Buscar

Teoria e Política Macroeconômica I Lista de Exercícios 6 Felipe Moreti Bolini

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teoria e Política Macroeconômica I – Lista de Exercícios 6 – Felipe Moreti Bolini
1. Os dados apontam que a população de idosos no Brasil aumentará nos próximos 20 anos. De acordo com o modelo de ciclo de vida, como isso afetará a poupança nacional?
	No modelo simples do ciclo de vida, o aumento do volume de poupança gerada é dado pelo crescimento demográfico e/ou crescimento produtivo, de tal forma que se nenhum desses dois crescimentos existir, a poupança líquida da economia será nula. Nesse sentido, tendo em vista que a poupança é feita por indivíduos jovens (que dependem do valor poupado no presente para seu sustento na aposentadoria) e que a despoupança é feita por idosos (que não possuem força de trabalho para gerar sua renda e, portanto, consomem a poupança construída ao longo da vida), mantendo-se o crescimento produtivo nulo, de tal forma que a renda dos mais jovens não aumentará, um aumento da população idosa resultará num decréscimo do nível de poupança. Agora, se considerarmos um crescimento produtivo tal que resulte em um crescimento da renda capaz de suprir o aumento da despoupança gerado pelo aumento do número de idosos, poderíamos manter ou níveis de poupança ou, até mesmo, aumentá-los, num cenário hiper-hipotético.
2. Utilize o modelo neoclássico de investimentos para explicar o impacto dos seguintes eventos sobre a taxa de aluguel do capital, o custo do capital e os investimentos:
Relembremos a função de investimentos neoclássica dada por
que nos evidência o fato de que o nível de investimentos depende do produto marginal do capital (MPK), do custo de capital () e da depreciação do capital de estoque (). É válido relembrar que no equilíbrio a preço real de empréstimo de capital é igual ao produto marginal do capital.
a) Uma política anti-inflacionária que eleve a taxa real de juros;
	Um aumento na taxa real de juros aumenta o custo de capital (). Dessa forma, o nível de investimentos decresce haja vista que não é lucrativo para as firmas aplicar mais capital de estoque na firma. No curto prazo, os custos de empréstimo de capital não se alteram tendo em vista que o produto marginal do capital não se altera. 
b) Um terremoto que destrói parte do estoque de capital; e
	Se um terremoto destrói parte do capital de estoque, então o produto marginal do capital aumenta, haja vista que o produto marginal decai. Assim, o preço real de empréstimo de capital aumenta. Dessa forma, pelo fato de o produto marginal do capital aumentar em relação ao custo de capital (que não se altera), é lucrativo para as firmas aumentarem os investimentos.
c) Imigração de trabalhadores estrangeiros, provocando aumento da força de trabalho.
	Se a imigração de trabalhadores estrangeiros aumenta a força de trabalho, então o produto marginal do capital e, portanto, a preço real de empréstimo de capital, aumentam. Assim, tendo em vista que o produto marginal do capital aumenta em relação ao custo de capital (que não se alterou), é lucrativo para as firmas aumentarem os investimentos.
3. Os Estados Unidos experimentaram um expressivo aumento da taxa de natalidade na década de 1950. As pessoas nascidas durante esse baby-boom atingiram a idade adulta na década de 1970 e começaram a formar suas próprias famílias. Utilize o modelo de investimentos residenciais para prever o impacto desse evento sobre os preços dos imóveis e o investimento imobiliário.
	Na década de 1970, as pessoas nascidas durante o baby-boom de 1950 atingiram a idade adulta e começaram a formar suas próprias famílias, de tal forma que a demanda por moradias se elevou, de tal forma que os investimentos em moradia aumentaram e, portanto, seus preços também. Evidenciei isso nos gráficos abaixo:
4. A modernização do sistema bancário ao longo das últimas décadas diminuiu consideravelmente os custos de ir ao banco e retirar recursos em moeda. De acordo com o modelo de Baumol-Tobin, o que ocorreu com a retenção média de moeda por parte dos agentes a partir desse fenômeno. Explique.
	O modelo Baumol-Tobin expressa o custo de se manter uma certa quantia de moeda fora dos bancos na seguinte expressão
Onde é o custo, é quantia de moeda demandada durante um dado período, é o número de vezes que se vai ao banco e é o custo de ir ao banco. Ao minimizarmos essa equação, de forma a obtermos o custo mínimo, temos o número de vezes ideal de se ir ao banco:
Assim, se o custo de ir ao banco reduziu de para , ou seja, , temos que o número de vezes ideal de ir ao banco aumentou de (referente ao custo ) para (referente ao custo ), ou seja, . Assim, tendo em vista que a retenção média de moeda é dada por , se o aumentou, ou seja, as pessoas vão mais vezes ao banco, a retenção média de moeda diminuiu.

Outros materiais