A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
educação saude atividade 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

· Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A PNEPS sugere, sem a intenção de esgotar as possibilidades, uma forma sistematizada de sequência para implementar o programa que vai da prática à informação, da informação à aquisição de competências e capacidades, e da aquisição à programação de soluções práticas, a fim de fornecer o acesso a informações e conhecimentos por meio de significados baseados em reflexão e identificação dos problemas. Com relação a essa sequência, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Identificar problemas: Estudo de Casos; Trabalho de Campo; Sistematização de dados locais; Construção e priorização de problemas.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 0,3 pontos
	
	
	
	A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) foi instituída pela Portaria GM/MS n. 198, de 13 de fevereiro de 2004 e foi alterada pela Portaria GM/MS n.1.996, de 20 de agosto de 2007, que dispõe sobre novas diretrizes e estratégias para a implantação desta. Com relação à Educação Permanente, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Propõe que os processos de educação dos trabalhadores da saúde se façam a partir da problematização do processo de trabalho, e considera que as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores sejam pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações.
RESPOSTA B Ela é feita a partir dos problemas enfrentados nas instituições,
independente dos conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0,3 pontos
	
	
	
	A atuação na promoção da saúde envolve, necessariamente, a compreensão de educação em saúde, pois, através das práticas educativas em saúde, os profissionais envolvidos podem concretizar as ações de fortalecimento da população frente aos riscos de agravos à saúde. Com relação ao processo ensino-aprendizagem, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Refletimos sobre a importância da reorientação do modelo dialógico de educação em saúde para um modelo hegemônico.
Resposta D
A prática educativa compreende o compromisso em preparar os educandos
para o trabalho e, mais do que isso, aprender a viver e sobrevive
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 0,3 pontos
	
	
	
	A compreensão do conceito de processo saúde-doença é necessária para que possamos atuar de forma assertiva nos fatores que envolvem esse processo. Com relação ao processo saúde-doença, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
O discurso médico científico abrange a significação mais ampla da saúde e do adoecer, pois a saúde é objeto que se possa delimitar, e pode ser traduzida em conceito científico, bem como o sofrimento que envolve o adoecer.
	
	
	
· Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A comunicação destaca-se como o principal instrumento para que a interação e a troca aconteçam e, consequentemente o processo de cuidar, no seu sentido mais amplo, tenha espaço para acontecer. Com relação aos tipos de comunicação, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Tacêsica: é tudo que envolve a comunicação tátil.
	
	
	
· Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A proposta pedagógica de Paulo Freire remete à crítica e à superação dos modelos educacionais hegemônicos. A educação apresenta-se como um caminho para a mudança social, para a formação de sujeitos históricos, atores e autores de seus processos cotidianos de emancipação coletiva e individual. Com relação à pedagogia de Paulo Freire, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Ele refere que a libertação autêntica trata da humanização em processo, ou seja, é algo que se deposita nos homens, é uma palavra, da qual demanda ação, mas não reflexão dos homens.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 0,3 pontos
	
	
	
	Com relação à interação humana, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As mensagens enviadas e recebidas em um processo de comunicação exercem influência no comportamento das pessoas, dessa forma, cuidar da comunicação é cuidar da influência que podemos ter frente àqueles que pretendemos educar em saúde.
Resposta letra b A habilidade de escutar é importante. Para escutar, é necessário esvaziar a mente, é necessário humildade para valorizar o que o outro tem a dizer. Isso é algo comum e simples, em especial, por termos momentos de silêncio quando estamos num atendimento em saúde
	
	
	
· Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Com relação à organização política dos serviços de saúde no Brasil, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As discussões levantadas no Movimento da Reforma Sanitária foram oficializadas na VII Conferência Nacional de Saúde (CNS) ocorrida em 1986, e foi baseada nessas discussões que a nova Constituição Brasileira, de 1980, instituiu o SUS e elaborou o texto que rege a área da saúde.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 0,3 pontos
	
	
	
	O processo saúde-doença pode trazer à discussão o processo ensino-aprendizagem que também sofreu mudanças conceituais e procedimentais ao longo da história. Com relação a esses temas, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Processo saúde-doença é influenciado por questões de ordem política, econômica, ambiental, cultural, social, emocional e até espiritual.
Resposta letra C Processo ensino-aprendizagem é estático e objetivo.
	
	
	
· Pergunta 10
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Temos que a saúde envolve compreensões que evoluíram ao longo da história, sofrendo grandes modificações. Com relação à definição de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Saúde é um completo estado de bem-estar físico, psíquico e social.
	
	
	
Sábado, 3 de Outubro de 2020 22h30min53s BRT

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.