Buscar

Avaliação 2 resolvida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Simone Wenning ()
	
	Disciplina:
	Estética Capilar (TIP14)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:) ( peso.:1,50)
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A alopecia é uma patologia do couro cabeludo, em que há a queda ou perda permanente do fio do cabelo. Essa patologia pode ter diferentes causas, cada uma com suas especificidades e características. Com relação às causas que podem resultar na alopecia, analise as seguintes afirmativas:
I- A pré-disposição genética é uma das causas mais comuns de alopecia. É vinda de herança dos ascendentes (pai, avô). Quando a causa é de origem genética, ela é considerada irreversível.
II- A falta de ingestão de vitaminas, a desnutrição ou distúrbios alimentares, como a anorexia, podem influenciar no crescimento dos cabelos, tornando-os mais enfraquecidos, quebradiços e aumentando as chances de queda.
III- Problemas hormonais, como alterações elevadas nos níveis de testosterona ou alterações no funcionamento do sistema endócrino, também são considerados uma das causas da alopecia.
IV- O uso de alguns medicamentos ou produtos químicos indicados para tratamentos de doenças, como câncer, problemas cardíacos ou antidepressivos, também pode ser a causa da perda excessiva dos cabelos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	2.
	A alopecia é conhecida como a perda patológica dos cabelos, porém, muitas pessoas que sofrem com o problema não sabem identificar quais os fatores que colaboraram para a queda dos fios. A alopecia pode ser caracterizada como congênita ou adquirida. Sobre as alopecias não cicatriciais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A alopecia de tração é caracterizada por rarefação dos fios da região occipital principalmente.
	 b)
	A alopecia areata tem relação direta com doenças do colágeno e tem seu tratamento baseado em antifúngicos sistêmicos principalmente devido ao seu poder anti-inflamatório.
	 c)
	O Eflúvio telógeno é uma queda de cabelo que pode ter como causas clássicas a deficiência de proteínas, a parada do uso de anticoncepcionais e o período pós-parto.
	 d)
	A Alopecia androgenética tem relação com hormônios circulantes, principalmente o estrógeno, por isso a prevalência é alta em mulheres em idade fértil.
	3.
	Cabelo saudável é sinônimo de maciez, brilho e leveza. No entanto, alguns hábitos diários, como prender os fios, lavá-los e enxugá-los de maneira incorreta, podem causar danos, como também a utilização indevida de alguns produtos. Sobre os fatores químicos que podem ser prejudiciais aos cabelos, analise as sentenças a seguir:
I- O uso contínuo de chapinha, secadores e babyliss são fatores determinantes para danificar quimicamente os fios.
II- O uso correto e contínuo de peróxido de hidrogênio e amônia podem colaborar para diminuir a porosidade do fio e a degradação de melanina.
III- Por romperem ligações importantes, como as de enxofre e dissulfeto, os alisamentos e descolorações são procedimentos que podem causar grandes danos.
IV- Utilizar produtos químicos com frequência causa desgaste nas hastes dos fios, sendo assim, podem surgir pontas duplas, fios finos e secos que se rompem com facilidade.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	Para melhorar a autoestima, muitas pessoas buscam pelo uso de medicamentos para controlar a queda de cabelo. No entanto, antes de ir à farmácia, é preciso investigar a causa desse problema capilar, pois são vários os fatores que podem ter esse efeito. Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Existem medicamentos utilizados para prevenção e tratamento de queda capilar. Investiga-se que a ação positiva desses medicamentos está associada ao metabolismo dos hormônios androgênicos.
PORQUE
II- O medicamento finasterida age diretamente no hormônio testosterona, realizando um estímulo na enzima 5 alfa redutase, dessa forma impedindo a queda capilar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	5.
	Observamos através da mídia que os cabelos são fundamentais para a imagem pessoal, portanto, suas importâncias simbólicas e fundamentais requerem atenção e cuidado. O cabelo é símbolo para religiões, para os humanos têm finalidade social, exerce função de atrativo sexual, para budistas simboliza o celibato e assim entre outros tantos significados. A rotina diária pode causar doenças e fragilidades capilares. Essas desordens sistêmicas comprovam a busca por profissionais qualificados em tricologia e estética capilar. Com base nas patologias do couro cabeludo causadas por fungos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O corpo humano possui uma temperatura média que varia entre 34º C e 35º C em condições normais. Essa temperatura é ideal para o crescimento de fungos, o que faz com que eles consigam se proliferar na pele humana.
