Buscar

Questões sobre Arqueologia e Antropologia nas Américas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
Alguns membros da comunidade científica no campo arqueológico têm pensado/considerado que, diante de tantas descobertas importantes, em locais díspares e com presença de artefatos arqueológicos com datações bastante distantes uma das outras, é possível que não tivéssemos tido apenas um caminho percorrido pelo homem americano, assim como estes podem não ter vindo apenas em uma leva humana. Nesse sentido, a descoberta do fóssil de Luzia, em Minas Gerais, levou que cientistas considerassem outros caminhos e outras formas de ingresso do homem no continente, dado à antiguidade atribuída a ela e a região onde fora encontrada [...] ( MELO 1999)… 
Uma das mais significativas descobertas arqueológicas que reforça a tese das múltiplas ondas migratórias para as Américas, foi: 
B - a de Luzia, pelo Arqueólogo e Antropólogo Walter Neves.
QUESTÃO 2
Falar de diversidade no processo de constituição de culturas ameríndias implica em trazer à tona o fato de que essa mesma diversidade esteve por muito tempo encoberta ou minimizada pelos estudos, tão somente daqueles grupos que chegaram a construir sociedades bastante organizadas e complexas como aquelas que foram erguidas pelos Incas, Maias e Astecas. 
Marque a alternativa que justifica e complementa a citação acima: 
C - Os estudos históricos privilegiaram os Incas, Maias e Astecas por mais se assemelharem à ideia de sociedade e civilização como concebida pelos europeus.
Questão 3
Um dos grandes problemas atuais da arqueologia na atualidade se refere às datas e origens precisas da ocupação do território americano. Sobre o tema, leia o trecho a seguir. 
Nas décadas (de 1940 e 1970), a ênfase dos estudos sobre a ocupação humana do baixo Amazonas esteve voltada para a caracterização estilística da cultura material tapajônica, a partir do estudo de coleções museológicas reunidas desde o século XIX. Palmatary realizou a caracterização estilística da cerâmica Tapajônica, propondo uma classificação, e explorou prováveis rotas de dispersão que interligavam a foz do rio Tapajós ao Caribe, via rio Orinoco. MARTINS, Cristiane. Sobre contatos e fronteiras: um enfoque arqueológico. Amazônica, Belém, 2012. Disponível em . Acesso em 26 de janeiro de 2020. 
Com relação aos primeiros habitantes da Região Caribenha, é correto afirmar que:
D - Estabeleceram-se no chamado Período Arcaico, com origem em cerca de 5500 a.C.
Questão 4
Considerado na atualidade um clássico da Antropologia, o texto “O ritual do Corpo entre os Nacirema”, do antropólogo estadunidense Horace Minner (1912-1993), foi escrito com o objetivo de permitir aos leitores uma compreensão tanto da diversidade cultural quanto das características do método antropológico. Leia, a seguir, um trecho do texto. 
Na hierarquia dos mágicos profissionais, logo abaixo dos médicos-feiticeiros no que diz respeito ao prestígio, estão os especialistas cuja designação pode ser traduzida por "sagrados homens-da-boca". Os Nacirema têm um horror quase que patológico, e ao mesmo tempo fascinação, pela cavidade bucal, cujo estado acreditam ter uma influência sobre todas as relações sociais. Acreditam que, se não fosse pelos rituais bucais seus dentes cairiam, seus amigos os abandonariam e seus namorados os rejeitariam. 
Miner, Horace. Body Ritual among the Nacirema. In: A.K. Rooney e P.L. de Vore (orgs). You and the others. Readings in Introductory Anthropology. Cambridge: Erlich, 1976. Tradução disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/364413/mod_resource/content/0/Nacirema.pdf 
Os “Nacirema” são, na verdade, os estadunidenses (Nacirema é “American”, escrito de trás para frente). Analisando-se os objetivos das descrições de Minner, e considerando suas implicações para o estudo histórico das populações ameríndias, avalie as seguintes afirmativas. 
A - Apenas nas afirmativas I e II.
Questão 5
No que se refere à origem do Homem nas Américas], podemos dizer que as discussões, basicamente, concentram-se em duas questões centrais, que se ramificam depois em outras. A primeira discussão se refere a quando, ou há quanto tempo teriam chegado os primeiros habitantes ao continente, e a segunda, qual ou quais caminhos teriam percorrido para chegar até aqui. (CARVALHO, 2017.). 
No que se refere a segunda questão central da origem dos povos ameríndios, marque a alternativa que apresenta o principal argumento da teoria “Clóvis” de povoamento: 
E - Ultrapassando o estreito de Bering pelo Alasca, a partir da Ásia, as primeiras populações de seres humanos teriam alcançado o continente americano.

Continue navegando