Buscar

tecnologia agricola prova final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Tanto as unidades de controle quanto os atuadores são ferramentas desenvolvidas para viabilizar os dados e sinais detectados pelos sensores. Dessa forma, fazem parte dos sistemas de sensoriamento. De maneira geral, a vasta quantidade de sensores disponíveis no mercado pode ser dividida em dois grupos: direto e remoto. Ambos têm por finalidade obter dados eletronicamente para a automatização de processos ou para tomada de decisões. Sobre as principais aplicações dos sistemas dos sensoriamento da agricultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Levantamento de outras características do solo, como o teor de matéria orgânica, com o uso de técnicas de mapeamento por sensoriamento remoto, importantes para a tomada de decisões técnicas do produtor.
II- Usado para medições das características do solo em escala de campo e em tempo real. Esta aplicação proporciona agilidade e eficiência, com obtenção de dados in situ (nas condições reais de campo).
III- A condutividade elétrica, sem o auxílio de GPS, tem sido utilizada para determinar a textura e outras propriedades do solo. Obtém pouquíssima correlação com o resultado de análises dessas características com os laboratórios, como os efeitos da argila e teores de sal e ainda desconsidera a massa de solo, não representando a condição real.
IV- Utilizados para desenvolver índices de vegetação, como indicadores de crescimento da cultura; do estado nutricional e da produtividade; refletância espectral de culturas; avaliação do estado nutricional; estimação do crescimento e monitoramento das condições da planta; e estimativa de produtividade das culturas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	2.
	A busca por quantidade e qualidade de alimentos é paralela à busca pelo aprimoramento de equipamentos e máquinas que, além de facilitar os processos de produção, sejam eficientes, de baixo custo e adaptáveis às diferentes regiões e condições econômicas, ambientais e sociais do agricultor. Sobre a mecanização agrícola, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A correta caracterização e conhecimento da mecanização agrícola é um instrumento muito importante no gerenciamento das expectativas e objetivos do agricultor junto a sua propriedade rural.
PORQUE
II- A correta escolha, utilização e manutenção dos seus maquinários são definitivos para o sucesso de sua produtividade e, consequentemente, de sustentabilidade da produção agrícola.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	3.
	Na produção de carne são consumidas 78 calorias de combustível fóssil para se produzir 1 caloria de proteína de carne. Logo, a produção de proteína de carne requer 39 vezes mais energia que a soja, demonstrando que a cadeia alimentar do ser humano depende de recursos energéticos como os combustíveis fósseis e seus derivados (MEDEIROS, 2010, p. 45). Sobre o consumo de energia na produção de carne, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Os índices elevados do consumo de energia na produção de carne estão centrados principalmente na produção da ração consumida pelos animais.
PORQUE
II- Passa pelo processo de cultivo, preparo de solo, semeadura, tratos culturais, colheita, transporte e armazenagem, além de todo o processo de industrialização da carne posterior ao abate.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MEDEIROS, L. F. S. Avaliação da energia contida nos principais sistemas agrícolas e industriais da região médio norte do Estado de Mato Grosso - 2010. 2011. Dissertação (Mestrado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Agronegócios e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	4.
	Vários instrumentos são considerados básicos e de uso conjunto para a obtenção e a análise dos dados na AP. Uma das ferramentas de grande eficácia da agricultura de precisão é a orientação das máquinas agrícolas de forma a evitar a sobrepassagem e, ao mesmo tempo, precisar a adjacência das faixas de passagem dos insumos, adubos e corretivos. Com relação às barras de luz, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Tem por finalidade facilitar a sobreposição, o consequente aumento de custo e falhas, as quais podem comprometer a eficiência da distribuição do insumo ou controle fitossanitário.
	 b)
	Os equipamentos embarcados nos modelos mais avançados são capazes de operar tanto em linha reta quanto curva, fazendo com eficiência as manobras de final de linha.
	 c)
	O painel luminoso é um conjunto de luzes (LEDs) que se acendem na medida em que o veículo se afasta do alinhamento predeterminado, indicando ao operador a correção necessária no percurso.
	 d)
	No método convencional, a aplicação em faixas adjacentes pode ser feita pelo uso de marcadores de espuma, pela orientação das fileiras de plantio, pelos riscadores de solo, entre outros.
	5.
	Devemos considerar inicialmente que o processo de pós-colheita de alimentos compreende o espaço desde a saída do produto da lavoura até a sua disponibilização para consumo. Cada espécie vegetal ou animal requer procedimentos e tecnologias específicas para sua manutenção pós-colheita, que estão ligadas às características fisiológicas de cada espécie e a normas e regulamentos que regem a produção e o consumo de alimentos. Sobre as técnicas de pós-colheita, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Secagem, triagem, armazenamento, acondicionamento e transporte são etapas que podem compor o caminho do produto desde a colheita até o consumo. Técnicas que podem conservar as condições organoléticas físicas e químicas dos produtos podem ser aplicadas em cada uma das etapas e subetapas do processo.
PORQUE
II- O conhecimento minucioso dessas etapas e das características dos produtos é decisivo para a rentabilidade da produção agrícola e para a qualidade do alimento produzido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	6.
	A aviação agrícola consiste no uso de veículo aéreo para a aplicação ou distribuição de produtos agrícolas em determinada área rural. Os produtos vão desde insumos até sementes e repovoamento de peixes em rios, embora a atividade seja mais conhecida na agricultura pelo uso de produtos fitossanitários, principalmente herbicidas, fungicidas e inseticidas. As aplicações aéreas evitam a compactação do solo e o amassamento das plantas e proporcionam um melhor aproveitamento em relação ao tempo e custo. Sobre as pulverizações aéreas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As pulverizações aéreas exigem cuidados específicos e acordados em legislação, haja vista seu potencial poluidor relacionado à deriva de produtos tóxicos.
PORQUE
II- Minimizar esse potencial, o uso minucioso da tecnologia adequada de aplicação e da correta aplicação da legislação são fundamentais, tanto para viabilizar a tecnologia econômica e tecnicamente quanto para a preservação dos ecossistemas, incluindo a saúde da população.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição
verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	7.
	Os números demonstram que a agricultura nacional está em crescente adesão ao uso da aviação agrícola, impulsionados pela expansão da agricultura de precisão, entre outros fatores. De maneira geral, as aeronaves agrícolas são pequenas, leves e realizam voos baixos, próximos ao solo, para evitar o máximo possível a deriva de produtos e insumos, muitas vezes realizando manobras consideradas perigosas para a aviação convencional. Sobre os componentes e suas funções na estrutura do avião, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Profundor está localizado na parte traseira do estabilizador horizontal, é uma superfície móvel que se movimenta para cima e para baixo.
(    ) O motor é a espinha dorsal do avião, seja ela rotativa ou fixa, responsável pela força de sustentação que permite ao avião o voo.
(    ) Barra de pulverização está localizada ao longo das asas, é responsável por distribuir o produto ao longo da disposição dos bicos.
(    ) A asa é o elemento fundamental para vencer a força de arrasto e proporcionar o movimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	O estudo dos fenômenos que envolvem a aerodinâmica é de fundamental importância para o projeto global da aeronave, pois muitos aspectos estudados para se definir a melhor configuração aerodinâmica da aeronave serão amplamente utilizados para uma melhor análise de desempenho e estabilidade da aeronave, bem como para o cálculo estrutural, uma vez que existem muitas soluções de compromisso entre um bom projeto aerodinâmico e um excelente projeto total da aeronave (RODRIGUES, 2016, p. 15). Sobre as quatro forças atuantes num corpo sólido em movimento no ar, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Peso ou gravidade.
II- Tração.
III- Sustentação
IV- Resistência ao avanço
(    ) É produzida pelo efeito aerodinâmico do ar que age na asa durante o deslocamento. Nesse momento, o ar escoa com mais velocidade pela parte superior da asa (extradorso), que possui uma curvatura maior do que na parte inferior (intradorso).
(    ) Exerce atração sobre os corpos, uma vez que é a resultante dessa atração em relação à massa do corpo físico, comporta todas as suas partes físicas, incluindo o combustível, a carga e os passageiros.
(    ) Força proporcionada por uma hélice, um reator ou por um motor, sendo a força que puxa ou empurra o avião para a frente e que se opõe à resistência ao avanço.
(    ) Força que se opõe ao movimento da aeronave, visto que é a resistência do ar à progressão do movimento e se opõe à tração produzida pelo motopropulsor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RODRIGUES. L. E. M. Fundamentos de Aerodinâmica. São Paulo: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, 2016.
	 a)
	III - I - II - IV.
	 b)
	I - IV - II - III.
	 c)
	II - III - IV - I.
	 d)
	IV - I - III - II.
	9.
	Há algum tempo, imaginar um trator ou colhedora movimentando-se ou realizando uma operação sem o condutor era impossível. No entanto, a AP já utiliza esse instrumento para garantir eficiência em suas operações. O sistema é eficaz, porém, depende da capacidade do operador de criar uma linha de referência que definirá o espaçamento entre as passadas. Com relação aos benefícios dos sistemas de piloto automático, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Menor estresse para o operador, que pode monitorar de forma mais segura e precisa outros equipamentos utilizados em sua jornada de trabalho.
	 b)
	Capacidade de seguir qualquer tipo de trajetória existente no campo (retas, curvas, pivô), com uma margem de erro inferior a cinco centímetros.
	 c)
	Maior acurácia no seguimento das trajetórias previamente definidas durante todo o dia, reduzindo custos e melhorando a utilização do solo.
	 d)
	Menor produtividade, ao permitir menores velocidades de operação, inclusive durante a noite.
	10.
	O ecossistema, em sua própria natureza, possui diversas fontes de energia disponíveis e utilizadas pelo ser humano desde a Antiguidade. A busca constante por novas fontes de energia que pudessem facilitar o trabalho cotidiano teve um grande impulso com a descoberta do fogo, que passou a ser a fonte de calor usada no aquecimento pessoal, no cozimento dos alimentos e na iluminação. Sobre as fontes de energia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os animais foram e ainda são fontes de energia, força física e muscular usadas no desenvolvimento de trabalhos, como transporte, aração de solo, entre outros que possibilitam e otimizam as atividades agrícolas há séculos.
(    ) A primeira delas é o alimento que, ao ser ingerido, proporciona ao ser humano e animais a força necessária para a realização de tarefas e movimentos básicos do corpo.
(    ) Com o aprimoramento das fontes energéticas, o uso dos moinhos não foram utilizados como ferramentas fornecedoras de energia necessária à produção de diversos produtos.
(    ) A água e o vento já eram utilizados como fonte de energia de embarcações desde as civilizações antigas e proporcionaram grandes revoluções nas sociedades, tanto na agricultura quanto nas questões geopolíticas e econômicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais