Buscar

Capacidade dos indígenas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Os índios estão no art. 4° parágrafo único do código civil- Existe uma corrente minoritária que indica os índios como relativamente capazes em virtude de está no artigo 4°, no entanto eles não estão nos incisos. 
Capacidade absoluta
O Estatuto do índio regula a capacidade dos índios, não cabe o código civil regulamentar a capacidade dos indígenas, os índios não integrados na sociedade, os atos realizados por eles são nulos. 
Quem administra os deveres e direitos dos índios é a FUNAI, a capacidade plena deles é 21 anos, pois seguia o código de 1916.
Maioridade não pode ser confundida com capacidade.
O código civil, regulamentava que a capacidade era 21 anos, O estatuto do índio de 73, mantém a capacidade dos índios para 21 anos, o código civil de 2002 de novo baixa a maioridade para 18.
Para índio ter capaz tem que ser integrado na sociedade e ter 21 anos.
Não integrado na sociedade, mas tem 21 anos. Ele tem que comunicar a FUNAI e ela pode permitir que ele seja capaz. Está em processo de integração, fala um pouco de português já.
Para você considerar que é um domicílio tem que somar 2 elementos, o elemento corpos e o elemento vontade que é o objetivo. Temos a intenção que seja o domicílio.
Não há necessidade que sejamos proprietários para se ter domicílio.

Outros materiais