Buscar

Ética Profissional em Serviço Social Simulado primeira tentativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Lucilene
	
	Disciplina:
	Ética Profissional em Serviço Social 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A intervenção profissional do assistente social é norteada através do seu Código de Ética. Trabalha na defesa e garantia dos direitos sociais dos cidadãos, interferindo diretamente em suas vidas. Disserte  sobre o art. 19 do Código de Ética do Assistente Social, resolução CFESS n. 273, de 13 de março de 1993, que traz: ?comparecer perante a autoridade competente, quando intimado a prestar depoimento, para declarar que está obrigado a guardar sigilo profissional nos termos deste Código e da Legislação em vigor?.
FONTE: Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_1993.pdf>. Acesso em: 2 maio 2014.
	Resposta Esperada:
O assistente social tem o direito e o dever de manter sigilo sobre os atendimentos com as famílias ou o indivíduo, mesmo diante do juiz. Claro que esse sigilo pode ser quebrado diante da gravidade da situação, quando o usuário ou a sociedade correr algum tipo de risco eminente.
	2.
	A ética, como expressão do pensamento correto, é um ramo da filosofia que procura abarcar o que é moralmente certo ou errado, justo ou injusto, aceitável ou não aceitável em determinada sociedade.  Refletindo sobre essa temática, descreva os problemas éticos e os problemas morais que existem nas sociedades.
	Resposta Esperada:
Em toda e qualquer sociedade existirão sempre os problemas éticos e os dilemas morais, pois em todas as sociedades é estabelecido um conjunto de regras, valores, padrões, condutas, entre outros fatores culturais. Os problemas surgem quando existe a contrariedade daquilo que genericamente a sociedade estabeleceu como padrão de valores e comportamentos. 
Os problemas éticos e morais estão relacionados também ao Estado, visto que os valores, tais como a liberdade, a democracia, a igualdade, a justiça, entre outros, por vezes são ameaçados ou não efetivados de fato na sociedade. Nesse sentido, existem muitos conflitos, pois as pessoas reivindicam seus direitos enquanto cidadãos. 
No sistema que vivemos, predominam os valores econômicos em detrimento dos valores sociais, educacionais, culturais, éticos. 
Alguns problemas éticos e morais estão relacionados a diferentes formas de preconceito e discriminação, injustiça e exclusão social, desigualdade e indiferença, entre outros aspectos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais