Buscar

O Singular na arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Singular na arte
Na modernidade é muito comum conhecermos algumas inovações, por meio dos movimentos e grupos aos quais muitos artistas pertencem. Muitas vezes, as contribuições estéticas para a arte que as características que esses movimentos e grupos defendem em suas obras são colocadas de forma mais destacada e se deixa um pouco de lado a forma singular com que determinado artista colaborou para a historia da arte.
No caso da modernidade brasileira, apesar de ser importante falar dos movimentos e grupos que aqui contribuíram para nossa arte, também é importante falar das grandes contribuições artísticas que deram, os artistas que, apesar de várias influencias externas, tiveram muitas obras fundamentadas principalmente em suas vidas, nas coisas que mais lhes marcaram.
Na Biografia de Lasar Segall estão claros os motivos que o levaram a produzir sua arte tal como é: os artistas e os movimentos que o influenciaram, sua formação, suas ideias e sua vida. Todo artista, além de aderir a uma estética, também usa, ao construir e descobrir sua poética, elementos que não tem relação direta com o contexto artístico e nem mesmo social, pois estão de forma muito íntima, relacionados a sua forma pessoal de sentir e expressar algo que viveu. Como viram em sua história, o fato de ele ter sofrido perseguição por ser judeu influenciou diretamente muitas das suas obras. Não foi diferente com outros artistas brasileiros. Muito mais do que defender uma ideia sobre arte ou mundo, transmitiram para a tela, de forma consciente ou não, experiências vividas em sua própria historia.
Isso significa que mesmo estando num mesmo tempo e contexto social , até mesmo dentro de um movimento ou grupo, nem todos os artistas farão obras semelhantes, atendendo a determinados padrões, estilos e exigências próprias de uma época ou sociedade. Não estará completamente isento das influências dessas questões, porém, por aquilo que lhe é próprio, sua obra será única e, em alguns casos, trará verdadeiras inovações estéticas e técnicas.

Outros materiais