Buscar

Organização do trabalho pedagógico semana 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Organização do trabalho pedagógico, univesp
Atividade para Avaliação - Semana 4
Pergunta 1 2.5 pts
Quando falamos em espaços e tempos da Organização do Trabalho Docente estamos nos referindo especialmente ao cumprimento da legislação educacional, que tem determinações muito precisas em relação a isso. Vamos começar pela identificação do tempo de cada modalidade de ensino.
Assinale V para Verdadeiro e F (Falso) para cada uma das afirmações abaixo.
1. (  ) A Educação Infantil deve ter 200 dias letivos, 800 horas-aula e mínimo de 60% de frequência.
2. (  ) O Ensino Fundamental I e II precisam ter 200 dias letivos, 800 horas-aula e frequência mínima de 75%.
3. (  ) O Ensino Médio precisa ter 200 dias letivos, de 800 a 2.400 horas-aula e frequência mínima de 75%.
4. (  ) A Educação de Jovens e Adultos não tem obrigatoriedade de cumprir dias letivos nem frequência mínima, mas de acordo com a modalidade que oferece pode ter de 2.400 a 3.200 horas-aula.
5. (  ) O Ensino à Distância está livre de cumprir dias letivos e frequência obrigatórias.
	
	V, V, V, V, F.
Pergunta 2 2.5 pts
É por isto que, além das Diretrizes Gerais para Educação Básica e das suas respectivas etapas, quais sejam, a Educação Infantil, Fundamental e Média, também integram a obra as diretrizes e respectivas resoluções para a Educação no Campo, a Educação Indígena, a Quilombola, para a Educação Especial, para Jovens e Adultos em Situação de Privação de Liberdade nos estabelecimentos penais e para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Além disso, aqui estão presentes as diretrizes curriculares nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Ambiental, a Educação em Direitos Humanos e para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. (Apresentação das Diretrizes, 2013, p. 4).
Do excerto acima assinale com V (Verdadeira) ou F (Falsa) as seguintes afirmações.
1. (  ) Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio são as etapas da Educação Básica.
2. Todas as etapas e modalidades da Educação Básica citadas no texto são financiadas excluivamente com recursos dos municípios e estados que as oferecem.
3. (  ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos,  Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana são transversais á Educação Básica.
4. (  ) Educação Indígena, Educação Quilomboa e Educação no Campo são modalidades da Educação Básica.
5. (  ) A Educação de Jovens e Adultos em Situação de Privação de Liberdade nos estabelecimentos penais é parte integrante da Educação Básica.
	
	V, F, V, V, V.
Pergunta 3 2.5 pts
Tendo em vista a amplitude do papel socioeducativo atribuído ao conjunto orgânico da Educação Básica, cabe aos sistemas educacionais, em geral, definir o programa de escolas de tempo parcial diurno (matutino e/ou vespertino), tempo parcial noturno e tempo integral (turno e contra-turno ou turno único com jornada escolar de 7 horas, no mínimo10, durante todo o período letivo), o que requer outra e diversa organização e gestão do trabalho pedagógico, contemplando as diferentes redes de ensino, a partir do pressuposto de que compete a todas elas o desenvolvimento integral de suas demandas, numa tentativa de superação das desigualdades de natureza sociocultural, socioeconômica e outras (Diretrizes, 2013, p. 4).
O texto acima indica que a organização do espaço e do tempo escolar são determinantes pra a Organização do Trabalho Pedagógico. Das afirmações abaixo, qual não é verdadeira?
	
	Atuar na rede municipal ou na rede estadual não faz diferença na Organização do Trabalho Pedgógico, pois o currículo da Educação Básica é o mesmo, baseado na BNCC.
	
	Trabalhar em regime de tempo parcial diurno ou em regime de tempo parcial noturno permite a professores atuar em mais de uma escola.
Sinalizar esta pergunta
Pergunta 4 2.5 pts
Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, […………………..], interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a [………………….] que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Perpassam todos os aspectos da organização escolar, desde o [………………………..] do trabalho pedagógico, a gestão administrativo-acadêmica, até a organização do [……………………….] físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição, ou seja, todo o conjunto das atividades que se realizam no [……………………….], em seus diferentes  âmbitos.
Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que preenche corretamente o texto das Diretrizes Curriculares da Educação Básica.
	
	Pluridisciplinar, visão de mundo, planejamento, tempo e do espaço, espaço escolar.

Continue navegando