Buscar

atividade desenho arquitetonico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2.1
1- Considerando as principais normas técnicas em arquitetura e urbanismo, selecione a alternativa que apresenta todos os parâmetros abordados nestas regulamentações:
R: Parâmetros de qualidade (representação gráfica e aspectos construtivos), segurança, acessibilidade e normalidade (aspectos recorrentes à profissão do arquiteto). 
Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, as principais normas técnicas em arquitetura discorrem sobre os aspectos de qualidade (da representação gráfica e dos aspectos construtivos) do projeto de arquitetura, da segurança, da acessibilidade e da normalidade (aspectos recorrentes à profissão do arquiteto).
2- As normas técnicas servem para garantir a qualidade dos projetos de arquitetura em diversos âmbitos da construção, desde o desenho técnico até a segurança dos usuários das edificações.
Qual, das normas abaixo, regulamenta a acessibilidade às edificações, ao mobiliário e aos equipamentos urbanos?
R: NBR 9050:2015.
 A NBR 9050:2015 trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A NBR 16280:2015 trata dos aspectos relativos às reformas em edificações. A NBR 6492:1994 discorre sobre a representação gráfica de projetos de arquitetura. A NBR 15575:2013 corresponde ao desempenho de edificações habitacionais. A NBR 8196:2000 trata do emprego de escalas gráficas no desenho técnico. 
3- A NBR 6492:1994 trata da representação gráfica de projetos de arquitetura e discorre sobre vários aspectos pertinentes ao desenho.
Sobre a NBR 6492, é possível afirmar que:
R: além de regulamentar a representação gráfica dos projetos de arquitetura, trata das condições gerais do desenho, técnicas utilizadas e fases do projeto.
A norma não regulamenta o projeto legal, destacando que esse critério compete às legislações municipais ou estaduais onde o arquiteto irá aprovar o projeto. Estabelece como fases de projeto arquitetônico: estudo preliminar, anteprojeto, projeto executivo e projeto as built (como contruído). A NBR 6492, além de regulamentar a representação gráfica dos projetos de arquitetura, trata das condições gerais do desenho, técnicas utilizadas e fases do projeto. Tem um item específico quanto ao uso de escalas, o qual trata das escalas gráficas mais utilizadas (por exemplo, 1:50, 1:100, 1:250, dentre outras). Apresenta um item específico para indicar como devem ser dobradas as folhas de desenho e também especifica o formato delas (A4, A3, A2, A1 e A0).
4- Padronizar e normalizar o desenho técnico em arquitetura tem como propósito a aplicação de um conjunto de regras que garantem a boa qualidade da graficação, bem como a execução do projeto arquitetônico e a legibilidade do que foi projetado, permitindo sua reprodução inúmeras vezes, com poucos erros.
Sobre a padronização da representação dos projetos, podemos afirmar que:
R: a Associação Brasileira de Normas Técnicas é a responsável pela padronização e pelo desenvolvimento das normas técnicas no país, fornecendo as diretrizes para o progresso tecnológico brasileiro.
A padronização promove melhorias na comunicação entre arquiteto e responsável pela execução da obra, pois quanto maior a qualidade na representação, melhores serão os resultados no canteiro de obras. A Associação Brasileira de Normas Técnicas é a responsável pelas normas técnicas no país, fornecendo as diretrizes para o desenvolvimento tecnológico brasileiro. Existe obrigatoriedade para o arquiteto no cumprimento das exigências estabelecidas pelas NBRs. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo considera infração ao Código de ética profissional o descumprimento dos parâmetros estabelecidos pelas NBRs pertinentes à arquitetura. O conjunto de normas brasileiras que tratam do desenho técnico abrange: formatos de papel, representação de desenho, linhas e suas espessuras, escala, caligrafia técnica, cotas, legendas e dobramento de folhas.
5- Considerando a NBR 6492 sobre representação de projetos de arquitetura, qual alternativa apresenta os parâmetros existentes e regulamentados pela norma?
