Buscar

Atividade 1 Metodologia e prática de ensino de Português nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nesta unidade aprendi muito sobre o ensino da nossa Língua Portuguesa, que a meu ver, é demasiadamente complexa e exige muito empenho e dedicação para o estudo da mesma.
Devido a esta complexidade, logo, o ensinar a ortografia exige um olhar atento e um ensino minucioso e paulatino. É preciso ansiarmos por alunos mais reflexivos e críticos o que o tornará um cidadão participativo social e politicamente.
	Identificar qual o erro ortográfico que o aluno cometeu, facilitará para o professor sua prática pedagógica no sentido de escolher a melhor intervenção para cada caso, no intuito de ajudar o aluno na construção do seu conhecimento, oferecendo sempre o feedback para que repense sobre sua escrita. Seguindo as normas da BNCC, este ensino deve ser sempre contextualizado, para que o aluno não somente aprenda sobre as regras, mas também como e quando irá empregá-las. A criança precisa ter sempre o contato com diferentes estruturas de textos com normas ortográficas, pois terá mais subsídios para sua própria produção, para sua escrita espontânea.
	Dentre os erros ortográficos, escolhi:
1. Erros devidos à concorrência:
		Quando a escrita da palavra está associada mais a sua morfologia que o fonema, propriamente dito.
	Exemplo: o uso do "s" ou "z" entre vogais, o uso de "ss" ou "ç" diante de "a", "o" e "u", o uso de "g" ou "j" diante de "e" e "i", o uso de "x" ou "ch" em várias palavras. Estes erros são bastante comuns pelo fato do desconhecimento da origem da palavra.
		Ao ensinar ao aluno que grande parte das palavras escritas com J tem origem indígena ou africana como pajé, canjica Canjerê, Jenipapo, Canjica, Jequitibá,Jerimum,Jiboia,Jiló, o professor cria um subsídio para a escrita correta.
		Apresentar textos com informações sobre os índios, além de aprender sobre a cultura indígena, o aluno poderá encontrar no texto palavras com J e reescrevê-las em cartolina. 	É importante que o professor sempre associe a escrita com a imagem para melhor associação, pois muitas vezes não faz parte do cotidiano dos alunos. Depois da escrita o aluno deverá associar a sua escrita a imagem trazida pelo professor.
2. Erros nas sílabas complexas:
	Ocorre quando o aluno não tem muito a prática da escrita com sílabas complexas como, por exemplo, CCV - consoante- consoante-vogal “BRAÇO” escreve “BAÇO” ou até com dígrafos “COELHO” escreve “COELO”. Geralmente é cobrado mais a escrita de CA, ou seja, consoante – vogal (consideradas as sílabas simples). Propor atividades de separação de sílabas e análise da quantidade de fonemas e letras presentes em cada sílaba irá ajudar muito o aluno nesta classificação.
3. Erros por troca de letras:
	Acontece quando há a troca de letras com sons parecidos como, por 
exemplo: "p" por "b"; (padaria por badaria), "f" por "v"; (faca por vaca)
	Uma boa opção de atividade é pedir para que a criança separe figuras dos grupos que têm o som de "f" daquelas com som de "v". Trocar intencionalmente a letra, na fala e na escrita, de modo que a criança perceba essa troca.
Trazer filminhos da turma da Mônica bem como gibis, dando destaque as falas do Cebolinha. Destacando na própria fala a identificação e diferenciação dos fonemas.
Aluna: Marceli Aparecida Simões Martins dos Santos

Outros materiais