Buscar

Discursiva Jogos da empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva Jogos da empresas 
Questão 1
A figura a seguir representa de maneira simplificada o mundo simulado. Compreender esses três estágios auxiliará a equipe a tomar decisões mais assertivas.
Descreva o que significa esses três estágios.
R: 
Ponto A – condições iniciais: todas as empresas começam exatamente iguais. Isso é necessário para que as empresas tenham as mesmas condições ao entrar no mercado. A todas elas é atribuído o mesmo número de colaboradores, investimento inicial, empréstimos, estoque, fatia de mercado, infraestrutura, custos – enfim, tudo o que um a empresa tem, sua concorrente também tem. Espaço do de safio: é o mundo simulado no qual as regras estão estabelecidas. Nesse espaço, as empresas disputarão o mercado e tentarão sobreviver aos imprevistos que ocorrerão com o passar das jogadas. 
Ponto B – estado-alvo (meta): Jogos de Empresas precisam de uma meta para que as equipes se sintam desafiadas a desenvolver as atividades. No entanto, essa meta precisa ser claramente compreendida por todos os componentes. Na maioria dos casos, o mais adequado é trabalhar com indicadores de performance. Independentemente dos indicadores colhidos para determinar a equipe vencedora do jogo (rentabilidade do ativo imobilizado, giro do ativo, índice de rentabilidade, retorno sobre o investimento, grau de endividamento, ou outro), todos devem compreender tal indicador, saber como atingi-lo e interpretá-lo em relação aos concorrentes.
Questão 2
A gestão dos custos em urna organização é urna tarefa vital, pois não há como a empresa afirmar que é lucrativa se não conhece ou não apura os custos gerados para obter determinada receita. Mas é com um os gestores confundirem o que é custo, gasto, despesa, investimento, perda, desperdício, entre outros e isso dificulta o correto gerenciamento dessa importante tarefa. 
Considerando o enunciado, elabore um texto que esclareça a diferença entre custo e investimento.
R:
- Investimentos: pode-se entender as compras que as empresas realizam para ampliar sua capacidade produtiva e de atendimento. Isso pode ser representado pela aquisição de uma nova máquina ou equipamento, compra de nova tecnologia, novo software, novo veículo, infraestrutura para armazenagem, entre outros. O valor gasto como investimento é para longo prazo. 
- Custos: de forma simples é possível afirmar que os custos estão envolvidos na produção do produto ou na prestação do serviço que a empresa oferece ao mercado.
Questão 03
As organizações buscam constantemente no mercado pessoas que tenham facilidade de trabalhar em equipe. Isso se faz necessário porque normalmente uma empresa é composta por vários setores onde cada um deles tem responsabilidade por parte do processo. Sendo assim, se as equipes forem convergentes, o processo é finalizado mais rapidamente e o cliente externo é atendido na mesma velocidade. 
EN UN CI ADO 
A partir da colocação acima a qual evidencia a importância do trabalho em equipe, construa um texto onde aborde como a empresa pode fomentar o trabalho em equipe e cite também quatro benefícios advindos dessa prática.
R: Os benefícios do trabalho em equipe são visíveis nas organizações, tais como: 
 O trabalho em equipe é mais prazeroso; 
 As pessoas são mais produtivas; 
 O clima organizacional é melhor; 
 Surgem mais ideias e maneiras de solucionar problemas; 
 Cria-se um ambiente colaborativo; 
 As pessoas se tornam mais empáticas, entre outros. 
Questão 4
A afirmação: ‘’Propaganda é a alma do negócio” pode até ser considerada clichê, mas quando um produto ou serviço ou até mesmo a empresa, ainda não são conhecidos, somente através da propaganda (que no mix de marketing é a promoção) é que o cliente alvo saberá da existência do mesmo. Mesmo que a promoção seja a melhor forma de se apresentar ao mercado, ainda assim as em presas devem preocupar com a mensagem que passam ao mercado, pois a mesma pode prejudicar sua imagem. 
A partir do contexto a presentado, redija um texto sobre a importância da propaganda para a venda de produtos de consumo e cite três canais de comunicação que podem ser utilizados.
R: É preciso tomar cuidado com propagandas que sejam consideradas com o inadequado para o público-alvo (infantil, por exemplo) ou que façam menção a questões consideradas delicadas para a sociedade (separatistas, homofônicas, machistas, feministas, que incentivem bullying, alcoolismo, tabagismo, entre outros tem as) e que impactam negativamente na imagem que a empresa deseja passar ao mercado. 
É importante reforçar que, se o produto (em alguns casos até mesmo a empresa for nova entrante) estiver entrando no mercado, serão as propagandas e promoções que o apresentarão. Então é preciso investir para se tornar conhecido. Com o passar do tempo, a empresa precisa rever sua comunicação com o mercado e mudar a mensagem que sequer transmitir do seu produto. 
Os principais canais são: televisão, rádio, jornal, revistas especializadas, outdoors, busdoor, redes sociais, e-mail, chat online, 08 00, SAC, call center entre outros.
Questão 5
O pagamento de juros por um a organização pode ser considerado um a necessidade, quando contrata um em préstimo ou financiamento, por exemplo, ou um desperdício, quando o mesmo é pago por falha da gestão como: esquecimento, extravio de boleto ou de nota fiscal ou outras situações que podem acontecer. Para evitar o pagamento de juros por desperdício, com pete ao gestor da área financeira gerenciar as contas a pagar ada em presa de maneira que evite o u ao menos minimize tais ocorrências. 
Considerando o contexto apresentado é possível afirmar que conhecer os tipos de juros que podem ser cobrados da organização é importante. Diante disso, construa um texto onde explique as diferenças básicas entre juros simples e juros compostos e qual rende mais em caso de investimento (ou cobra mais em caso de dívida).
R: Juros simples: são aqueles nos quais os juros são calculados sempre sobre o mesmo principal, ou seja, somente o capital inicial rende juros. Também chamado de capitalização simples. Juros compostos: é a metodologia mais utilizada pelo sistema financeiro. Nesse caso, os juros gerados em determinado período são incorporados ao principal e, só então, tem início o cálculo dos juros referentes ao período seguinte. Também chamados de juros capitalizados, ou juros sobre juros. 
Tecnicamente o capital aplicado pela metodologia do juro simples renderá menos que aquele aplicado pelo juro composto, por isso ele é o mais utilizado nas transações financeiras.
Questão 6
Analise o esquema a seguir:
O esquema representa os stakeholders que mais interagem com a organização. Explique o papel dos fornecedores e do governo n o mundo simulado dos jogos de empresa.
R: 
Fornecedor: Indiferentemente se a empresa é uma indústria, um varejista ou prestador de serviço, ela sempre terá um ou mais fornecedores. O papel do fornecedor é ofertar insumos, máquinas e equipamentos necessários para que a equipe possa suprir as necessidades da empresa. 
Governo: No universo corporativo o governo determina as regras econômicas, taxas de juros, taxas cambiais e mudanças tributárias, entre outros. No mundo simulado, isso também acontece, e a equipe precisa estar atenta aos movimentos realizados pelo Governo para entender o impacto de suas ações no negócio que está gerenciando.
Questão 7
A informação é a principal base para tomada de decisão na Vida real e também no mundo simulado de jogo de em presas. Para tal as equipes do jogo de em presa devem considerar as diversas fontes de informações disponíveis para perceber os movimentos do mercado. 
 