R: Símbolo e convenções gráficas
Os símbolos e convenções gráficas utilizados em arquitetura estão contidos no anexo da NBR 6492, logo, a marcação de detalhes está correta. A especificação dos elementos da edificação e seus componentes faz parte da NBR 13532: Elaboração de projetos de edificações. As condições de acessibilidade às edificações são normalizadas pela NBR9050: Acessibilidade. Os requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas constam na NBR15575: Edificações habitacionais – Desempenho. Já os requisitos para a gestão da reforma são tratados na NBR 16280: Reforma em Edificações.
2.2
1- Supondo que o mestre de obras que está construindo uma residência de dois pavimentos esteja com dúvidas em relação a altura que deverá construir as paredes, qual elemento de representação do projeto arquitetônico ele deverá analisar para construir a escada corretamente?
O corte, pois ele representa as alturas e dimensões verticais do projeto.
O corte é o elemento da representação gráfica gerado a partir de um plano vertical, que tem objetivo de demonstrar as alturas dos elementos arquitetônicos do projeto, como paredes, escadas, portas, janelas, estruturas, telhado, etc. A planta baixa não apresenta as dimensões verticais e sim horizontais, a fachada não apresenta dimensões horizontais do projeto e a implantação não apresenta dimensões verticais do projeto.
2-Analise a imagem a seguir, a qual é uma representação de uma escada em planta baixa, e assinale a alternativa que contenha a correta representação do corte indicado.​​​​​​​
A escada em corte da letra “d” corresponde à escada representada na planta baixa, pois possui 12 degraus em cada lanço da escada e o que está cortado é o início da subida da escada, por isso está representado com uma linha mais forte. O corte da letra “a” está invertido em relação à planta baixa. O corte “b” e o “e” apresentam formas diferentes que a escada da planta. Já o corte “c” apresenta número reduzido de degraus, além de estar invertido.
3- A normativa de representação dos projetos arquitetônicos segue o sistema de projeções ortogonais proveniente da geometria descritiva. A partir deste, são gerados os desenhos que representam a edificação a partir de planos auxiliares. Com relação a este sistema, assinale a alternativa correta.
Os cortes são gerados a partir de planos verticais de projeção.
O sistema ortogonal de projeção utiliza planos horizontais que geram as plantas baixas e a implantação e utiliza planos verticais que geram os cortes e as fachadas.
4- Um arquiteto precisa representar através do desenho técnico a sua proposta de paisagismo para uma edificação residencial, na qual propôs a utilização de piso de pedra e vegetação de médio porte para ornamentação das áreas externas do projeto. Em qual elemento de representação gráfica o profissional irá representar essa proposta de paisagismo?
Na implantação.
A implantação tem o objetivo de demonstrar a localização da edificação e também o paisagismo e fechamentos do terreno. A planta baixa apresenta a organização e dimensão dos compartimentos. Os cortes demonstram as dimensões verticais dos elementos do projeto. A fachada apresenta a aparência externa da edificação. O memorial descritivo é um relatório escrito que descreve todos os materiais e acabamento do projeto. A planta baixa e a fachada podem até apresentar o paisagismo de forma a completar suas informações, mas ele será evidenciado e detalhado na implantação.
5- As plantas baixas são elementos de representação de projeto fundamentais para a correta compreensão da edificação. Assinale a alternativa que contenha características do projeto que aparecem nas plantas baixas.
Tamanho dos compartimentos, espessura das paredes e largura das janelas.
A planta baixa é a representação de um plano horizontal de projeção, ou seja, ela demonstra principalmente as dimensões e características horizontais do projeto, como dimensão dos compartimentos, espessura das paredes, larguras das esquadrias, locação deequipamentos hidráulicos, etc. As alturas e inclinações dos elementos verticais aparecem nos cortes e a estética (cores) da edificação aparece na fachada.

Outros materiais