazem parte do mundo do cinema. 
Vou chamar genericamente de “filme” qualquer sequencia de imagens em movimento com som sincronizado que conta uma história. Não importa a duração, o suporte ou a forma de veiculação. Não importa se é um longa produzido e exibido em 35mm, ou um curta em vídeo de um minuto gravado e editado num celular. O desafio é o mesmo: contar uma história e encantar o espectador.
Nem todos os filmes contam histórias de forma explícita. O cinema contemporâneo às vezes faz um esforço enorme para esconder a história, ou transformá-la em algo tão tênue que mal podemos percebê-la. Os chamados filmes contemplativos, em que quase nada acontece, estão na moda. Alguns até são muito bons.
Se for contar historias, saber como funcionam as histórias pode ser útil. É mais ou menos como fazer um esforço para entender as “regras” da gramática do cinema. Mas – atenção! – se o filme não conta uma história terá de oferecer ao espectador algo tão bacana quanto. É uma tarefa complicada.
Todas as formas de fazer cinema, quanto contam ou não uma história, trazem a proposta de comunicar algo de uma maneira muito específica. Mesmo havendo filmes, nos quais os sons e as falas são muito importantes, o que mais importa nessa linguagem artística são as imagens em movimento, é como essas imagens são compostas e manipuladas, para nos iludir e também nos chamar a atenção, de forma muito particular para determinadas realidades. Lembremos que o cinema nasceu sem som e sem fala, e mesmo assim encantou e atraiu a todos por onde passou. O que causou essa atração no princípio foram as imagens em movimento capturadas numa tela.

Outros materiais