Buscar

APOL - HISTÓRIA DO BRASIL, SOCIEDADE E CULTURA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL - HISTÓRIA DO BRASIL, SOCIEDADE E CULTURA
Questão 1/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“Recriando a realidade à sua maneira e de acordo com seus interesses político-partidários, os órgãos de comunicação aprisionam os seus leitores nesse círculo de ferro da realidade irreal, e sobre ele exercem todo seu poder”.
Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imprensa escrita no Brasil durante o Império, é correto afirmar que:
A imprensa escrita assumia e defendia claramente suas posições políticas (havia jornais monarquistas, abolicionistas, republicanos, liberais e conservadores).
Questão 2/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A família patriarcal foi o principal elemento sociológico de unidade brasileira. Quando diz família patriarcal, refere-se ao ‘complexo’ ou ‘sistema patriarcal’ de família, de economia, de organização social, na forma patriarcal de habitação – a casa-grande completada simbolicamente pela senzala, o sobrado em oposição extremada ao mocambo, à palhoça ou ao rancho – e na forma patriarcal de devoção religiosa, de assistência social e de ação política”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: sociedade E cultura, é correto afirmar que uma situação em que ainda se pode notar a permanência das relações de caráter patriarcal no Brasil ocorre:
por meio do mando do coronel nas pequenas cidades e na leal submissão do eleitorado aos políticos caridosos.
Questão 3/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“O governo de Vargas tinha no DIP [Departamento de Imprensa e Propaganda] seu principal aliado para a construção da imagem do presidente para o povo. O governo que se inicia de maneira autoritária mediante um golpe sobre Júlio Prestes (presidente eleito no pleito de 1930), e se mantém no governo implantando uma ditadura em 1937, precisava formar sua imagem junto à população. Nesse cenário, [...] [pelo] DIP passavam todo conteúdo midiático que seria reproduzido em território nacional. Fossem em material impresso (jornais, livros), fossem em espetáculos (musicais, peças de teatro, cinema), ou músicas”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: sociedade e cultura, assinale a alternativa que contém o principal meio de comunicação usado nas ações do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) na Era Vargas:
rádio
Questão 4/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“[...] como era de se esperar, o rádio teve um desenvolvimento defasado e mais tardio no Brasil que nos países industrializados, onde as pesquisas sobre a radiotransmissão foram aceleradas sobretudo no contexto da Primeira Guerra. Sua introdução aqui só se deu no início dos anos 1920, mas tantos eram seus problemas técnicos de transmissão, difusão, qualidade de sinal e programação, que só a partir dos anos 1930 é que ele teria impacto decisivo para a transformação da cultura brasileira”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: sociedade e cultura sobre o rádio no Brasil, ao longo da década de 1920, para as emissoras de rádio se estabelecerem, precisavam da liberação de:
uma concessão controlada pelo Estado.
Questão 5/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A Legislação promulgada em 1932 oferecia soluções para o problema da sobrevivência financeira das emissoras, ao mesmo tempo que garantia ao Estado uma hora diária da programação em todo o território nacional para a transmissão do programa oficial do governo. O Programa Nacional, previsto por Lei em 1932, somente alcançou plenamente os objetivos esperados em 1939 com a criação da Hora do Brasil”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o programa Hora do Brasil servir aos interesses políticos do presidente da República, é correto afirmar que, entre outras maneiras, isso ocorria por meio de:
Propagandas das realizações políticas do presidente Getúlio Vargas.
Questão 6/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A combinação entre abolição e imigração acabou por redesenhar o perfil social e racial da população brasileira, bem como instaurar novas e complexas relações entre as elites e os diversos grupos étnicos e sociais que compunham as classes trabalhadoras”.
 Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o sistema de parceria criado pelo Estado brasileiro para estabelecer as relações de trabalho entre imigrantes e fazendeiros, assinale a alternativa correta:
Os imigrantes enfrentavam um regime duro de trabalho, com más condições de higiene, moradia e até maus-tratos, gerado também devido às condições contratuais firmadas com os fazendeiros.
Questão 7/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“O governo do Estado Novo foi centralizador, ou seja, concentrou no governo federal a tomada de decisões antes partilhada com os estados, e autoritário, ou seja, entregou ao Poder Executivo atribuições anteriormente divididas com o Legislativo. Sua ideologia recuperou práticas políticas autoritárias que pertenciam à tradição brasileira, mas também incorporou outras mais modernas, que faziam da propaganda e da educação instrumentos de adaptação do homem à nova realidade social”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o período do Estado Novo (1937-1945), é correto afirmar que a importante instituição criada por Getúlio Vargas para a manutenção desse regime governamental foi:
DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda
Questão 8/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“A imigração em massa da Europa para a América ocorreu no período de 1870 a 1930. No qual, os italianos formaram o grupo mais numeroso, com 35,5% do total, vindo a seguir os portugueses (29%) e os espanhóis (14,6%)”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imigração estrangeira ao Brasil, sobretudo a partir da segunda década do século XX, é correto afirmar que, naquele momento, houve também o ingresso do imigrante de origem:
Japonesa
Questão 9/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“A decisão de implantar uma tipografia no Brasil fez parte de um projeto real, conforme contou o cientista político Vamireh Chacon. Margaret Lopes, geóloga da Unicamp, comentou que o projeto luso-brasileiro ilustrado já estava em andamento em 1808 e que muitas instituições foram apenas transpostas de Portugal para o Brasil. Além da comunicação com a população, o príncipe regente precisava difundir a instrução pública. O gesto de D João VI foi um marco para as letras, mesmo assim recebeu críticas, como a do jornalista Hipólito da Costa, que afirmou: ‘Tarde, desgraçadamente tarde’”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a criação da imprensa no Brasil, é correto afirmar que  a imprensa responsável pela publicação do primeiro jornal em terras brasileiras foi:
A Imprensa Régia
Questão 9/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A colônia é, de início, o objeto de uma cultura, o ‘outro’ em relação à metrópole: em nosso caso, foi a terra a ser ocupada, o pau-brasil a ser  explorado, a cana-de-açúcar a ser cultivada, o ouro a ser extraído; uma palavra,  a matéria-prima a ser carreada ao mercado externo. A colônia só deixa de o ser quando passa a sujeito da sua história. Mas essa passagem fez-se no Brasil por um lento processo de aculturação do português e do negro à terra e às raças naturais; e fez-se com naturais crises e desequilíbrios”. 
Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil:
Sociedade e cultura, após a independência do Brasil em 1822, o herói nacional criado pelos literatos passou a ser:
o índio
Questão 10/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A colônia é, de início, o objeto de uma cultura, o ‘outro’ em relação à metrópole: em nosso caso, foi a terra a ser ocupada, o pau-brasil a ser  explorado, a cana-de-açúcar a ser cultivada, o ouro a ser extraído; uma palavra,  a matéria-prima a ser carreada ao mercado externo. A colônia só deixa de o ser quando passa a sujeito da sua história. Mas essa passagem fez-se no Brasil por um lento processo de aculturação do português e do negro à terra e às raças naturais; e fez-se com naturais crises e desequilíbrios”. 
Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura, após a independência do Brasil em 1822, o herói nacional criado pelos literatos passou a ser:
o índio
APOL 02 - HISTÓRIA DO BRASIL, SOCIEDADE E CULTURA
Questão 1/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Atente para o seguinte excerto de texto: 
“Antes das reformas promovidas por Pereira Passos, prefeito do Rio de Janeiro entre 1902 e 1906, o Rio de Janeiro era conhecido como ‘Porto Sujo’ ou ‘Cidade da Morte’, um lugar evitado pelos viajantes [...]. Com a onda de imigração europeia e a migração de escravos recém-libertos, a população crescia significativamente. De 1872 a 1890, a taxa de crescimento era de 95,8%; entre 1890 e 1906, a população aumentou em 56,3%. O caos na ocupação urbana favorecia a disseminação de doenças, tornando a cidade insalubre, e esse panorama se refletia na economia do país”. 
Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura em relação à população pobre quando das reformas urbanas ocorridas no centro da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX, é correto afirmar que:
Com a reforma, houve a higienização do espaço urbano por meio de derrubamento de prédios de cortiços que concentravam a população pobre no centro da cidade.
Questão 2/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“Desde 1931, com o Departamento Oficial de Publicidade, substituído em 1934 pelo Departamento de Propaganda e Difusão Cutural (DPDC), o governo já vinha implantando uma política de controle da informação transmitida pelo rádio e pela imprensa. Quando o DPDC se transformou no Departamento Nacional de Propaganda (DNP), em 1938, inaugurou-se o programa ‘Hora do Brasil’, transmitido diariamente por todas as estações de rádio, com duração de uma hora”.
Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil: sociedade e cultura sobre o programa oficial a Hora do Brasil durante o Estado Novo,
assinale a alternativa correta:
Esse programa propagava e exaltava as ações políticas do presidente Getúlio Vargas.
Questão 3/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“A presença maciça da televisão em um país situado na periferia do mundo ocidental poderia ser descrita como mais um paradoxo de uma nação que ao longo de sua história foi representada reiteradamente como uma sociedade de contrastes, riqueza e pobreza, modernidade e arcaísmo, sul e norte, litoral e interior etc.”. 
