Buscar

AUDITORIA DA QUALIDADE - ATIVIDADE 1 (A1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA
Auditoria é definida como sendo uma função administrativa que verifica, de maneira independente, como as funções de planejamento, execução e controle foram realizadas (GIL, 1996). O principal motivo para que uma organização opte por realizar auditorias de qualidade é que os resultados por elas produzidos sejam capazes de influenciar na tomada de decisões das lideranças da empresa (KAZILIÛNAS, 2008). Definir os objetivos do programa de auditoria, determinar e avaliar riscos e oportunidades e estabelecer o programa, são etapas que antecedem o processo de implementação do programa de auditoria fornecendo subsídios para o sucesso de uma auditoria (NBR ISO 19011:2018). A norma NBR ISO 19011:2018 define as Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão e afirma que na fase do processo de execução do programa é necessário implementar o planejamento operacional e a coordenação de todas as atividades no programa. Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: Na fase de implementação do programa de auditoria, o que convém que a(s) pessoa(s) que gerencia(m) o programa de auditoria faça(m)? Para responder ao questionamento, utilizando a NBR ISO 19011:2018 e o conteúdo estudado na disciplina, escreva quais ações devem ser feitas pelo auditor ou equipe de auditoria na fase de implementação.
RESPOSTA
Com base no contexto apresentado, temos dentro do processo de auditoria de qualidade o enfoque voltado a processos e produtos, mas que também nos traz a percepção clara frente a estratégias e resultados. 
O processo de auditoria é dividido em quatro etapas, são elas:
1. Planejamento;
2. Preparação;
3. Execução;
4. Encerramento.
Todas as etapas listadas nessa na relação são de extrema importância para garantir o sucesso e eficácia da implementação do programa de auditoria, conforme a NBR ISO 19011:2018. 
No processo de Planejamento de uma auditoria é iniciado com a definição de um plano de ação que irá orientar a linha toda a auditoria. Sua linha temporal e a apresentações das ações a serem realizadas, bem como a identificação da documentação necessária e listagem de pessoas a serem entrevistadas no processo necessário.
A preparação por vez proporciona aos auditores obter melhor conhecimento sobre o sistema de gestão da qualidade da empresa em questão através da análise da documentação do sistema.
Na etapa de execução é coletada as informações que determinam se o departamento está seguindo os padrões e procedimentos previstos no controle de Qualidade.
No encerramento normalmente ocorre uma reunião para revisão das áreas de não conformidade e posteriormente a determinação de ações necessárias para as melhorias necessárias.
Uma vez implementado o processo de auditoria percorrendo todas as fases necessárias teremos os levantamentos e direcionamentos eficazes para o sistema de gestão de qualidade da empresa.

Outros materiais