Buscar

Política de Seguridade Social - Assistência Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Política de Seguridade Social - Assistência Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 2, sobre “ASSISTÊNCIA SOCIAL ENTENDIDA COMO DIREITO”. Analise as assertivas abaixo e assinale a única alternativa correta enquanto categoria profissional, nós assistentes sociais devemos:
	D	devemos lutar pela superação dos mínimos sociais por garantia de condições básicas, não apenas na Política de Assistência Social, como em todas as políticas públicas que atuarmos enquanto profissionais.
Questão 2/10 - Política de Seguridade Social - Assistência Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 2, sobre “ASSISTÊNCIA SOCIAL ENTENDIDA COMO DIREITO”. Analise as assertivas abaixo e assinale a única alternativa correta sobre previsão e normatização da Assistência Social enquanto garantia de direito:	
	C	Previsto na Lei CF 1988 e normatizado pela Lei 8.742/1993;
Questão 3/10 - Política de Seguridade Social - Assistência Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 1, sobre “POLÍTICA PÚBLICA”. Analise as assertivas abaixo e assinale a única alternativa correta referente ao contexto que se constituem as políticas públicas:
	
	C	de lutas e tensões;
Questão 4/10 - Política de Seguridade Social - Assistência Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 3, sobre “ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIREITO CONQUISTADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988”. Analise as assertivas abaixo e assinale a única alternativa correta sobre a Assistência Social passa a ser reconhecida como direito e como política pública a partir da aprovação da CF 1988:
	
	C	delimitação de públicos destinatários de suas ações, sendo principalmente a família, a infância, a adolescência, a velhice e as pessoas com deficiência;
Questão 5/10 - Política de Seguridade Social - Assistência Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 3, sobre “CONSELHO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL”. Analise as assertivas abaixo e assinale a única alternativa correta:
	
	D	A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), de 1993, determinou a extinção do Conselho Nacional de Serviço Social CNSS, bem como a criação do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Questão 6/10 - Política de Seguridade Social - Assistência Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 3, sobre “ASSISTÊNCIA SOCIAL, CARIDADE E FILANTROPIA” e a luz de SPOSATI et al (2014). Analise as assertivas abaixo:
II) Destaca-se, no início, o papel das Santas Casas de Misericórdia, que prestavam serviços de assistência e de saúde aos pobres;
IV) A Assistência Social em sua gênese era uma prática voluntarista, fundamentada principalmente nas doutrinas religiosas acerca da caridade e solidariedade
	C	II e IV;
Questão 7/10 - Política de Seguridade Social - Assistência Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 1, sobre “POLÍTICA SOCIAL E DIREITOS SOCIAIS”. Analise as assertivas abaixo e de acordo com Behring e Boschetti (2006) assinale a única alternativa correta:
	
	B	As políticas sociais são tipos de políticas públicas que interferem diretamente no trato das expressões da questão social. Numa sociedade capitalista, sua necessidade se dá em conta das demandas decorrentes das desigualdades na distribuição das riquezas produzidas. As políticas sociais surgem como uma resposta do Estado às necessidades e lutas da classe trabalhadora;
	
Questão 8/10 - Política de Seguridade Social - Assistência Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 3, sobre “ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIREITO CONQUISTADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988”. Analise as assertivas abaixo sobre a Assistência Social passa a ser reconhecida como direito e como política pública a partir da aprovação da CF 1988:
III. A determinação de considerar recursos do orçamento público para a área;
IV. A delimitação de públicos destinatários de suas ações, sendo principalmente a família, a infância, a adolescência, a velhice e as pessoas com deficiência.
Assinale a única alternativa correta:
	D	III e IV.
Questão 9/10 - Política de Seguridade Social - Assistência Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 3, sobre “ASSISTÊNCIA SOCIAL NO GOVERNO GETÚLIO VARGAS”. Analise as assertivas abaixo sobre a criação do Conselho Nacional de Serviço Social (CNSS), e a Legião Brasileira de Assistência (LBA):
I) Conselho Nacional de Serviço Social (CNSS), voltado à organização e ao subsídio de ações de assistência de instituições privadas e públicas;
II) Legião Brasileira de Assistência (LBA), cujo objetivo inicial era atender às famílias dos soldados enviados para a guerra, mas teve sua abrangência ampliada para o atendimento das famílias empobrecidas;
	A	I e II;
	
Questão 10/10 - Política de Seguridade Social - Assistência Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 3, sobre “LOAS E NOBS (Lei Orgânica de Assistência Social e Normas Operacionais Básicas)”. Analise as assertivas abaixo e assinale a única alternativa correta:
	B	Os artigos 203 e 204 da Constituição Federal foram regulamentados pela Lei 8.742, em 7 de dezembro de 1993, conhecida como Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS);

Outros materiais