Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Marisane de Moraes (2531122)
	Disciplina:
	Gestão por Competências e do Conhecimento (RHU15)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:650099) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22640736
	1.
	Para auxiliar a organização a medir os ativos intangíveis, existem os chamados modelos de gestão do capital intelectual. Dentre os diversos modelos, destacam-se os modelos apresentados pelo autores Kaplan e Norton (2004); Edvinsson e Malone (2004); Stewart (1998) e Sveiby (1998). A utilização desses modelos permite à organização identificar o real valor da sua marca, ou seja, seus bens tangíveis e intangíveis. Eles apresentam dimensões do capital intelectual de acordo com a suas preservativas, porém, há algumas vertentes em comum apontadas por esses autores. Cite quais são essas vertentes em comum e a que cada vertente se refere.
FONTE: COSTA, Daniele de Lourdes Curto da; MASKE, Daniele Cristine, SCHROEDER, Jerusa Betina. Gestão por competência e do conhecimento. Indaial: Uniasselvi, 2015. ( * Máximo 4000 caracteres )
O tema relacionado ao capital intelectual, O Capital Intelectual é a somatória de todos os ativos de conhecimento, portando é um ativo intangível. . Divide-se em : Capital intelectual humano, estrutural e relacional 
O Capital Intelectual Humano: o indivíduo e suas características, conhecimentos,
habilidades para entender as necessidades da empresa e de forma inovadora
trazer a melhor solução para atingir o esperado, consequentemente agregando
valor no ponto de vista do cliente.
• O Capital Estrutural pode ser definido como um conjunto de sistemas
administrativos, conceitos, modelos, rotinas, marcas, patentes e sistemas de
informática, que permitem à organização funcionar de maneira efetiva e eficaz.
• O Capital Relacional é formado pelo conhecimento gerado e pelo caráter
desenvolvido no relacionamento de uma empresa com clientes, empregados,
fornecedores ou parceiros.
Ambos os autores citados na questão dimensionam os três capitais citados acima, sendo esses ponto de partida para medir os ativos intangíveis, neste caso o capital intelectual. De forma que eles estruturam modelos similares, sugerindo
que os gerentes devem administrar o ambiente e o espírito da empresa, sendo
monitorados pela alta gerência, utilizando-se de indicadores de capital intelectual
As atitudes fazem parte da vida de qualquer indivíduo,em que nos permitem colocar em prática nosso aprendizado e nossas habilidades para realizarmos algo. De acordo com Oliveira, Santos e Lourenção (2008, p. 191), a atitude "refere-se a aspectos sociais e afetivos relacionados ao trabalho, que são estados complexos do ser humano que afetam o comportamento com relação a pessoas e eventos, determinando a escolha de um curso de ação pessoal". Há três elementos que compõem a atitude, sendo eles: cognitivo, afetivo e comportamental. Descreva cada um desses três componentes, exemplificado- os.
O elemento cognitivo está ligado aos pensamentos e desenvolvimento do ato de pensar, e aprender, por exemplo, quando pensamos na importância de aprender algo novo no trabalho para um possível crescimento profissional. 
O elemento afetivo está relacionado aos nossos sentimentos e emoções, e ao que ela nos proporciona seja negativo ou positivo, em relação ao objeto de atitude. Podemos usar como exemplo o ato de trabalhar, e como eu me sinto em relação ao meu trabalho.
O elemento comportamental em relação à atitude está ligado à disposição para realizar algo, podemos usar como exemplo, como nos comportamos em realizar novas tarefas no trabalho, no empenho para essa realização.

Outros materiais