Buscar

Atividade Resenha crítica de filme: O milagre de Anne Sullivan

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade: Resenha crítica de filme
O filme retrata um período da história de vida de Helen Keller, uma menina cega e surda, que não tinha conhecimento do mundo a sua volta e não sabia como interpretá-lo, a menina vivia em um mundo e solitário, onde não era compreendida. O filme demonstra que a família, por não saber como tratar a filha deficiente, sentia pena dela, mimavam, admitiam que ela vivesse sem limites, necessários para uma convivência social, de forma a tornar Helen uma criança sem educações, sem amigos, que não sabia nem pedir comida, água ou mesmo comer e mais, para conseguir o que queria brigava, batia e machucava outras pessoas.
Como uma última alternativa, antes de interna-la, os pais de Helen decidem contratar uma professora para auxiliar a família, assim, ela recebe uma orientação de suma importância. A profissional Anne Sullivan, com sua experiência de vida, sofrimentos passados na infância e com muita persistência e amor rompe as barreiras de Helen, ensinando-a a se comunicar e impondo à ela limites.
Para a família da menina, principalmente para o pai, a questão era mesmo domesticá-la, pois não acreditavam que ela seria capaz de adquirir a linguagem. Mas Anne queria ir além, almejava incutir em Hellen a autonomia, tratava como uma pessoa normal, respeitando suas limitações, corrigia todas as suas indisciplinas e ensinou os códigos gestuais necessários para a comunicação, mas o maior desafio era mostrar aos pais que as más criações da Helen deviam-se ao fato de como ela era tratada por eles e não por ela ter alguma deficiência. Antes da entrada da professora em sua vida, seu mundo era silencioso e escuro, o contato com o mundo foi dado a ela através das permissões e limites.
Anteriormente, presa em seu próprio corpo, incapaz de se comunicar, Hellen Keller não poderia ser conduzida, mas agora a menina começa a aprender a expressar a verdade mais íntima de si mesma, seus pensamentos, desejos e vontades. 
A história fala sobre limites, sobre educação, amor, relações afetivas, familiares e sociais, portanto o filme é uma lição sobre limites do amor.
“Nunca se deve engatinhar quando o impulso é voar” – Helen Keller

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes