Buscar

Teoria e Política Macroeconômica I Lista de Exercícios 1 Felipe Moreti Bolini

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria e Política Macroeconômica I
Lista de Exercícios 1
Felipe Moreti Bolini
1. Explique as teorias clássicas de oferta e demanda por trabalho. Por que a curva de demanda por trabalho tem inclinação descendente quando representada em relação ao salário real, enquanto a curva de oferta de trabalho tem inclinação ascendente no mesmo gráfico? 
	R: A teoria da oferta de trabalho pela ótica dos clássicos (ou seja, economistas pré-Keynesianos) é dada por uma relação positiva entre salário e disponibilidade de mão-de-obra, ou seja, acreditava-se que quanto maior for o salário oferecido ao trabalhador, ele estará disposto a trocar mais horas de lazer por horas de trabalho, pois isso lhe permitiria consumir mais bens e serviços. Dessa forma, temos que o efeito marginal do salário na oferta de trabalho é positivo, de tal forma que temos uma curva de oferta de trabalho positivamente inclinada em relação ao salário real. Por outro lado, quando olhamos para a teoria da demanda por trabalho, notamos uma relação inversa entre o salário real e a demanda, haja vista que quanto maior o salário real de um trabalhador, mais significativo ele fica na estrutura de custos do produto, dessa forma o efeito marginal do salário na demanda por trabalho é negativo, pois quanto maior for o salário que a empresa terá de pagar ao trabalhador, maior será a sua estrutura de custos, e cada vez mais será menos benéfico ter um trabalhador a mais (pois, em algum momento, esse trabalhador ficará caro demais se comparado ao preço final do produto), de tal forma que a curva de demanda por trabalho, portanto, apresenta inclinação negativa em relação ao salário real.
2. Chamamos a visão clássica do mercado de trabalho de um mercado de leilão. Que pressuposições estão na base dessa caracterização?
	R: Utilizamos essa denominação para o mercado de trabalho na visão clássica devido ao fato de os mercados de trabalho e produção estarem em equilíbrio, de tal forma que apenas os níveis de salários e preços dos produtos importam nesse mercado. Assim, as suposições na base dessa caracterização são: preços e salários perfeitamente flexíveis e detenção de informações perfeitas por parte dos participantes do mercado sobre os preços de mercado.
3. Em microeconomia, esperamos que a curva de oferta da firma tenha inclinação positiva para a direita quando traçada em relação ao preço. A curva de oferta agregada clássica baseia-se nessa teoria microeconômica da firma, mas é vertical. Por quê?
	R: Pensando na maximização de lucro, uma empresa atinge seu lucro máximo quando chega ao ponto em que seu custo marginal se iguala à receita marginal, dessa forma, em competição perfeita, temos que o lucro máximo se dará no ponto em que o produto marginal se igualar ao salário real. Assim, pensando num cenário de competição perfeita, temos que os salários são exógenos, ou seja, apenas a decisão da firma não altera o valor do salário. Assim, construindo as funções de oferta agregada, teremos um nível salarial constante e os fatores produção e trabalho variando. Assim, para cada nível salarial teremos uma curva de oferta agregada diferente, de tal forma que a cada mudança nos preços do produtos, o salário mudará na mesma proporção, tendo em vista que se os preços estão mais altos, os salários reais estão mais baixos e, portanto, a empresa possui espaço para expandir sua estrutura de custos, aumentando os salários para poder ter mais mão de obra. Esse aumento cessará quando a estrutura de custos atingir seu limite de maximização de lucro, ou seja, quando o salário real se igualar ao preço (custo marginal é igual à receita marginal). Assim, como demonstra a imagem abaixo, temos que se unirmos todos os pontos de demanda para um dado nível de produção Y, a curva de oferta agregada será uma reta vertical.
4. Quais são os principais determinantes do produto e do emprego no sistema clássico? Que papel tem a demanda agregada na determinação do produto e do emprego?
	R: Pela ótica clássica, os níveis dos fatores produção e emprego são determinados por fatores da oferta, que por sua vez é alterada por mudanças tecnológicas (pois este altera a produtividade dos trabalhadores e, portanto, diminui o salário real, permitindo a contratação de mais indivíduos). Assim, a demanda agregada não apresenta influência alguma sobre o nível de produção de emprego, pois esses fatores são alterados apenas por fatores da produção.

Outros materiais