De acordo com os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a televisão brasileira no contexto dos anos 1970 e 1980, é correto afirmar que o principal produto televisivo da época, o qual se constituía não apenas como um artigo de produção industrial para consumo interno, mas também como um produto voltado para os mercados internacionais, dizia respeito:
às telenovelas.
Questão 4/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“TV Tupi teve a concessão cassada pelo governo militar em julho de 1980. Os motivos variaram para cada uma das afiliadas [...]. Foi o então presidente Figueiredo quem assinou o decreto que extinguiu a primeira emissora de televisão da América Latina”. 
Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o processo de decadência da TV Tupi, assinale a alternativa correta:
A decadência da TV Tupi ocorreu rapidamente após o surgimento da Rede Globo de Televisão, um gigante das telecomunicações.
Questão 5/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“Era interessante para o Estado (industrializado) construir trabalhadores disciplinados, saudáveis e bons pais de família, por isso a família assumiria um papel fundamental na educação dos filhos, de filhos brasileiros e civilizados. Nesse sentido, a atenção seria voltada à mulher, pois ela é a guardiã do lar, transmissora da moral e dos bons costumes. A mulher teria o dever de preservar a família. Para os discursos autorizados, ‘tanto a mulher das camadas altas como das camadas baixas’ seria sua a ‘tarefa natural de criação e de educação dos filhos’”.
Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o papel da mulher na sociedade patriarcal do século XIX, assinale a alternativa correta:
A mulher, de modo geral, era subordinada ao mando masculino: ao pai na infância e ao marido na vida adulta.
Questão 6/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“Hartmann [...] fala da parceria entre o sistema capitalista e o patriarcado, observando, no entanto, que a incorporação das relações de dominação patriarcais no sistema capitalista tem resultado em um casamento infeliz entre feminismo e marxismo, pois as relações econômicas sempre constituem o fator principal de explicação”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o casamento em contextos patriarcais no Brasil, assinale a alternativa correta:
O enlace matrimonial era objeto de acordo realizado pelos patriarcas das famílias envolvidas.
Questão 7/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:   
“[...] a arte brasileira dos princípios do século XIX era, e fora até então, quase nula. Salvo uma ou outra manifestação de medíocre intuição do ofício, neste ou naquele primitivo, os nossos pintores e escultores só haviam dado mostras de rudimentaridade artística. Nas nossas feíssimas igrejas, exceção feita de uma ou outra, a decoração interna e as telas e painéis provinham de verdadeiros pintamonos”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a formação de um sistema artístico no Brasil no século XIX a partir da vinda da corte portuguesa, em 1808, assinale a alternativa correta:
Nessa época, houve a criação de instituições dedicadas ao financiamento e ao ensino dos artistas e à formação de um público especializado.
Questão 8/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A família patriarcal foi o principal elemento sociológico de unidade brasileira. Quando diz família patriarcal, refere-se ao ‘complexo’ ou ‘sistema patriarcal’ ‘de família, de economia, de organização social, na forma patriarcal de habitação – a casa-grande completada simbolicamente pela senzala, o sobrado em oposição extremada ao mocambo, à palhoça ou ao rancho – e na forma patriarcal de devoção religiosa, de assistência social e de ação política’”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o modelo de família patriarcal no Brasil colonial, assinale a alternativa correta:
Todos os membros da família eram submetidos ao arbítrio do patriarca: os genros, os escravos, os afilhados e os agregados.
Questão 9/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A colônia é, de início, o objeto de uma cultura, o ‘outro’ em relação à metrópole: em nosso caso, foi a terra a ser ocupada, o pau-brasil a ser  explorado, a cana-de-açúcar a ser cultivada, o ouro a ser extraído; uma palavra,  a matéria-prima a ser carreada ao mercado externo. A colônia só deixa de o ser quando passa a sujeito da sua história. Mas essa passagem
fez-se no Brasil por um lento processo de aculturação do português e do negro à terra e às raças naturais; e fez-se com naturais crises e desequilíbrios”. 
Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura, após a independência do Brasil em 1822, o herói nacional criado pelos literatos passou a ser:
o índio
Questão 10/10 - História do Brasil, Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“O governo de Vargas tinha no DIP [Departamento de Imprensa e Propaganda] seu principal aliado para a construção da imagem do presidente para o povo. O governo que se inicia de maneira autoritária mediante um golpe sobre Júlio Prestes (presidente eleito no pleito de 1930), e se mantém no governo implantando uma ditadura em 1937, precisava formar sua imagem junto à população. Nesse cenário, [...] [pelo] DIP passavam todo conteúdo midiático que seria reproduzido em território nacional. Fossem em material impresso (jornais, livros), fossem em espetáculos (musicais, peças de teatro, cinema), ou músicas”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: sociedade e cultura, assinale a alternativa que contém o principal meio de comunicação usado nas ações do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) na Era Vargas:
rádio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais