Buscar

AULA 3 - SOLUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 2a - GEOPOLÍTICA, REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO
Professora Sirlei Pitteri 20 de fevereiro de 2017
AULA 3 - GOVERNANÇA CORPORATIVA
Professora Sirlei Pitteri 
ESTUDO DIRIGIDO
1 - Dentre as três concepções mais conhecidas do sistema capitalista - idealista, racionalista e crítica, com qual delas você se identifica mais? Explique sua resposta com base nos conceitos apresentados no texto.
2 - Os processos que levaram ao despertar da governança corporativa no mundo administrativo têm uma ligação direta com a consolidação mundial do capitalismo no século XXI. O capitalismo, durante séculos, foi sendo determinado por fatores históricos que levaram a sua evolução e ao seu domínio no cenário atual. Segundo Andrade & Rossetti (2011), oito fatores foram determinantes da evolução do capitalismo. Identifique e explique brevemente cada um deles com suas palavras.
ASSINALE VERDADEIRO (V) OU FALSO (F) NAS AFIRMATIVAS A SEGUIR
3 - No que se convencionou chamar de ascensão do capital, vimos que ocorreu:
I. O deslocamento fantástico do poder do capital para o poder da propriedade da terra, criando uma nova classe dominante em substituição à aristocracia rural. (F)
II. O deslocamento fantástico do poder da propriedade da terra para o poder do capital, criando uma nova classe dominante em substituição à aristocracia rural. (V)
III. O deslocamento fantástico do poder da propriedade para o poder do capital, criando uma nova classe dominante em substituição à aristocracia urbana. (F)
IV. O deslocamento fantástico do poder da capital para o poder da propriedade da terra, criando uma nova classe dominante em substituição à aristocracia urbana. (F)
4 - Na evolução do capitalismo, podemos verificar que houve um conceito vivenciado na obra do sociólogo alemão Max Weber, “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, onde Deus é o senhor de toda a vida e, portanto, o trabalho e a virtude econômica também fazem parte da determinação divina. Este conceito tem relação com:
a) O crescimento da religião católica nos países desenvolvidos
b) A ética calvinista
c) A Revolução Industrial 
d) O ateísmo dos empresários do início do século XX
e) Nenhuma das anteriores
5 - Um dos fatores que levaram à evolução do capitalismo foi o desenvolvimento tecnológico, crescente e sem fronteiras, que assistimos nos últimos séculos e que conduziu todo o planeta a uma nova realidade. Qual dos exemplos abaixo pode ser considerado um fator de desenvolvimento tecnológico que nos acompanha até os dias atuais:
a) Novas formas e escalas de produção
b) Rapidez na logística com os diversos modais atuais para a entrega da produção
c) Agilidade nos processos com automação ou tecnologia da informação
d) Surgimento de novas máquinas
e) Todas as alternativas anteriores
6 - O agigantamento das corporações tem sido acompanhado por um processo histórico de dispersão do capital de controle, sob o impacto de cinco fatores:
(1) Constituição de grandes empresas na forma de S/As abertas 
(2) Abertura de capital das empresas fechadas 
(3) Aumento do número de investidores nos mercados de capitais 
(4) Processos sucessórios (de empresas familiares)
(5) Fusões e aquisições 
Explique, utilizando exemplos práticos, cada um desses fatores:
7 - Explique o que significa interesses não simétricos (ou interesses assimétricos) entre proprietários e gestores.
8 - Quem são os proprietários ativos e proprietários passivos das corporações e como se relacionam com os acionistas majoritários e acionistas minoritários?
ASSINALE VERDADEIRO (V) OU FALSO (F) NAS AFIRMATIVAS A SEGUIR
9 - Os conflitos entre acionistas e gestores passaram a ocorrer e a se aprofundar com o correr do tempo por conta da pulverização do capital e do divórcio propriedade-gestão. Estes conflitos são conhecidos como Conflitos de Agência. Em relação a este tema, podemos afirmar que:
I. Um dos tópicos que levaram ao conflito de agência foi o agigantamento das corporações, pois encontramos organizações com valores superiores ao PIB de diversas nações (V)
II. Em organizações empresariais, a busca pela maximização do benefício próprio pode levar um indivíduo a tomar decisões prejudiciais a terceiros (V)
III. O estabelecimento de limites de remuneração dos gestores podem prejudicar os acionistas, pois estes não teriam interesse em trabalhar nas organizações (F)
IV. Um dos tópicos que levaram ao conflito de agência foi o encolhimento das corporações, pois encontramos organizações cada vez menores que possuem interferência no mercado mundial (F)
10 - Sobre conflitos de agência, sabemos que existe um conflito de interesses entre os gestores executivos e os acionistas. A literatura já identificou diversas formas pelas quais os executivos podem depreciar o patrimônio dos investidores, com destaque para:
I. Realização de gastos desnecessários nas organizações (V)
II. Seleção de pessoas não qualificadas para posições gerenciais (V)
III. Venda da produção, ativos, ou títulos da companhia abaixo do preço de mercado para outras empresas das quais os gerentes são acionistas (V)
IV. Seleção de pessoas qualificadas para posições gerenciais (F) 
V. Realização de gastos necessários nas organizações (F)
11 - Por conta de encontrarmos, em certos casos, de um lado o gestor oportunista e, do outro lado, devido ao mercado, os acionistas oportunistas, o mundo corporativo começou a desempenhar reações que levaram as boas práticas de governança. Entre estas reações, qual aquela que não caracteriza uma boa prática de governança:
I. A própria criação de uma governança nas empresas 
II. A criação de institutos legais 
III. A criação de marcos regulatórios protecionistas 
IV. A formação de Conselhos de Administração dentro das organizações
V. O fechamento do capital para melhor controle gerencial do negócio 
12 - Uma das formas pelas quais os executivos podem depreciar o patrimônio das empresas, criando o que chamamos de conflito de agência, é a criação de barreiras para as suas substituições. Em relação à este tipo de atitude, podemos afirmar que:
I. Um exemplo comum desse tipo de atitude é a criação de medidas defensivas para evitar que a companhia seja adquirida por outros, mesmo que de forma vantajosa para seus acionistas (V)
II. O receio de perder o emprego poderia levar o executivo a escolher estratégias que maximizam os resultados de longo prazo em detrimento dos de curto prazo (F)
III. O acesso exclusivo a certas informações ou contatos vitais para a companhia, bem como a centralização excessiva são outras formas pelas quais os gestores poderiam procurar se ‘entrincheirar’ em seus cargos (V)
IV. A transparência nas informações ou contatos vitais para a companhia, bem como a descentralização excessiva são outras formas pelas quais os gestores poderiam procurar se ‘entrincheirar’ em seus cargos (F)
V. O receio de perder o emprego poderia levar o executivo a escolher estratégias que minimizem os resultados de curto prazo em detrimento dos de longo prazo (F)
1

Continue navegando