A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
ATIVIDADE 4 (A4)

Pré-visualização | Página 1 de 2

 Pergunta 1 
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“Lipomas são tumores cutâneos benignos compostos por células de gordura maduras. São os mais frequentes na população, com a incidência estimada de 10% e prevalência em 2,1 por 1.000 pessoas. Apresentam-se geralmente nas regiões subdérmica e subcutânea, e podem-se localizar em qualquer parte do corpo, incluindo vísceras e cavidades. Geralmente, surgem na faixa etária de 40 a 60 anos e são raros em crianças. Os lipomas apresentam-se como massas de crescimento lento sem sintomas de dor ou comprometimento funcional”.
 
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Lipoma . Disponível em: <http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/lipoma/79/>. Acesso em: 12/03/2019.
 
Os lipomas apresentam uma cápsula fibrosa contendo adipócitos em seu interior. Sobre a morfologia desse tipo de tumor, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
São nódulos de consistência macia e alta maleabilidade. 
	Resposta Correta: 
	
São nódulos de consistência macia e alta maleabilidade. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta! Os lipomas são massas de crescimento lento que se constituem na forma de nódulos com consistência macia e alta maleabilidade devido aos adipócitos no seu interior. 
	
	
	
 Pergunta 2 
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“O vírus linfotrópico para células T humanas tipo I (Human T-cell lymphotropic vírus; HTLV-I) foi descoberto em 1980, isolado de células derivadas de paciente com linfoma cutâneo e, logo a seguir, relacionado à leucemia/linfoma de células T do adulto (adult T-cell leukemia/lymphoma; ATL), doença descrita três anos antes no Japão. Pouco depois da descoberta do HTLV-I, foi isolado outro retrovírus, o HTLV-II, que tem semelhança com o HTLV-I em 66% das sequências genômicas, havendo reações sorológicas cruzadas entre eles”.
 
BITTENCOURT, A. L.; FARRÉ, L. Leucemia/linfoma de células T do adulto. Anais Brasileiros de Dermatologia , v. 83, n. 4, 2008, p. 352.
 
O enunciado aborda a presença do vírus linfotrópico para células T humanas tipo I (HTLV-I) em linfoma de células T do adulto, sugerindo uma relação etiológica entre o vírus HTLV-I e esse tumor cutâneo maligno. 
 
A respeito da doença, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
A leucemia/linfoma de células T do adulto, assim como a micose fungoide, é altamente agressiva e rara. 
	Resposta Correta: 
	
Divide-se em quatro formas clínicas, e em todas é observada a presença de lesões maculares, manchas e placas distribuídas ao longo do tecido cutâneo. 
	Feedback da resposta: 
	A sua resposta está incorreta. A leucemia/linfoma de células T do adulto é desencadeada pelo vírus HTLV-I e possui subdivisões clínicas. Sugerimos a leitura do e-book para melhor compreensão acerca do assunto. 
	
	
	
 Pergunta 3 
	
	
	
	Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“O câncer é uma doença multifatorial que envolve vários eventos mutagênicos que conferem à célula imortalidade e transformação, com capacidade de invasão dos tecidos adjacentes, embolização por via hematogênica e linfática, metástases à distância e evasão do sistema imunológico. A célula neoplásica apresenta diversos mecanismos para escape da vigilância imunológica extenuadamente avaliada. Inúmeras possibilidades de intervenções imunológicas têm sido propostas para inibir ou até mesmo destruir células neoplásicas. Contudo, o conhecimento sobre a evasão tumoral da resposta imune permanece incipiente”.
 
RODRIGUES, A. F. F. Sistema Imunológico no Combate ao Câncer: Evasão da Vigilância Imunológica. FACIDER – Revista Científica, n. 3, [s.d.]. Disponível em: <http://sei-cesucol.edu.br/revista/index.php/facider/article/view/28>. Acesso em: 12/03/2019.
 
Com base no exposto, complete a sentença a seguir referente aos estágios da imunologia dos tumores.
 
A imunologia dos tumores é dividida em três imunoestágios. A _______________ ocorre quando as células tumorais estão latentes e o sistema imune as tolera; a _____________ é caracterizada pela identificação e remoção de células tumorais do tecido; e na ____________ observa-se que as células tumorais esquivam-se do sistema imune, sendo capazes de disseminar.
 
Agora, marque a alternativa que completa corretamente as lacunas. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Adaptação; eliminação; evasão. 
	Resposta Correta: 
	
Adaptação; eliminação; evasão. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta! Os três imunoestágios da imunologia dos tumores correspondem a: adaptação (tolerância de células tumorais), eliminação (remoção de células tumorais) e evasão (escape das células tumorais). 
	
	
	
 Pergunta 4 
	
	
	
	O processo de mitose acelerada que resulta no crescimento anormal no número de células somáticas em um organismo é o que chamamos de tumor. Os tumores podem ser classificados em benignos e malignos, de acordo com as características morfológicas que apresentam. Os benignos têm um crescimento lento e são incapazes de afetar outros tecidos. Essas lesões devem ser monitoradas como forma preventiva a um tumor maligno, cujo perfil apresenta rápida evolução e formação de metástases que podem afetar outros tecidos.
 
Considerando os tumores cutâneos estudados no capítulo, marque B para tumor benigno e M para tumor maligno.
 
(  ) Melanoma
(  ) Queratose seborreica
(  ) Cistos epidermoides
(  ) Linfoma de células T do adulto
(  ) Micose fungoide
(  ) Dermatofibromas
(  ) Carcinoma espinocelular
(  ) Nevo displásico
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
M, B, B, M, M, B, M, B. 
	Resposta Correta: 
	
M, B, B, M, M, B, M, B. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta! Melanoma, linfoma de células T do adulto, micose fungoide e carcinoma espinocelular são exemplos de tumores cutâneos malignos; já os benignos estão representados pela queratose seborreica, cistos epidermoides, dermatofibromas e nervo displásico. 
	
	
	
 Pergunta 5 
	
	
	
	Os tumores benignos caracterizam-se como um crescimento anormal celular, lento e sem disseminação no organismo. A pele, devido à sua função de barreira contra agentes externos, se torna um órgão susceptível à formação dessas lesões. Entre os tumores cutâneos benignos, podem ser citados o dermatofibroma, os lipomas, a queratose seborreica, os cistos epidermoides e os diferentes tipos de nevos, que incluem os melanocíticos, os nevos de halo e os nevos displásicos. 
 
De acordo com os tumores citados e com o conhecimento adquirido no capítulo, determine quais são os tumores benignos ilustrados nas imagens a seguir.
Fontes: ARZTSAMUI, Shutterstock, 2019 (imagem 1); TROST; APPLEBAUM; ORENGO, 2016, p. 99, 103 (imagens 2, 3, 4 e 5); e Casa nayafana, Shutterstock, 2019 (imagem 6).
 
Agora, marque a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
1 – lipoma; 2 – queratose seborreica; 3 – dermatofibroma; 4 – nevo melanocítico; 5 – nevo de halo; 6 – cisto epidermoide. 
	Resposta Correta: 
	
1 – lipoma; 2 – queratose seborreica; 3 – dermatofibroma; 4 – nevo melanocítico; 5 – nevo de halo; 6 – cisto epidermoide. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta! Cada um dos tumores benignos citados e ilustrados possuem características macroscópicas específicas, como por exemplo o halo hipopigmentado do nevo de halo e os nódulos maleáveis do lipoma, que são importantes para o diagnóstico clínico. 
	
	
	
 Pergunta 6 
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir:
 
“A radiação ultravioleta é a parte do espectro eletromagnético referente aos comprimentos de onda entre 100 e 400 nm. De acordo com a intensidade que a radiação ultravioleta é absorvida pelo oxigênio e ozônio e, também pelos efeitos fotobiológicos, costuma-se dividir a região ultravioleta em três intervalos: ultravioleta C (UVC: 100 – 280 nm), ultravioleta B (UVB: 280 – 320 nm) e ultravioleta A (UVA: 320 – 400 nm)”.
 
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. O que é a radiação ultravioleta? Disponível em: < http://satelite.cptec.inpe.br/uv/>.