A partir do enunciado, elabore um texto explicando duas fontes de informações utilizadas no mundo simulado de logo de empresas. 
R: 
Jornais: Em diversos deles, são disponibilizadas informações diárias que permitem ao gestor captar sinais de mudança, normalmente no curto e médio prazo. Gestores precisam criar o hábito de ler jornais diariamente, principalmente aqueles de suas regiões deatuação, para acompanhar as tendências de seu público-alvo. Dependendo do alcance do produto da empresa, é necessário acessar diversos jornais de outros estados para compreender o que está acontecendo com o mercado. 
Revistas técnicas do segmento: Gestores devem conhecer as revistas técnicas de seu segmento de atuação porque elas trazem informações preciosas para a tomada de decisões. Nesse canal de informação, são a presentados estudos sobre o segmento, novas matérias primas, novos fornecedores e até mesmo os novos concorrentes entrando no mercado. Porém, mesmo no mundo simulado, a equipe deve ficar atenta a tudo o que acontece com fornecedores, clientes, sindicatos, bancos e mundo externo, entre outros, para transformar tudo isso em informações úteis para tomada de decisão.
Questão 8
Para que as equipes se sintam preparadas para participar de um jogo de empresa é preciso que as mesmas tenham acessado as informações inicias. O que é o jogo, quais seus objetivos, quantidade de jogadas, tempo para cada jogada, como é o simulador, como se encontram informações entre outros. Devido a essas necessidades é comum um mediador (professor) iniciar o processo com exposição das informações e no segundo momento, levar as equipes para os laboratórios. 
A partir da colocação acima, elabore um texto, explicando três das principais ações que permitirão as equipes estarem aptas a participar de um jogo de empresa.
R: Para iniciar o jogo, será necessário que todos os componentes das equipes estejam devidamente cadastrados, o que acontece na fase de preparação. Normalmente, esse cadastro é realizado através da inserção de e-mail e criação de login e senha, e também é de terminado qual integrante da equipe será o gerenciador do software. Depois disso, também será necessário criar as empresas dentro do ambiente do simulador. As equipes criarão um nome fictício para sua empresa e os participantes se associarão a ela. Outra atividade bem importante na fase de preparação é a divisão das tarefas e criação de cargos de cada componente do grupo. É comum associar cada componente da equipe a um cargo de direção, tais como: Diretor Financeiro, Diretor de Produção, Diretor de Gestão de Pessoas e Diretor de Marketing, entre outros. Em alguns casos, além dos diretores, a equipe cria um cargo de CEO (Chief Executive Officer ou Diretor Executivo, aquele que responde pela empresa), o qual pode ser um dos diretores que assume mais essa função.

Outros materiais