Buscar

Projeto de operações logistica - atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 - PROJETO DE OPERAÇÕES LOGISTICAS
Os aspectos fiscais e gerenciais que estão relacionados aos estoques são: cadastramento de produtos no sistema, sistemas integrados de gerenciamento, inventário, acompanhar diariamente entrada e saída de produtos.
O planejamento e controle de estoque precisa ser realizado forma que atenda a demanda de uma organização independentemente do segmento em que atua, sem desperdícios no suprimento e com agregação de valor aos investimentos organizacionais. 
Gestão de estoque: É necessário ter um depósito para armazenar seus materiais utilizados nas atividades desenvolvidas no dia a dia. O estoque deve funcionar como elemento regulador do fluxo de materiais da empresa, isto é,
como a velocidade com que chega à empresa difere da velocidade que sai, há necessidade de certa. Quantidade de materiais, que hora aumenta hora diminui amortecendo as variações.
Seleção de fornecedores: Toda organização precisa de fornecedores, a seleção deve ser feita de forma que seja solicitado documentos como CND's, licenças ambientais, procedimentos de qualidade, práticas de seguranças e aspectos responsabilidade social.
Tipos de armazéns e almoxarifados: Temos os racks, estantes, porta pallets convencional, tanques de armazenamento, silos armazenadores e sistema de armazenamento WMS.
Equipamentos utilizados: Empilhadeiras, paleteiras, guindastes, esteira transportadoras, monovias, transportador de roletes e por fim transelevadores.
Finalidades e tipos de inventários: A finalidade de um inventário tem como prática utilizar por meio da identificação, classificação e contagem dos produtos armazenados com o objetivo de conferir se essas informações concordam com a realidade do que foi dado como entrada e saída de mercadorias.
Vou descrever abaixo os 5 tipos de inventários mais utilizados na logística:
1. Inventário Geral
Abrange a contagem e identificação de todos os bens de uma organização, como itens de almoxarifado, insumos, mercadorias, maquinário etc. Geralmente, é útil para contabilidade e avaliação do patrimônio da empresa.
2. Inventário Parcial ou Dinâmico
Refere-se à contagem de uma parte específica dos bens de uma empresa. É o caso do controle dos estoques de um armazém, em que o foco está direcionado para um conjunto predeterminado de mercadorias, por exemplo.
3. Inventário Anual
Trata-se da contagem dos bens de uma empresa ao final do chamado ano fiscal. O que, no Brasil, coincide com o calendário de janeiro a dezembro.
4. Inventário Rotativo
Corresponde às contagens de estoques realizadas várias vezes, mensal, semanal ou diariamente. Isso ocorre em parcelas específicas do estoque e demanda uma avaliação cuidadosa quanto à periodicidade, uma vez que exige a disponibilização de mão de obra.
5. Inventário Cíclico
Busca o ajuste periódico entre a quantidade de bens em estoque e as informações utilizadas em lançamentos contábeis. Logo, enquanto o inventário rotativo atende a necessidades administrativas, como evitar extravios e controlar os níveis de estoque, o inventário cíclico procura dar segurança à base de dados da empresa.

Outros materiais