Buscar

9º TESTE DE CONHECIMENTO - TRANSFORMAÇÕES GLOBAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
        Questão
	
	
	Além da promover os princípios liberais perante todo o sistema internacional, a Pax Britânica foi responsável por uma série de mudanças que acabou transformando o contexto social, suas principais características e a própria visão mundial a cerca de política e das relações internacionais. Entre as mudanças, podemos apontar:
I) O fim do Estado absolutista, a idéia de lei divina dos reis e a formação dos corpos legislativos do Estado;
II) Fronteiras territoriais definidas pelas práticas religiosas dos impérios;
III) Formação de grandes exércitos e novas táticas de guerra e armamentos;
IV) Esvaziamento do livre comércio e fortalecimento do mercantilismo atrelado ao poder britânico sobre as rotas marítimas.
Estão CORRETAS as seguintes alternativas:
		
	
	I, II e IV
	 
	I e III
	
	I e II
	
	I e IV
	
	II e IV
	Respondido em 05/10/2020 17:10:27
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Entre a Unificação Alemã (1871) e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o mundo extra europeu foi dividido entre as grandes potências. Com isto foram constituídos impérios coloniais e desenvolveu-se uma intensa rivalidade. Considere as afirmações abaixo, em relação a esta conjuntura:
I) A Alemanha era o estado europeu com a economia de maior crescimento, o qual, por ter chegado atrasado à partilha colonial, ameaçava o poderio inglês através da corrida naval;
II) A rivalidade entre os impérios levou à divisão da Europa em dois blocos, que se enfrentaram na Primeira Guerra Mundial, desencadeada pelo atentado de Sarajevo;
III) A Alemanha aliou-se à Inglaterra para neutralizar a França e os EUA, pois estes países eram seus adversários na constituição de impérios coloniais;
IV) Com o fim da guerra, o Império Britânico sai ainda mais fortalecido, gerado um forte sentimento de revanchismo na Alemanha.
Estão CORRETAS as opções:
		
	
	II e III
	
	I e III
	
	I e IV
	
	III e IV
	 
	I e II
	Respondido em 05/10/2020 17:10:31
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Considere as afirmações abaixo, referentes ao período napoleônico:
I. Um dos objetivos de Napoleão Bonaparte era anular a defasagem industrial da Alemanhã em relação à Inglaterra;
II. As Guerras Napoleônicas produziram desdobramentos de cunho político na América do Sul;
III. A expansão napoleônica debilitou os fundamentos do Antigo Regime europeu e estimulou o surgimento dos nacionalismos, além de garantir um lugar de destaque para a Grã-Bretanha posteriormente;
IV. O Congresso de Viena confirmou, na Europa, uma remodelação do mapa de poder e abriu espaço para novas e delicadas alianças.
Estão CORRETAS as opções:
		
	
	I, II E IV
	
	I e II
	 
	II, III e IV
	
	II e IV
	
	I, II e III
	Respondido em 05/10/2020 17:10:36
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Segundo o historiador Eric J. Hobsbawn, a discussão sobre a gênese da Primeira Guerra Mundial tem sido ininterrupta desde agosto de 1914. A questão permaneceu viva porque o problema das origens das guerras mundiais infelizmente tem se recusado a desaparecer desde 1914. De fato, em nenhum outro ponto a vinculação entre as preocupações passadas e presentes é mais evidente que na história da Era dos Impérios. A respeito das palavras do autor e indicando algumas das razões que levaram a Primeira Guerra Mundial, identifique a alternativa CORRETA:
		
	
	Mudança na orientação da política externa dos Estados Unidos rumo a expansão de sua hegemonia, fim do colonialismo e disputas comerciais entre os Estados europeus.
	
	Independência dos países colonizados pelas potências européias, entrada dos Estados Unidos como potência global e insatisfação da Alemanha com os rumos de sua influência sobre a Europa.
	
	Aumento dos conflitos entre os governos britânicos e americanos, acordo comercial entre os EUA e a Alemanha e unificação francesa.
	 
	Aumento da rivalidade entre a Alemanha e o Reino Unido, disputa pelas rotas marítimas e competição em termos de supremacia naval.
	
	Formação de movimentos antissistêmicos de orientação radical, conflito entre Itália e Alemanha após suas unificações regionais e decadência política da França.
	Respondido em 05/10/2020 17:10:41
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Assinale a única alternativa que NÃO se refere aos acontecimentos que foram consequências das guerras napoleônicas:
		
	
	O Império Britânico emergiu desse conturbado período como principal vencedor.
	
	A família real portuguesa fugiu ao Brasil escoltada pelo Reino Unido em 1808.
	 
	A família real portuguesa ter fugido para o Brasil não foi consequências das guerras napoleônicas.
	
	A ocupação francesa da Espanha enfraqueceu o poder que os espanhóis exerciam sobre suas colônias na América e abriu espaço para as revoluções de independência na América Latina.
	
	O Império Romano foi dissolvido em 1806.
	Respondido em 05/10/2020 17:13:24
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	A ordem internacional, liderada pelo Reino Unido, levou a expansão do liberalismo como doutrina política e econômica, a defesa do fim da escravidão, os impérios dos estados nacionais europeus (os quais iniciaram uma segunda corrida imperialista em busca de novos territórios coloniais), a multiplicação de códigos de leis e uma nova relação do Estado com as empresas comerciais; o que se deu da seguinte forma:
		
	
	Ao contrário do que acontecia até o século XVII, a Coroa Britânica passou a designar importantes nomes do Império para atuar diretamente nos empreendimentos econômicos britânicos em outros continentes, desta forma garantindo a presença e supremacia da Pax Britânica.
	
	É na Pax Britânica que surge as primeiras empresas privadas. Estas, no entanto, sempre trabalhavam em parceria com o Império Britânico e realizavam apenas os interesses econômicos da Coroa Inglesa.
	 
	O Império Britânico concedia direitos de monopólio aos comerciantes, em troca as empresas deveriam pagar impostos à Coroa Britânica e, muitas vezes, reproduziam os interesses britânicos nas regiões dominadas economicamente.
	
	Na Pax Britânica há um significativo desenvolvimento econômico nas colônias africanas, garantindo posteriormente o apoio dos Estados Unidos ao colonialismo europeu.
	
	Por não apoiar o regime escravocrata, a Coroa Britânica foi responsável pelas melhores condições de trabalho e estabelecimento de salários para os trabalhadores em suas colônias, estimulando as relações comerciais privadas.
	Respondido em 05/10/2020 17:13:29
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Pax Britânica é o termo utilizado para descrever o período de paz sentido após as Guerras Napoleônicas e a derrota final em Waterloo, que levou a uma maior expansão do Império Britânico. Durante este tempo, a Europa gozava de uma paz relativamente estável com o Império Britânico controlando as principais rotas navais, colocando-se numa posição dominante sobre mercados estrangeiros e levando a Grã-Bretanha ao domínio global de rotas comerciais, além da inegável influência política que exercia sobre as outras unidades políticas. Adicionado à garantia de uma paz relativa no contexto europeu, a Pax Britânica também contribuiu com outros elementos para a formação de uma nova ordem internacional diferenciada da anterior, entre eles:
I) Expansão do sistema liberal em termos políticos e econômicos;
II) Fortalecimento do capitalismo como modelo de acumulação econômica global;
III) Ordenação do sistema regional europeu e o afastamento definitivo dos conflitos e guerras;
IV) Liderança na criação das primeiras organizações internacionais.
Estão CORRETAS as características:
		
	
	II e III
	 
	I e II
	
	I e IV
	
	I e III
	
	III e IV
	Respondido em 05/10/2020 17:11:04
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	As chamadas Guerras Napoleônicas, que se estendem de 1803 a 1915, foram o estopim responsável pela ascensão do Império Britânico à potência global, abrindo espaço para a Pax Britânica e o relativoperíodo de paz na Europa. Mas por que foi a Grã-Bretanha o principal beneficiado por estes conflitos?
		
	 
	O Império Britânico era o único Estado com capacidade de se opor e fazer frente às iniciativas francesas de se tornar um império sobre toda a Europa.
	
	O grande inimigo francês era a Alemanha, por isso as batalhas se mantêm nessa área geográfica, poupando a Grã-Bretanha da destruição causada pela guerra.
	
	Aliados dos Estados Unidos - que já dispunham de uma poderosa frota e amplo poder sobre os mares - os britânicos saíram ainda mais fortalecidos do conflito.
	
	Distante de todas as alianças políticas que se opunham aos Império Francês, o Império Britânico se manteve fortalecido perante a decadência das potências européias e pode impor seu poder após os fins do conflito com Napoleão.
	
	Por se tratar de uma região insular, a Grã-Bretanha esteve natural e geograficamente protegida durante as Guerras Napoleônicas, por isso era o único Estado com condições econômicas e estruturais de agir politicamente após os fins do conflito.
	Respondido em 05/10/2020 17:11:06

Continue navegando