Buscar

Exercício de Ética na Educação Física 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de Ética na Educação Física 2 
O código de conduta ética é uma ferramenta norteadora para as atitudes do profissional da Educação Física e esclarece quais seus direitos, deveres e responsabilidade. Diante disso, o profissional tem como dever fundamental:
D - a preservação da saúde de seus clientes por meio de diferentes mecanismos intervenientes.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em conjunto com o Ministério do Esporte, realizou no ano de 2015 uma pesquisa dos principais indicadores que refletem a prática de atividade física e de esporte. A pesquisa buscou identificar:
E - o tipo de esporte ou atividade física realizada; a frequência e duração.
Os códigos de ética são documentos que registram princípios e normas apropriadas e pautadas como uma maneira de instrução profissional. Partindo deste princípio, analise as alternativas que apresentam os deveres do profissional de Educação Física:
I. É dever do profissional de Educação Física, a responsabilidade pela promoção de intervenções seguras e competentes, livre de danos decorrentes de negligência ou imprudência.
II. Prestar serviço de qualidade, com responsabilidade, competência e honra, garantindo relações interprofissionais respeitosas.
III. Utilizar os conhecimentos adquiridos durante sua formação inicial e continuada.
Estão corretas:
E - Todas as alternativas estão corretas.
Ao tratar questões éticas na área da Educação Física, é necessário que o educador físico tenha conhecimento de suas responsabilidades e deveres em sua profissão. Desta forma, quais são os comportamentos adequados ao profissional de Educação Física?
D - Comportamentos morais éticos pertencentes a profissão com certa competência técnica, a capacitação permanente, a flexibilidade, tolerância, tanto quanto suas relações diretas ou indiretas junto aos clientes.
A abordagem desenvolvimentista busca em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento a fundamentação de uma tentativa de caracterização à progressão normal do crescimento físico, desenvolvimento motor, relacionado à faixa etária durante a aprendizagem motora dentro da educação física escolar. Para a abordagem desenvolvimentista, a Educação Física deve:
C - proporcionar ao aluno condições diversificadas para seu comportamento motor através de múltiplas interações que explorem o movimento.
No congresso americano foi admitido que existe um papel decisivo na promoção da saúde do aluno, assim como na prevenção da obesidade, impactado diretamente nos maus hábitos nutricionais e no estilo de vida sedentário. Alguns aspectos foram apresentados pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, onde a Educação Física deve:
A - Desenvolver um currículo que enfatize a aptidão física e auxilie os estudantes a desenvolverem conhecimento, atitudes, assim como habilidades motoras, comportamentais além da confiança para adotar um estilo de vida saudável.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes para nortear o trabalho dos professores, coordenadores e diretores. Analise as alternativas a seguir em relação aos objetivos do ensino fundamental, segundo os PCNs:
I. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
II. Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
III. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. 
Estão corretas
E - Todas as alternativas.:
Os PCNs buscam o melhor entendimento da psicomotricidade e como deve afetar cada faixa etária. É um meio para alcançar a excelência do aprendizado, este documento sofreu influências de diversas abordagens, sendo elas:
I. Abordagem construtivista.
II. Abordagem desenvolvimentista.
III. Abordagem crítica.
IV. Abordagem multidisciplinar.
Estão corretas:
E - Todas as alternativas.
Diante das rápidas mudanças na sociedade, com o mundo globalizado dos computadores, notebooks e smartphones, surge a necessidade de repensar o ato de ensinar. Inicialmente é preciso pensar na formação docente. Sobre este tema, analise as alternativas:
I. A formação continuada é entendida hoje como um processo estável, momentâneo utilizado para os saberes dos professores no cotidiano escolar.
II. A carreira docente está relacionada a práticas e rotinas do campo de trabalho.
III. Cada vez mais o professor é o responsável pela educação, isso provém das mudanças no mercado de trabalho, da alteração estrutural familiar e de uma revolução midiática.
Estão corretas:
D - Apenas as alternativas II e III.
A atuação do profissional formado em bacharelado em Educação Física é imensa. Além deste profissional atuar em academias, clubes, escolinhas de treinamento, existem outras possibilidades de mercado de trabalho, como as áreas de:
I. esportes marítimos e atividades físicas/esportivas de praia.
II. prestação de serviço em condomínios, empresas e hospitais.
III. projetos e eventos, equipes multiprofissionais.
Estão corretas:
E - Todas as alternativas estão corretas.

Outros materiais