Buscar

prova presencial ciencia politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com os chamados contratualistas, Thomas Hobbes, Locke e Rousseau, o Estado moderno se originou para defender os ___________________. Os autores foram os responsáveis por discutir acerca da diferença entre estado de natureza e estado civil e a origem e formação dos Estados nacionais na Europa. De acordo com eles, a criação do ________________ se faz necessária na medida em que seus direitos estão ameaçados.
Assinale a alternativa que corresponda aos espaços:
resposta correta:Direitos naturais- Estado
Na sociedade somos levados a estabelecer diversas relações sociais, dentre elas estão as chamadas relações de poder. As relações de poder estão presentes em diversos momentos de nosso dia-a-dia, seja em casa, na escola, na igreja, no trabalho e por fim no Estado. No âmbito do Estado, podemos observar as relações de poder quando:
( )Participamos da vida pública por meio do sufrágio elegendo representantes
( )Temos aprovada uma política pública
( )Decidimos por uma aprovação de lei por meio de referendos e plebiscitos
( ) nos distanciamos na vida política, afinal, a política e poder não são parte da minha vida.
Assinale a alternativa que corresponda a sequencia correta:
resposta:V,V,V,F
Adam Smith, em sua obra chamada A riqueza das nações, defendia que:
[...] o Estado não deve interferir na competição de mercado. Segundo esta visão, quando o mercado atua de acordo com suas próprias regras, sem qualquer interferência externa, o resultado é o aumento da eficiência econômica e, como consequência, melhoria das condições de vida dos indivíduos. [...] A economia, por sua vez, deveria ser dirigida pelo princípio do laissez-faire (deixe-fazer) e laissez-passer (deixe-passar): em resumo, pela liberdade irrestrita de mercado. (Apud  SELL, Carlos Eduardo. Introdução à sociologia política: política e sociedade na modernidade tardia
Conforme vimos no fragmento do texto, para Adam Smith, o papel do Estado na economia deveria se limitar à manutenção da lei e da ordem, à defesa nacional e à responsabilidade em determinados bens públicos. Ele faz, portanto, a defesa de um "Estado Mínimo", ou seja, aquele Estado que interfira o menos possível nas atividades pessoais e econômicas, garantindo mais espaço de liberdade aos indivíduos. A teoria econômica de Adam Smith está amparada na teoria política do:
Resposta: Liberalismo de John Locke
Como o Estado nasceu da necessidade de conter o antagonismo das classes, e como, ao mesmo tempo, nasceu em meio ao conflito delas, é, por regra geral, o Estado da classe mais poderosa, da classe economicamente dominante, classe que, por intermédio dele, se converte também em classe politicamente dominante e adquire novos meios para a repressão e exploração da classe oprimida. (ENGELS, 1984, p. 193-194)
Friedrich Engels foi parceiro estimado de Karl Marx em diversas obras sobre a sociedade capitalista que estava se constituindo. Nesta passagem, Engels destaca as características de um Estado que surge pela necessidade de conter o antagonismo de classe. Considerando os conhecimentos sobre o Estado na perspectiva de Marx e Engels, analise as afirmações a seguir:
I – O Estado antigo foi, sobretudo, o Estado dos senhores de escravos para manter os escravos subjugados; 
II – Estado feudal foi o órgão de que se valeu a nobreza para manter a sujeição dos servos e camponeses dependentes; 
III – O moderno Estado representativo é o instrumento de que se serve o capital para explorar o trabalho assalariado.
Estão corretas:
Resposta:I, II e III.
De acordo com a teoria das formas de governo, temos a análise do sistema político, ou seja, de como o poder político é executado de fato. No sistema presidencialista, o chefe do Poder Executivo, isto é, o presidente eleito direta ou indiretamente pelos cidadãos, estará encarregado da chefia do Estado e do governo, pois será o representante das instituições e da diplomacia, bem como da escolha dos ministros e secretários de governo e da execução das políticas e do orçamento público.
Considerando os conhecimentos sobre as características do presidencialismo, analise verdadeiro ou falso nas assertivas a seguir:
( ) Há uma clara distinção entre os Poderes Executivo e Legislativo, pois o presidente e os membros do parlamento são eleitos de forma distinta para cumprir diferentes funções;
( ) Existe uma espécie de integração entre os Poderes Legislativo e Executivo, pois o último é expressão do primeiro, uma vez que o chefe de governo (do Poder Executivo) é eleito entre os membros do parlamento (Poder Legislativo);
( ) O tamanho de mandato do chefe de governo não está previamente definido, visto que ele pode cair ou se estender, dependendo da confiança dos seus pares, dos deputados que representam o Poder Legislativo;
( ) O Poder Legislativo cria as leis, mas não pode executá-las em sua administração, ficando isso a cargo exclusivo do chefe do Poder Executivo, isto é, o presidente.
Resposta :V,F,F,V
Tendo como base os conhecimentos sobre o liberalismo, de acordo com a perspectiva de John Locke, analise as afirmações a seguir:
I – Para John Locke, o Estado é constituído para garantir os direitos naturais, entre os quais a liberdade e a propriedade;
II – A propriedade de bens ou da vida para Locke são direitos naturais individuais;
III – O Estado proposto para Locke visa garantir a liberdade individual, podendo ser considerado um Estado que promove, reconhece e garante a atribuição dos direitos fundamentais ou naturais, como a vida, a propriedade e a liberdade.
Estão corretas:
I, II e III.
Podemos afirmar que o pensamento político está relacionado com o contexto histórico no qual é produzido. Sendo assim, o declínio do feudalismo e ascensão do capitalismo, com a consolidação da classe burguesa, produziu mudanças importantes no modo de se pensar a política.
Levando em consideração a relação entre pensamento e contexto histórico, no momento da formação do moderno capitalismo, leia as afirmações abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso:
(  ) A Reforma Protestante, com as novas concepções defendidas por Martin Lutero e Calvino, contribuíram para a emergência de correntes de pensamento ligadas ao tema do individualismo e dos valores liberais.
(   ) O pensamento medieval contribuiu para a contestação ao poder monárquico e absolutista.
(  ) Com o fim do feudalismo e, a partir do Renascimento, o pensamento político se deslocou das concepções teológicas para a produção de um conhecimento pautado na razão, na lógica e na ciência.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
Resposta:V. F. V.
O pensamento politico moderno se inicia sob a influência e contribuições de um grande analista político italiano, Nicolau Maquiavel. Em sua obra O Príncipe (1513), procurou enfatizar o papel e a ação dos governantes para manutenção e estabilidade do poder e domínio sob seu território. Uma das análises que até hoje são utilizadas por políticos em campanhas eleitorais é aquela relacionada à necessidade do governante ter o povo ao seu lado. Neste sentido, podemos afirmar que:
I-Para ascender politicamente e fortalecer-se no poder o governante depende de apoio, tanto do povo quanto dos homens mais poderosos.
II-O fortalecimento do poder político do governante depende diretamente de duas forças: por um lado, o apoio da população, por meio de sua aceitação, obediência e aval, por outro, o apoio daqueles que detêm outras formas de poder ou liderança, seja do ponto de vista político, bélico, econômico ou mesmo social.
III-As alianças partidárias realizadas antes das eleições e posteriormente, além das concessões de cargos políticos é um mecanismo de obter este apoio.
IV-O governante deve se limitar a governar de modo racional sem se preocupar em ser amado pelo povo na medida em que o povo é sempre manipulado.
Estão corretas:
Apenas as afirmativas I, II e III
No final do século XIX, os grupos políticos vinculados ao marxismo passaram por uma ruptura. É neste processo que enquadramos, por exemplo, o surgimento dos partidos social-democratas, que foramimportantes na implementação de políticas sociais na Europa da primeira metade do século XX.
Considerando o surgimento e desenvolvimento da social-democracia europeia, assinale a alternativa correta:
Resposta:Os adeptos da social-democracia abandonaram a concepção de revolução para a realização de reformas sociais.
 Espero ter ajudado , tudo de bom para você!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Continue navegando

Outros materiais