(    ) Além da temperatura ideal do corpo humano, os fungos preferem locais secos, ou seja, costas e mãos são os locais mais propensos a desenvolverem patologias fúngicas.
(    ) Os fungos causadores de patologias no couro cabeludo mais comuns são as espécies Tricophyton tonsurans e Microsporum canis.
(    ) Os esporos dos fungos são pesados e pouco resistentes, isso facilita a eliminação deles. Com simples lavagens dos materiais dos salões já é possível extingui-los com segurança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	A tricologia é uma área que trata dos cabelos e do couro cabeludo e busca encontrar soluções para diversos distúrbios que podem atingir essas regiões. O couro cabeludo, sendo uma extensão da pele, pode ser atingido por diversas afecções dermatológicas. Sobre as patologias do couro cabeludo, analise as sentenças a seguir:
I- Na dermatite seborreica pode haver prurido e apresentar um quadro com eritema e escamação, difuso ou localizado.
II- A psoríase é uma doença contagiosa decorrente da grande exposição à radiação UV.
III- Dermatites de contato podem ser causadas por sensibilização a substâncias aplicadas no couro cabeludo, como tinturas e fixadores.
IV- Melanose solar pode surgir em indivíduos calvos. São lesões castanho pardas, queratósicas com escamas aderentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	7.
	Alopecia androgenética é uma doença genética, mas alguns fatores e hábitos diários influenciam positiva ou negativamente o seu aparecimento. O fator hormonal pode interferir muito nessa alteração. Visto isso, quanto ao papel dos andrógenos na alopecia androgenética, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A progesterona é andrógeno de alta potência, tendo influência direta na alopecia androgenética.
	 b)
	O uso de medicamentos, como os quimioterápicos e antibióticos, estimulam a di-hidrotestosterona.
	 c)
	Diferentemente da testosterona, a di-hidrotestosterona (DHT) auxilia o metabolismo do folículo piloso, impedindo a queda.
	 d)
	A enzima 5 alfa redutase tem presença direta na miniaturização folicular.
	8.
	Alopecia é definida como a perda de pelos docorpo. Geralmente as alopecias são um problema por motivos cosméticos, psicológicos e também genéticos, e algumas vezes pode ser um sinal importante de doença sistêmica. Sobre as Alopecias no couro cabeludo, analise as sentenças a seguir:
I- A alopecia não cicatricial pode atingir o sexo masculino e feminino, dependendo dos fatores desencadeantes entre eles, distúrbios emocionais, nutricionais, ou mesmo pelo uso de produtos químicos.
II- Na alopecia areata há uma diminuição da densidade dos cabelos em parte ou em toda a cabeça. As causas principais estão ligadas a fatores endócrinos, má nutrição ou pela ação de certos medicamentos, como os quimioterápicos usados no tratamento do câncer.
III- Alopecia androgenética, também conhecida por calvície, ocorre em homens e mulheres, por predisposição genética, ou seja, a qual pode ser herdada.
IV- Alopecia traumática ou por tração está diretamente ligada à haste do fio, devido ao uso constante de cabelos presos, de qualquer forma: tranças, coques, rabos de cavalos etc.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	Atualmente, a alopecia ou calvície está presente na vida de homens e mulheres. A alopecia é o processo fisiológico que causa queda e perda dos fios de cabelo de forma prematura. A alopecia pode ocorrer por vários fatores que incluem idade, pré-disposição genética, entre outras. Conforme indicação para tratamento da alopecia, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ácido mandélico.
(    ) Queratina.
(    ) Minoxidil.
(    ) Piridoxina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	Existem testes específicos para analisar o grau de queda dos cabelos, chegar em um diagnóstico preciso é importante para a escolha do tratamento. Em alguns casos, o terapeuta capilar deverá sugerir a busca por médicos especialistas. Sobre os testes realizados para análise capilar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O teste da tração é realizado com os dedos, que irão fazer uma compressão ao redor dos fios e analisar a sua adesividade ao folículo piloso.
(    ) No teste de torção dos cabelos verifica-se os fios que estão na fase anágena e telógena. O profissional amarra os cabelos através de uma braçadeira e analisa seu diâmetro.
(    ) Com a lâmpada de wood, o profissional poderá analisar possíveis lesões presentes no couro cabeludo, como também analisar os fios.
(    ) O tricograma é um teste em que arranca-se alguns fios, analisando-os desde a raiz dos cabelos até as pontas.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais